APP DE CALCULAR ANTENA PARABÓLICA [PERGUNTA DO LEITOR]

377

Sobre o entendimento para a recuperação de uma antena parabólica com a ajuda dos cálculos feitos pelo app Calculador de Parábola Wifi x Chalenger V. 3.0, o leitor Gilmar enviou o seguinte e-mail com perguntas:

Caro Richard, bom dia! Desejo que o senhor esteja ótimo. Richard, sou o Gilmar. Estou tentando recuperar uma parabólica telada e me entusiasmei com o hobby em captação de satélites fta e afins.

Baixei um programa gratuito chamado Calculador de Parábola Wifi x Chalenger V. 3.0. Fiz alguns testes com ele que me deixaram muito confuso. Para esclarecer, estou enviando alguns prints e comentarei sobre eles.

Parábola 01.jpg: Richard, veja esse print. Ao calcular uma parábola com D=2,2m, prof.= 35cm vi que o ângulo a iluminar não é satisfatório, já que o lnbf iluminaria praticamente só a metade da parábola. Veja na imagem a célula Ângulo Ilumin del Feed, o ângulo é de 90°. Richard, que quer dizer isso? Que o lnbf ficará na mesma linha, isto é, perpendicular ao centro da antena, como geralmente se vê?

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
calculo ponto focal antena parabólica
Calculo de ponto focal em uma antena parabólica com diâmetro de 2,2m e ponto focal a 86cm do fundo a antena

Parábola 02.jpg: aqui, com as mesmas medidas de D e prof. eu consegui um ângulo de iluminação de toda a antena. Porém, veja onde eu tive que mexer, na célula Ângulo Ilumin del Feed, o qual alterei de 90° para 130°. Richard, meu caro, help me, qual o significado dessa célula? Se for o que estou pensando, não é comum colocar um lnbf fora de esquadro no disco escalar. Na verdade, seria impossível colocar o lnbf formando 130° com a base do disco escalar. Neste caso, meu entendimento deve estar errado. Help me! Grande abraço e desde já, muito obrigado.

app calcular antena parabólica abertura focal iluminação
Calculo de abertura focal de uma antena parabólica de 2,2m de diâmetro. O resultado é uma abertura de iluminação da antena de 129,98°

Vamos tentar simplificar ao máximo o entendimento.

É o seguinte, esse tipo de programa calcula o ponto focal a partir da profundidade, curvatura e diâmetro da antena parabólica focal point, que por padrão terá sempre o alimentador do LNB (copo do LNB) apontado para o centro exato da antena parabólica.

Nos cálculos feitos com o aplicativo é mostrado que o aproveitamento total da antena gera uma área a iluminar pelo LNB com abertura total de 129,89°, quando você muda o ângulo de iluminação nos dados do aplicativo, como no caso o Gilmar mudou na primeira imagem, o que você está informando para o aplicativo é que o seu conjunto LNB e disco escalar só consegue iluminar (aproveitar) uma abertura de 90° da antena parabólica, desta forma a imagem 1 traça o ângulo de 90° (linhas verdes) dentro do ângulo total de abertura da antena que é de 129,89°, mostrando para você que sobrará uma área da antena sem uso e você poderia optar por construir uma antena menor para usar com esse seu LNB que só consegue iluminar 90° da área total da antena.

Para aproveitar melhor a antena parabólica você tem que usar um LNB que consiga iluminar os 129,89° de abertura que a antena disponibiliza.

Mas há uma outra informação bem interessante aí nesse programa, que é o cálculo da curvatura da antena no eixo X,Y, que te ajuda a desenhar do zero uma antena com a curvatura correta para o perfeito aproveitamento do sinal colhido do satélite, enviando o sinal exatamente para o ponto focal. É um aplicativo realmente muito interessante.

Espero ter ajudado com a sua dúvida e aproveita as outras matérias aqui do GPS.Pezquiza.com.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.