Antena para TV Digital Terrestre no carro… Pode usar duas? [Pergunta do Leitor]

262

Sobre a possibilidade de usar duas antenas de tv digital terrestre para a captação do sinal de tv no carro, o leitor Elias nos enviou a seguinte pergunta:

Oi tudo bem ? Vi seu vídeo parabéns pelas dicas , mas vamos lá , tenho uma TV digital no meu carro já testei várias antenas ampliadas e simples não adiantou muito da até a impressão que sem amplificação fica até melhor , mas enfim eu posso ligar duas antenas no mesmo plug para melhorar o sinal tipo uma no pára-brisa e outra no vidro traseiro do carro?

Acredito que o Elias está falando do seguinte vídeo no canal GPSPezquizaOficial:

Veja: USANDO 2 OU + ANTENAS PRA TV DIGITAL TERRESTRE – OS SEGREDOS

Esse assunto tv digital terrestre usando duas antenas, aqui no GPS.Pezquiza.com, já deu muito pano pra manga. Já ensinei métodos “profissionais” e métodos gambiarra. Isso por que esse tipo de captação tem os seus detalhes e diferenças a cada local onde é necessário se captar com mais de uma antena.

Note que até o momento estamos falando em captar o sinal padrão da tv digital terrestre, aquele que é transmitido com o uso de uma maior quantidade de dados digitais (arquivo de dados maior) pela suposta maior facilidade em ser captado, pois ele foi pensado para ser captado por um aparelho que irá permanecer imóvel.

Já no caso do Elias, ele está falando na captação do sinal de tv digital terrestre para dispositivos móveis, ou seja, a captação do sinal 1Seg. O padrão 1Seg para tv digital terrestre é uma simplificação do sinal principal, onde você tem uma imagem digital de menor tamanho e menor qualidade de vídeo e aúdio, para com isso gerar um fluxo de arquivo digital de tamanho bem pequeno, facilitando a captação deste sinal em movimento.

Outra vantagem do sinal 1Seg seria conseguir vencer com maior facilidade áreas que geram sombra para o sinal padrão da tv digital terrestre brasileira. E já que falamos em áreas de sombra, bem, este é um grande problema para quem tentar captar a tv digital convencional quando esta´em movimento, principalmente em um veículo. Ao trafegar por uma rua você pode estar captando bem o sinal e quando chega, por exemplo, em uma determinada esquina, que é área de sombra deste sinal, não consegue mais captar nada.

O mesmo pode acontecer com o sinal 1Seg, mas como eu disse acima, esperasse que haja muito menos áreas de sombra para este padrão da tv digital terrestre móvel.

E onde entra o uso de duas antenas nisso tudo?

Pois é, o problema aqui, da captação do sinal da tv terrestre quando o receptor está se movimentando, é que a perda de sinal se dá para entrada em uma área de sombra na maioria dos casos de perda do sinal, desta feita, não adianta instalar duas ou mais antenas pois a área de sombra que vale para uma antena também valerá para a outra antena, pois a diferença de distância entre as duas, dentro de um veículo, será praticamente nula.

Pelo mesmo motivo é que a antena amplificada não adianta quase nada, quando em movimento, já que se o veículo entrar em uma área de sombra do sinal da tv digital terrestre, não haverá sinal a ser amplificado.

Há opções para esta situação? Sim, se você estiver em um local onde está disponível um bom plano de internet móvel, com boa velocidade de navegação e com Youtube liberado, como é o caso do plano que eu uso, contratado da operadora Oi; você poderá assistir diversos canais ao vivo que transmitem legalmente através do Youtube.

Veja: 140 Canais Ao Vivo e Online para assistir através do Youtube.

O problema é que é bem provável que os canais locais que você deseja assistir não estarão disponíveis.

Com o advento da nova internet 5G a promessa é que o sinal da tv digital terrestre migre para uma faixa dessa conexão 5G, tornando o sinal ta tv digital terrestre 100% estável em qualquer situação.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.