Inclinômetro e BÁºssula são dois dispositivos muito importantes no apontamento de antenas parabólicas. Tanto que aqui no GPS.Pezquiza.com uma das primeiras matÉrias escritas em nosso site foi uma revolução no modo como se aponta antenas parabólicas no Brasil e em vários paÁses da AmÉrica Latina. |
Quem não conhece o apontamento de antena com transferidor escolar? Sim, foi o GPS.Pezquiza.com quem ensinou para toda esta galera como que era sim possÁvel usar um transferidor escolar para fazer o apontamento de antenas parabólicas, isso em 2009, confira no artigo.
Transferidor escolar se transforma em inclinômetro
Usar o transferidor escolar no apontamento de antena nada mais É do transformar um objeto tão simples em um inclinômetro de grande precisão, gastando poucos recursos, o transferidor impresso, se você não o tem imprima o transferido da foto abaixo, um pedaço de linha e um pesinho que pode ser qualquer pequeno objetio mais pesado que a linha, conforme ensinamos no artigo que indicamos acima.

A bÁºssula auxilia na correção do Azimute
A bÁºssula É o instrumento ideal para descobrirmos o Azimute quando não temos nenhuma outra antena instalada por perto que sirva de referência para o apontamento que estamos fazendo.
Melhor ainda se em conjunto com a bÁºssula você usar mais um instrumento gratuito que nós criamos para facilitar a sua vida na hora de fazer o apontamento de sua antena parabólica, nós chamamos este instrumento de transferidor pezquiza dos satÉlites, ele simplesmete coloca no transferidor a posição de todos os satÉlites de tv que É possÁvel apontar no cÉu do Brasil.
Se você ainda não o seu transferidor pezquiza dos satÉlites imprima da figura abaixo.

Usar esta ferramente para encontrar os satÉlites É simples, se você já tem uma antena instalada para um determinado satÉlite, o braço que segura o lnbf nesta antena será um bom guia para o rumo em que esta apontada esta antena, coloque o transferidor pezquiza dos satÉlites próximo ao LNBF com a indicação do satÉlite em que esta apontada esta antena acompanhando o rumo em que está apontando o braço do LNBF e você saberá em que posição estão os outros satÉlites.
Lembre-se que o meio do transferidor deve ser respeitado para que se consiga a indicação correta da direção em que se encontra o satÉlite, da mesma maneira que É feito no inclinomêtro com transferidor escolar.
A direção em que um satÉlite está apontado É conhecida como Azimute, se você não sabe o que É Azimute leia este artigo: Corrigindo o Azimute de Sua Antena Usando um Transferidor Escolar
Se você estiver usando uma bÁºssula, procure na bÁºssula qual É a indicação em graus que está um determinado e ajeite a bÁºssula no meio do transferidor apontamento para o satÉlite que está naquela direção e pronto, você saberá em que direção estão todos os outros satÉlites.
Como usar a bÁºssula
Se você não sabe usar a bÁºssula vamos explicar, É simples, a bÁºssula tem uma agulha flutuante que gira junto com o cÁrculo em que estão marcados 360° em volta da bÁºssula, uma linha fixa que marca a bÁºssula de fora a fora, quando você gira a bÁºssula, essa linha passa em cima da marcação dos graus nesta bÁºssula, isso significa que a agulha que está flutuando na bÁºssula está apontada para os graus que a linha fixa está passando em cima.
No caso da foto da bÁºssula abaixo, a agulha está apontando para a direção de 40° que a linha fixa da bÁºssula está em cima.
Para finalizar este artigo colocamos abaixo um vÁdeo de um treinamento tÉcnico da Via Embratel, em que se fala sobre a importÁ¢ncia e o uso do inclinômetro e da bÁºssula no apontamento de antena.
Mesmo com esse transferidor pezquiza, cada lugar tem uma inclinação diferente, o que muda a posição em que a antena tem que ficar.