Como medir a voltagem do LNB de um receptor de satélite… Teste do apagão dos canais HD durante a noite

8300

Apesar de eu achar que esta história de mudança de voltagem do LNB durante a noite na Claro TV no StarOne C2 é mesmo só conversa para boi durmir, mais uma informação fake plantada no Youtube em busca de um pouco de audiência, ainda estou intrigado com esta história e resolvi ir atrás de um método mais fácil para medir a voltagem que o receptor está enviando para o LNB.

Encontrei um cabo montado pelo site http://your-book.co.uk/ que é bastante simples de se fazer, para quem conhece um pouco mais sobre como funciona o cabo e o LNB, e vou explicar este cabo aqui, mas lembre-se, ele deve ser feito por quem sabe o que está fazendo e só mesmo para fazer a medição da voltagem do LNB, não é para ficar em uso sempre.

Se você não entende os riscos e nem a maneira correta de fazer o cabo, e muito menos como usar um multímetro para mediar a voltagem do LNB, não faça nem use este cabo.

O problema da execução deste cabo é o seguinte, no cabo coaxial, o fio que carrega a voltagem do receptor para o LNB é o fio central do cabo, e não a malha de metal externa.

Desta maneira para mediar a voltagem é necessário expor o fio central sem que a malha externa de metal toque este fio central pois isto irá provocar a curto circuito no LNB e problemas no seu receptor se ele for muito sensível ou de tiver um tuner de baixa qualidade.

Só com esta simples explicação, para quem é técnico em eletrônica, já passaram diversas idéias na cabeça para expor este fio central separando a malha de uma maneira que esta não toque o fio central, lembrando que a malha não pode ser cortada, ela tem que ficar integra.

O que o YourBook fez foi criar uma derivação no meio do cabo cabo, expondo o fio central com conectores F invertidos, primeiro montaram a inversão e emenda com os conectores F, depois pegaram uma emenda de cabo colocaram estes conectores que expõem o fio central do cabo coaxial, vejam a imagem abaixo.

medir-voltagem-do-lnb

No entanto outra maneira fácil de fazer isto sem tanta gambiarra é comprar um T de cabo coaxial que pode ser encontrado em lojas de antena parabólicas ou no Mercado Livre. Você coloca o T no meio do cabo entre o LNB e o receptor de satélite e ainda vai ficar com uma derivação para colocar um cabo e poderá expor o fio central neste cabo para medir a voltagem que está passando para o LNB.

Veja a imagem do conector T para cabo coaxial abaixo.

conector-f-cabo-coaxial

É isto, no entanto algumas interferências no cabo podem enganar a medição correta da voltagem, mas os que puderem façam o teste e nos digam o que encontraram.

Novamente lembrando que este teste é para quem sabe o que está fazendo pois se você não entende pode queimar o seu receptor de satélite e até a sua televisão.


medir-voltagem-do-lnb-01