LNB combinado Banda C e Banda KU feito em casa rende melhor sinal para Banda KU na antena telada

4804

Na Áºltima semana eu publiquei um vÁ­deo em nosso canal no Youtube mostrando a captação da Banda KU do satÉlite da Sky usando uma antena telada, você pode assistir ao vÁ­deo citado clicando aqui, pois este era um tema bastante pedido pelos leitores do GPS.Pezquiza.com.

Houveram diversos comentários no vÁ­deo, tanto pelo facebook quanto pelo Youtube, mas uma colaboração que recebi de um colega de Portugal me chamou bastante atenção e então resolvi dividir o conhecimento com vocês.

O amigo É o João Sobrinho e o que ele me alertou foi que há uma maneira boa de fazer o LNBF Banda KU Offset que usei no apontamento render melhor qualidade de sinal.

O LNB É um LNBF Universal Sharp utilizado antigamente pela Sky em suas instalações e este que eu usei veio de um kit Sky Livre.

Ele consegue iluminar uma área pequena da antena parabólica, e eu tambÉm falei sobre a iluminação da antena parabólica pelo LNB recentemente, assista ao vÁ­deo clicando aqui se você não entende o que isto significa.

Voltando ao LNBF antigo da Sky, ele consegue iluminar no máximo 80cm da antena ou menos por que ele foi projetado para trabalhar com antenas menores, lembrando que as operadoras costumam comprar equipamentos que funcionam na margem da necessidade pois com isto economizam um bom dinheiro nestes equipamentos e os preços dos LNBs aumentam bastante de acordo com a área que eles conseguem iluminar.

Esta limitação não tem muito a ver com o amplificador do LNB e sim com o corpo do LNB, que É o Feed ou a parte de tubo do LNB.

Você pode aprender muito mais sobre LNBs clicando aqui.

Um LNBF offset, ou seja, um LNBF projetado para funcionar com as pequenas antenas de chapa, pode ser transformado em um LNBF focal point com bom rendimento de qualidade de sinal para uso em antenas teladas e há duas boas maneiras de se fazer isto.

A primeira É estender o tamanho do feed do LNB e usar um disco escalar na ponta deste feed para com isto conseguir iluminar uma área maior da antena telada focal point, como É mostrado na imagem abaixo.

lnbf-banda-ku-offset-modificado-para-focal-point

Você pode ler, clicando aqui, a matÉria Como fazer o seu LNB Banda KU Focal Point para entender melhor.

A segunda maneira É conjugar este LNBF offset Banda KU com um LNB Banda C, tomando o cuidado de fazer uma perfeita sincronia entre a polarização do LNB Banda C e do LNBF Banda KU, quanto mais ajustada estiver a polarização entre estes dois LNBs melhor rendimento terá o LNBF Banda KU.

Para isto você tem duas opções, a primeira É comprar um LNB Banda C e Banda KU pronto, o que vai lhe custar mais ou menos uns R$ 160 mas vai lhe poupar da parte divertida da história.

A segunda maneira É adaptando, ou seja, no estilo faça você mesmo, em que você vai fazer um furo no fundo do copo do LNB Banda C e colocar lá um LNBF offset Banda KU.

Veja abaixo a foto de um LNB adaptado para Banda C e Banda KU ao mesmo tempo.

LNB-Banda-C-Banda-KU-adaptado

Você pode ver bons tutoriais ensinando a fazer esta adaptação clicando aqui.

Com isto você vai poder aproveitar bem mais a sua antena telada para captar a Banda KU.


lnb-banda-c-banda-ku-feito-em-casa