Instalação de antenas parabólicas mal executadas interferem no sinal de telefonia celular

1934

O departamento de telecomunicações do MinistÉrio da IndÁºstria da Espanha divulgou o resultado de uma pesquisa nesta semana que deve interessar a todos os que utilizam e instalam antenas parabólicas.

Segundo o Departamento de Telecomunicações espanhol, há tempos eles estavam recebendo reclamações de que interferências radioelÉtricas estavam interferindo no sinal das estações de radiobase da telefonia móvel no paÁ­s.

As interferências tem as seguintes caracterÁ­sticas:

– São originadas nas frequências de enlaces ascendentes das estações de radiobase da telefonia móvel, mas especificamente na banda de 1,9 Ghz, que É utilizada pela tecnologia UMTS.

– Elas acontecem devido a sinais provocados por má instalação de antenas localizadas em terraços e no alto de prÉdios, o que dificulta se encontrar de onde vem os sinais que estão interferindo nas radio bases.

– As fontes de interferência são sinais irradiados em um nÁ­vel geralmente baixo mas que podem alterar de forma importante o funcionamento correto das estações de rádio base da telefonia móvel, já que estas estações tem uma alta sensibilidade Á  frequência irradiada por estas antenas que provocam a interferência.

O departamento de telecomunicações apontou os fatores que causam estas interferências como sendo:

– Defeitos originados na instalação por mal qualidade do cabeamento ou simplesmente por uma má instalação feita sem aterramentos ou outros tipos de proteção aos equipamentos receptores do sinal do satÉlite.

– O uso de amplificadores de sinal mal configurados e que operam na zona de saturação de sinal das operadoras de telefonia móvel.

Nos casos citados acima os sistemas de recepção de tv via satÉlite podem se tornar sÉrios conjuntos interferentes na normalidade da comunicação das estações de radio base com os telefones celulares.

Apesar de na Espanha existir uma lei que protege as empresas de telefonia móvel e sobre a qual estas empresas devem ser ressarcidas por todos aqueles que interferem no sinal usado para a comunicação de telefonia celular, É muito difÁ­cil identificar e comprovar quais são as antenas parabólicas que estão interferindo no sinal das estações de radio base da telefonia móvel.

O que se esta tentando fazer para remediar esta situação É conscientizar os instaladores de antenas parabólicas para que usem todos os equipamentos necessários para a proteção do sinal nas instalações que executam.
instalação de antena parabólica interfere na telefonia móvil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here