Como atualizar seu receptor de satélite com novos TPs

7757

Este tutorial é válido para transponders em Banda C ou Banda KU pois a lógica de funcionamento é a mesma para os dois tipos de banda.

Este tutorial é valido para qualquer marca de receptor de satélite, pode haver alguma diferença no nome dos menus ou comandos que você irá acessar em seu receptor, mas a lógica é a mesma, seja Azbox, Azamérica, Duosat, Cromus, Lemon…

É importante você saber que o satélite envia os canais para o seu receptor através de frequências ou transponders, é a mesma lógica por exemplo, do rádio AM – FM, só que no rádio cada frequência só trás uma emissora e no satélite digital cada frequência trás diversas emissoras.

Às vezes o receptor de satélite deixa de exibir alguns canais por que a frequência é alterada ou algum canal emitido pela é alterado, desta maneira, para voltar a exibir novamente todos os canais do satélite é necessário que se faça uma atualização dos TPs (transponders).

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Esta é uma tarefa fácil e que você mesmo pode fazer.

– Apertando a tecla Menu ou uma tecla equivalente do controleremoto do seu receptor, procure uma tela de configuração dos satélites.

– Na tela de configuração dos satélites deverá haver a opção Lista de TPs ou uma opção equivalente, acesse esta opção.

– Na tela Lista de TPs você precisará escolher qual o satélite que deseja atualizar os TPs, vá na opção com a lista de satélites e escolha o correto, preste atenção pois alguns satélites estarão exibindo a opção C ou KU ao final do nome, escolha o tipo correto de canal que deseja, de Banda C ou de Banda KU.

– Depois de escolhido o satélite você deverá escolher o tipo de busca que você deseja, Busca Cega (Busca automática) ou equivalente é a melhor opção pois o receptor se atualiza sozinho sem a necessidade de inserção manual dos TPs no receptor.

– Alguns receptores de satélite não tem uma boa capacidade de fazer a busca cega, neste caso você precisará fazer a inserção manual dos transpoders ou, se tiver certeza de que não houve mudanças na frequência do transpoder, só na disposição dos canais, mande fazer uma busca automática que o receptor irá somente atualizar os canais nos mesmos transponders que já estão cadastrados nele.

– Receptores com firmware em Linux geralmente atualizam seus transponders através de um menu chamado Lista de Canais e é dentro deste menu que está a lista de satélites.

– Receptores mais simples atualizam sua lista de transponders na mesma tela em que apresentam a lista de satélites, neste caso a atualização é feita escolhendo da lista de satélites um determinado satélite e então com uma das teclas coloridas do controle remoto do receptor você acessa o menu de atualização ou até mesmo já comanda a atualização de TPs apertando esta tecla.

Se você não conseguiu encontrar o menu de atualização do seu receptor de satélite com as dicas que passamos acima, procure mais um pouco por opções parecidas as que citamos acima, não tenha medo, o seu receptor de satélite só irá mudar alguma coisa se você der o comando de mudança.

Não fuce nas configurações dos satélites como tipo de LNB, tipo de frequência ou outras pois desta maneira todos os canais poderão deixar de ser exibidos.

Uma boa opção também é procurar vídeos no Youtube que ensinem a atualizar os transponders do seu modelo de receptor de satélite.

Se o seu receptor de satélite atualiza os transponders de uma maneira diferente da que citamos, envie a dica para a gente.