LNB Fibra Ótica: é fácil instalar? Compensa?

1672

Respondendo ao questionamento do nosso leitor João Alberto, vou falar um pouco sobre o LNB Fibra Ótica.

Pelo que eu sei o LNB Fibra Ótica, apesar de já estar no mercado há alguns anos e de algumas marcas de receptores de satélites não homologados até terem lançado eles para venda, não houve popularização deste tipo de LNB aqui no Brasil para uso doméstico.

O motivo é o preço salgado, não consegui encontrar em nenhuma loja virtual aqui no Brasil, então vamos falar sobre importar, o valor em Euros é de 133 Euros, cerca de R$ 550, soma-se aí mais cerca de 80% de taxas de importação, e se torna totalmente inviável para o cidadão comum.

Mas qual seria mesmo as vantagens do LNB fibra ótica?

O LNB Fibra Ótica reduz a atenuação do sinal que ocorre ao se usar o cabo coaxial comum, atenuação que afeta as instalações com cabos de longa distância e também as instalações com muitos receptores ligados em multiswitch.

Com o LNB Fibra Ótica é possível ligar até 32 receptores usando cabos com até 10 Km de prolongamento total.

É possível também trafegar 4 polaridades/bandas diferentes no mesmo cabo sem que uma interfira na qualidade da outra, a perda de sinal é menor que 0,1 Db/Km de cabo.

A instalação é semelhante à instalação de um LNB com cabo coaxial, com a diferença de que o LNB Fibra Ótica tem que ser alimentado de energia diretamente no LNB, a partir dai os cabos usados, que serão de fibra ótica, se assemelham no modo de instalar com os cabos coaxiais.

É um equipamento muito interessante mas que para a maioria de nós está bem acima do que nos é necessário.

Mas para quem está com o orçamento folgado e adora brincar com recepção de tv via satélite o investimento vale a pena.


lnb fibra otica 02