ANTENA VIA SATÉLITE PARA CAMINHÁƒO CAPTA CANAIS QUANDO O VEÁCULO ESTÁ EM MOVIMENTO [PEDIDO DO LEITOR]

6484

Olá pessoal esta É a terceira vez que iremos publicar matÉria sobre esse tipo de antena, aqui no GPS.Pezquiza.com. Na realidade estamos reeditando matÉria publicado em 2018 pelo motivo de ter recebido um e-mail questionando sobre tal antena.

Conforme você irá ler na matÉria, esta antena especÁ­fica ainda É praticamente impossÁ­vel de se conseguir aqui no Brasil, no entanto, as empresas que montam e adaptam veÁ­culos RV (Motor Home) aqui no Brasil, estão importando e instalando antenas via satÉlite para estes veÁ­culos, inclusive da marca citada aqui no corpo dessa matÉria. Boa leitura.

O Itamar Santos enviou o seguinte e-mail para o GPS.Pezquiza.com:

richard procurei muito na internet sobre a antena sat para caminhão, achei um post seu antigo tem como vc fazer uma atualizaçao, obrigado

Itamar, obrigado por ter enviado o seu e-mail, a matÉria a qual você se refere foi publicada em dezembro de 2012, É a seguinte matÉria:

VuQube É a antena parabólica Banda KU portatÁ­l e com controle remoto para fazer os ajustes

De 2012 para cá a tecnologia destas antenas evoluiu bastante. Naquela Época eu falei sobre a antena VuQube, uma antena que podia ser acoplada Á  cabine do caminhão mas que para ser usada necessitava que o veÁ­culo estivesse parado, que se fizesse o ajuste correto de apontamento para então poder usufruir dos canais via satÉlite.

O negócio hoje em dia está bem mais evoluÁ­do, temos alguns modelos bem interessantes de antena para satÉlite com a tecnologia “in-motion satellite tv” que significa isto mesmo o que você está imaginando, com ela você pode assistir aos seus canais via satÉlite enquanto o caminhão estiver se deslocando por aÁ­, É possÁ­vel atÉ mesmo programar o equipamento para gravar programas para você se não pode prestar atenção no conteÁºdo enquanto ele está sendo emitido.

Posso citar para você, por exemplo, a antena Winegard Durasat D4, ela sai de fábrica preparada para captar os satÉlites DIRECTV (Padrão) DISH (Padrão & HD) ou Bell TV (Padrão & HD).

Sim, quando você compra uma antena para satÉlite do tipo in-motion É necessário escolher para qual satÉlite ela deve vir configurada, e como eu disse no caso da VuQube, as que eu tenho informação são fabricadas e estão Á  venda nos Estados Unidos e por isto são ofertadas para captar a programação de operadoras de tv por assinatura de lá.

Estas antenas in-motion tem um preço bastante salgado, algo em torno de mil dólares.

Não consegui mais encontrar a VuQube Á  venda, no entanto encontrei modelos de antena para caminhão que trabalham de forma similar Á  VuQube, ou seja, não tem tecnologia in-motion, necessitam que o veÁ­culo esteja parado para a captação dos canais no entanto tambÉm já vem de fábrica prÉ configuradas para a captação de apenas uma operadora Á  escolha do comprador.

Essas antenas, como a Tailgater Portable RV Satellite TV, tem preços em torno de 250 a 450 dólares.

Não tenho notÁ­cias de antenas similares Á  venda no Brasil, importar uma antena dessas eu julgo inviíel, tanto pela incompatibilidade com os satÉlites nacionais quanto ao preço final pelo qual o produto chegaria aqui no Brasil depois de somados os custos de frete + impostos, uma Durasat D4 pode chegar próximo aos 8 mil reais.

Mesmo assim isto não É impedimento para se usar uma antena portátil aqui no Brasil, É possÁ­vel usar uma antena parabólica montada em um tripÉ, esta solução tambÉm É usada lá nos Estados Unidos pois o custo É reduzido para cerca de 100 dólares.

Há tripÉs vendidos especialmente para antenas parabólicas, faça uma pesquisa no Ebay pelo produto “satellite dish tripod” e você vai encontrar dezenas de produtos dos mais variados preços.

Você tambÉm pode mandar fazer a sua com uma roda de carro, eu já fiz uma e mostrei na seguinte matÉria:

Suporte móvel para Antena Banda KU Offset de R$ 25

Funciona que É uma maravilha, um abraço e continue conosco.

Imagem da Winegard Durasat D4 mais abaixo.


antena parabólica para caminhão
Parabolica para Caminhão