Camuflando as antenas Banda KU do sistema SKS

8430

Causou muita polêmica ontem o artigo que fizemos sobre a central Anti Pirataria criada pela Claro TV e parceiros para receber denúncias de usuários de receptores de tv via satélite piratas com o sistema SKS.

As discussões foram as mais variadas possíveis, desde pessoas dizendo que é tudo mentira e que o GPS.Pezquiza.com inventa notícias, o que felizmente não fazemos, até pessoas dizendo que vão desistir de usar o SKS para que não sejam alvo deste tipo de denúncia e terem problemas futuros.

Acontece que quem usa receptores piratas atualmente tem que ter consciência de que esta cometendo uma ilegalidade por mais que não haja uma previsão legal clara sobre o assunto, em questões de direitos autorais sempre se encontra uma brecha no Brasil para ferrar com a vida do lado que menos tem como se defender, que é o usuário.

Nós acreditamos que 80% dos usuários dos receptores piratas nem sabem o que está acontecendo, compram os receptores e instalam por que o amigo também usa e disse que é bom e que assiste tv via satélite de graça, e acabam indo na conversa do instalar e colocam lá aquelas duas antenas no telhado de casa, juntinhas e bem a vista de todo mundo que passa na rua.

É claro que estas pessoas são o alvo mais fácil da repressão à pirataria da tv por assinatura, eles tem que começar a reprimir alguém pois todo mundo sabe que a situação está chegando novamente em níveis alarmantes, é muito difícil encontrar alguém hoje em dia que nunca ouviu falar sobre os receptores de tv via satélite milagrosos.

Há alguma tempo atrás nós fizemos um artigo aqui no GPS.Pezquiza.com demonstrando o que é fácil encontrar usuários de SKS através do Google Street View.

Mas tem o outro lado da moeda, se a pessoa instalar as antenas Banda KU da maneira correta, ninguém vai conseguir identificar olhando da rua que na casa tem as tais duas antenas do sistema SKS em casa.

A primeira bobeira óbvia que os usuários de SKS fazem é pegar duas antenas de uma determinada operadora e apontar para o satélite da outra que ela quer piratear.

Aí é muito óbvio que alguma coisa errada tem ali, por mais que o usuário da antena diga que ele assinou com a operadora da antena e que a antena é dele, na verdade não é esta a situação, a antena parabólica offset continua a ser da operadora de tv e por isto tem que continuar apontada para o satélite da operadora logada na antena.

Outra coisa óbvia que denuncia o usuário de SKS é instalar as duas antenas bem próximas uma da outra, aí você pega duas antenas da Sky uma apontada para o satélite das chaves SKS e outra apontada para o satélite da Claro TV e quer convencer quem de que não está usando SKS? Aí é contar demais com a ingenuidade da justiça, você não é deputado e nem senador né?

Recebi um comentário de uma pessoa que tem uma antena instalada na sua casa e a outra na casa do vizinho, que também usa o SKS, aí um puxa um cabo da antena do outro de maneira discreta e aí ninguém diz que eles tem o SKS.

Mais uma besteira grande é colocar as antenas no telhado de casa e viradas para a rua, quem foi que disse que antena offset só pode ser instalada em cima do telhado? Na realidade é bem o contrário, ela pode ser instalada até no chão se não houver nada atrapalhando o sinal, e aí quem da rua vai ver que a pessoa tem antenas banda ku instaladas em casa?

Outra estratégia interessante que me enviaram foi usar uma antena telada grande com LNB OFFSET disfarçado, o cara disse que colocar o LNB dentro de uma latinha de batata Pringles pintada da cor do LNB e fica parecendo um LNB Banda C, e monta diversos LNBs no kit carona com apontamento central para o C2 e na carona captando outros satélites. Quem diz que aquela antena telada está sendo usada para SKS?

Mas outras formas de disfarçar a antena offset, que inclusive eu também já publiquei aqui, surgiu de lugares que são proibidos pelo regime político de captar a tv via satélite, como Cuba. Lá em Cuba eles instalam a antena offset disfarçada dentro de caixas d´água sem a tampa e que, claro, ficam no telhado de casa, e aí ninguém consegue enxergar a antena olhando da rua, só se subir no telhado.

Antena parabólica disfarçada em uma casa em Havana
Antena parabólica disfarçada em uma casa em Havana-Cuba

Outra forma de disfarce de usuários estrangeiros é uma abertura no telhado por onde o sinal do satélite vai passar e a antena que está instalada no forro da casa vai captar o sinal.

antena no forro da casa
Antena Offset instalada no forro da casa e escondida pelo telhado

Vocês notam que o telhado não é totalmente aberto, há um plástico especial que eu estou tentando descobrir que é, que deixa passar o sinal do satélite. É claro que a abertura é pequena e que a telha barra uma boa quantidade do sinal da satélite que poderia iluminar a antena, no entanto desde que passe a quantidade necessária de sinal não há problemas com o que se está captando.

Outro disfarce interessante e incomum é uma pedra oca de fiberglass que também deixa passar o sinal do satélite e que cobre toda a antena parabólica, é incrível mas é isto mesmo, veja:

pedra fiberglass camuflando antena offset
Pedra de Fiberglass camufla a antena offset

Como vocês podem ver, nós citamos apenas umas poucas estratégias de como é possível disfarçar antenas banda ku do sistema SKS ou qualquer outra captação de sinal do satélite.

Por isto nós acreditamos que só vai ser fotografado e denunciado para a Claro TV o usuário de SKS ingênuo, as pessoas mais espertas não vão ter que se preocupar.