LNBs: O QUE SÃO E COMO TRABALHAM

489

Depois de eu ter chamado os LNBs de amplificadores em algumas da Lives que fiz recentemente para o canal GPSPezquizaOficial, além de ter recebido algumas mensagens me corrigindo pelo “erro”, também recebi alguns pedidos de melhores explicações sobre esta peça tão importante na antena parabólica.

A televisão via satélite é mesmo um “milagre” da tecnologia moderna, transmitindo som e imagens claros e nítidos a partir de satélites que estão a milhares de quilômetros de altitude, com ondas capturados por uma antena parabólica relativamente pequena.

Os dispositivos eletrônicos que tornam possível essa façanha são projetados para serem à prova de intempéries, conseguindo resistir muito bem ao teste do tempo, embora às vezes precisem ser substituídos, é impressionante à longevidade destes aparelhos.

Veja esta matéria publicada no GPS.Pezquiza.com: LNB: IMPRESSIONANTE O QUANTO ELE É RESISTENTE AO SOL E CHUVA – CONFERE AÍ!

Outras vezes, você pode querer ou precisar atualizar os recursos da sua parabólica e, ocasionalmente, isso pode ser feito sem a necessidade de se substituir toda a parabólica, bastando para isto que você substitua o LNB ou acrescente mais alguns.

O que é um LNB?

Como funciona um LNB?

Você já se perguntou qual é a diferença entre um LNB e um LNBF?

A maior parte de uma antena parabólica é simplesmente metal. A única parte que contém qualquer componente eletrônico está na frente do braço de metal. É geralmente chamado pelo nome de LNB mas algumas vezes ele também é chamado de LNBF, que significa Low-Noise Block (se você quiser ser mais literário), ou Downconverter de Low-Noise Block (se você quiser o nome completo da peça).

O LNB tem duas funções muito importantes no seu sistema de tv via satélite:
– é um amplificador de baixo ruído (sim, apesar de alguns não gostarem que se fale isto, é um amplificadorl, o que significa que ele pega o sinal de satélite extremamente fraco e o amplifica.

– é também um downconverter de bloco (esse termo é complicado de traduzir, mas a grosso modo significa “aquele que converte para baixo”), o que significa que recebe os sinais das freqüências de satélites super-altas e os converte em freqüências mais baixas.

Ambas as funções são importantes para que o receptor de satélite possa obter o sinal satélite através de um cabo coaxial.

O sinais de satélite chegam muito fracos na sua antena parabólica pois eles viajam mais de 30 mil quilômetros até que alcancem o prato da parabólica.

O prato da parabólica, a parte grande e redondo da antena, funciona como uma lente, focalizando o máximo de sinal possível para dentro do LNB. O LNB amplifica esse sinal e o envia pelo cabo coaxial até o receptor de satélite. Existem outras funções também, mas elas não são tão importantes quanto receber e amplificar o sinal do satélite.

Qual é a diferença entre um LNB e um LNBF?

Antes de mais nada, vamos explicar a terminologia:

LNBFs Single, Twin, Quad e Octo

LNB = Down-converter de baixo ruído

LNBF = Down-converter de baixo ruído mais Feedhorn

Um Feedhorn é basicamente um funil de metal que orienta o sinal desde a entrada do LNB até as guias de sinal dentro da garganta do LNB.

O LNB e o LNBF são ambos amplificadores usados ​​em antenas parabólicas. Tal como acontece com outros tipos de amplificadores de sinal, eles pegam o sinal muito fraco que receberam do prato da antena parabólica e amplicam esse sinal para que ele se torne poderoso o suficiente para que o receptor o consiga usar.

Este é o primeiro passo para levar os sinais de microondas vindos do satélite a serem transformados em imagens e sons para as televisões.

Em um LNB simples precisa ser acrescentado o feedhorn para que ele seja instalado em uma antena parabólica. Já um LNBF é uma peça de tecnologia mais desenvolvida, sendo o LNB intregado ao próprio feedhorn. Por esse motivo, um LNBF pode ser menor que um LNB simples, mas com recursos comparáveis.

Função do LNB e do LNBF

Conforme você troca de canal, o LNB alterna a polaridade através do uso de um motor externo.

Com um LNBF, a polaridade muda quando o receptor muda a voltagem para dentro dele. Essa mudança de voltagem faz com que ela alterne entre duas sondas de antena diferentes (horizontal e vertical) dentro do próprio LNBF.

Qual dos dois você vai usar?

Antenas parabólicas maiores e mais antigas geralmente usam os LNBs mais antigos que são separados do feedhorn.

As antenas parabólicas mais novas geralmente usam os LNBFs mais compactos.

Como a indústria de tv via satélite mudou quase completamente para o uso de LNBF, atualmente, na verdade, praticamente ninguém faz mais a distinção do significado do “F” e muito menos tem em mente a diferença entre LNB e LNBF, já que os LNBF estão substituindo completamente os LNBs.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.

LNB entenda
LNB – o que são e como trabalham