Aprenda a fazer uma antena Banda C tipo Corneta

5207

Este artigo é uma contribuição do colega Ronan que vive no Reino Unido e que segue o GPS.Pezquiza.com pois os nossos artigos são de interesse mundial.

O Ronan mandou esta dica para compararmos com a antena de papel que ensinamos a fazer aqui no site, a antena de papel é uma antena do tipo corneta e que é utilizada para captar Banda KU, no entanto o Ronan nos indicou um outro modelo de antena corneta mais fácil de ser produzido e que também trás ótimos resultados, mas desta vez para a banda C.

A antena é realmente muito fácil de ser produzido pois não necessita de nenhum cálculo mais apurada para produzir o cone, que na realidade nem cone é, já que ela tem a boca quadrada.

No exemplo que nos foi enviado a antena corneta está captando o sinal do satélite Intelsat 10 que fica na posição orbital 68,5° Leste, bem distante dos céus do Brasil.

A antena, como vocês podem ver nas imagens colocadas mais abaixo, ao final desta matéria, tem a aparência de um vaso de planta, são quatro pétalas e cada pétala tem 35 cm na parte de cima, que é a maior e a altura é de 71 cm, a parte em que fica a entrada do bocal do LNB tem que encaixar certinho na boca do LNB que você tem, então com estas medidas fica muito fácil de você produzir a sua.

O material usado tem que ser bem rígido pois a parte de dentro da antena não deve conter ondulações e quanto mais reflexivo o material, melhor.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Aí basta ligar o LNB no receptor, apontar a boca da antena para o satélite e captar os canais.

Eu ainda não produzi a minha mas vou mandar fazer as pétalas em folha de alumínio ou zinco que deve ser mais que suficiente para captar bem o sinal do satélite.

Segundo o Ronal também é possível captar Banda KU com ela mas esta antena corneta rende melhor mesmo com Banda C.

Dica sensacional para quem adora a brincadeira de captar o sinal dos satélites com todo tipo de parafernalha, melhor se for uma parafernalha na base do faça você mesmo.

Confira abaixo as fotos da antena corneta.

Antena Corneta Banda C 01
Antena Corneta captando o sinal do satélite em Banda C