A melhor antena para a captação da tv digital terrestre [Dúvida do Leitor]

443

Na realidade a escolha de uma antena para a captação da tv digital terrestre (ou um sistema de antens para este fim) passa primeiro pelo levantamento de quais sinais/canais se deseja captar, em que local estão os retransmissores daqueles determinados sinais/canais e qual a quantidade potência daqueles determinados canais está chegando até o local da captação.

Em adição a isto também temos que entender o local onde iremos instalar a antena, se há físicos e/ou elétricos/eletrônicos que dificultam ou interferem na captação daquele determinado sinal.

Quando se mora em uma área de maior concentração populacional, é natural que a emissora instale uma torre de retransmissão de maior qualidade, visando atingir um público maior para o seu conteúdo. Ou seja, o custo/benefício da emissora com aquela torre de retransmissão é otimizado e por isto ela investe um pouco mais naquela retransmissora pois como retorno atigirá mais espectadores em uma área geográfica mais concentrada.

Pelo mesmo motivo, em áreas urbanas mais populosas, é comum que as emissoras concentrem as torres de retransmissão umas mais próximas das outras. As emissoras menores procuram retransmitir no mesmo local ou o mais próximo possível da torre de retransmissão da lider de audiência. Dessa forma  o espectador conseguirá captar todos ou a maior parte dos canais de tv digital terrestre que lhe interessam apontando a antena para um só local, tendo, com isto, uma instalação do seu sistema de captação de canais da tv digital terrestre, no qual se destaca a antena, mais simplificado.

Se você mora em área urbana que corresponde ao tipo citado acima, é provável que o seu problema não seja especificamente a antena para a captação da tv digital terrestre e sim os obstáculos que podem estar bloqueando ou limitando a qualidade de recepção de sinal da tv digital terrestre no seu local de recepção. 
Para se o problema é efetivamente de obstáculos, você pode, se possível, entre outras ações e não necessariamente todas ao mesmo tempo, aumentar a altitude da sua antena, deslocar a antena um pouco mais para um lado ou um pouco mais para o outro e até mesmo, sabendo de que local está vindo o sinal de transmissão da tv digital terrestre que você deseja captar (em que local está a torre de retransmissão e é para lá que deve estar apontada a sua antena) criar uma barreira de rebatedores/bloqueadores de sinal atrás da antena para que se houver alguma interferência eletrônica vindo por algum ponto atrás da antena, que não seja a mesma linha de entrada do sinal da torre de transmissão, essa barreira que você irá criar irá bloquear essa interferência.

Também é sempre bom conferir cabos e conexões, se o cabo da antena de tv digital terrestre não estão instalado no mesmo conduíte em que correm cabos de eletricidade pois isto também degrada e muito a qualidade do sinal de tv terrestre chegando na sua televisão.

Só depois de fazer esse tipo de teste é que é viável você “condenar” a sua antena como culpada pela má captação de sinal de tv terrestre. 
Gosto também de lembrar aos amigos que a antena de tv digital terrestre tem sim que se apontada da maneira correta, no GPS.Pezquiza.com eu publiquei matéria sobre este assunto e você a pode ver no seguinte link:

Leia: Antena de TV Digital Terrestre também tem apontamento para funcionar? 

Para as pessoas que não estão em áreas com boa concentração de torres de retransmissão da tv digital terrestre há uma muitas variáveis que influenciarão na captação do sinal da tv digital terrestre. Cada local apresenta desafios diferentes.

Vou então me fixar em uma situação mais simples: há um canal específico e ele está sendo captado com interferências e congelamentos de imagem sendo que a antena de captação que está sendo usada não está adequada ao local.

Nestes canais e se observando os cuidados de instalação quanto obstáculos, altitude de captação e adequação do cabeamento, eu sugiro o uso de uma antena como o modelo mostrado na foto em anexo pois é um modelo de antena para a faixa de frequência da tv digital terrestre que contempla as necessidades de captação para diversos tipos de qualidade de sinal, inclusive em áreas onde o sinal chega mais fraco.

melhor antena tv digital terrestre
Este modelo de antena é um dos melhor adequados para a captação da tv digital terrestre
.

A antena também precisa ser instalada de maneira adequada, inclusive respeitando as questões de elevação, similar à elevação que se fazer em uma antena parabólica e este ajusta se torna mais importante à medida em que o local de recepção do sinal recebe uma menor quantidade8qualidade de sinal captável.

Mas, infelizmente a antena não é milagreira e se não houver o mínimo de sinal necessário à formação correta do conteúdo, não adiantará o uso de uma boa antena e muito menos de um amplificador de sinal.