Inclinômetro no celular pode te enganar no apontamento de antena, confira.

4129

Não é todo inclinômetro no celular que pode ser usado para apontamento de antenas parabólicas.

Esta semana eu resolvi baixar alguns inclinômetros de celular para testar em apontamento de antenas e me deparei com uma situação que não é comentada nos sites e fóruns que indicam estes inclinômetros de celular.

Alguns destes inclinômetro não indicam os valores que necessitamos para fazer a instalação correta da antena parabólica.

O que acontece é que, para que se tenha o valor correto em graus quando fazemos o apontamento do satélite, conforme você pode ver na foto que colocamos abaixo, o valor de 90° no inclinômetro deve sempre ficar voltado para o chão.

No caso de muitos inclinometros de celulares, tablets e ipods, no nosso caso o inclinometro está instalado em um iPod, o valor de 90° está voltado para a lateral direita do aparelho, e na hora que vamos usar o aparelho para medir a elevação da antena ele mostra um valor totalmente diferente do que o valor que necessitamos.

Para quem já é experiente em apontamento logo vai notar o problema.

Quem é leigo no entanto não vai conseguir fazer o apontamento correto e vai achar que o problema é da antena ou do instalador.

Veja na figura, no inclinometro feito de transferido escolar, conforme ensinamos aqui no GPS.Pezquiza.com como se faz um inciinometro destes, o valor correto para a elevação é de 60°, já no inclinometro do celular o valor que está sendo mostrado é de 32°, vamos considerar 30°, mas mesmo assim é um valor que não nos serve e bem distante do necessário para a elevação correta da antena.

Então lembre-se, ao usar um inclinometro de celular para apontar a sua antena, o valor de 90° deve estar para baixo.

Confira na foto abaixo.

Vale a pena também conferir o segundo episódio do PezquizaCast, o podcast dos satélites, para ficar sempre bem informando sobre o que aconteceu na semana, PezquizaCast, o podcast dos satélites.

inclinometro celular transferido pezquiza