Aqui no GPS.Pezquiza.com já escrevi diversas matÉrias sobre a importÁ¢ncia do local de instalação das antenas parabólicas, mas a maioria no sentido de facilitar o apontamento e ajuste fino da antena parabólica.
Um aspecto de grande importÁ¢ncia, no entanto, ainda não foi abordado aqui no GPS.Pezquiza.com com o destaque merecido, que É a influência dos ventos na antena parabólica.
Como recentemente eu abordei o tema daquele protetor para LNB Banda KU que tem gerado um certo buzz aÁ na internet, se você não viu esta matÉria veja aqui: Protetor anti chuva para LNB Banda KU funciona mesmo? Aquele do vÁdeo do Youtube e Facebook?, achei pertinente abordar o assunto da influência do vento sobre a antena parabólica e como o local de instalação da antena parabólica tem que levar em consideração a força que o vento exerce na antena parabólica.
Força que o vento exerce sobre a antena parabólica? Como assim?
Para você entender isto mais fácil, pense da seguinte maneira, você instalou a sua antena parabólica em cima da casa e sabe que ela tem que ficar firme lá, será que você teria coragem de colocar uma corda no mastro que sustenta a antena e se pendurar lá?
Provavelmente não pois você sabe que o peso do seu corpo todo terá que ser sustentado pelo mastro da antena, ou seja, se você pesa 70 kilos, o mastro terá que aguentar o peso da antena parabólica mais 70 kilos de peso puxando a antena parabólica para baixo não É mesmo? Esse É um tipo de peso vertical, ou seja, de cima para baixo que a antena tem que suportar.
Agora imagine se esse mesmo tipo de peso fosse aplicado na direção horizontal, da esquerda para a direita, ou o contrário?
Pois este tipo de puxão, que exerce peso na horizontal na antena, tambÉm existe e É a força que o vento exerce sobre a antena enquanto passa por ela (no caso da antena telada), ou É barrado por ela (na caso da antena que É fechada, a antena de chapa).
Dependendo da velocidade dos ventos aÁ na sua região, se você instala a sua antena parabólica em um local onde ela estará muito exposta Á ação dos ventos, o vento pode:
– sair da posição correta do apontamento.
– tombar com a ação do vento,
– ser arrancada do seu local de instalação, e atÉ mesmo
– ser jogada pelo vento a muitos metros de distÁ¢ncia.
Esta ação de a antena ser levada pela força dos ventos pode atÉ mesmo provocar graves acidentes, na sua casa ou mesmo na casa dos seus vizinhos e se a antena for a sua o responsíel, claro, será você.
Quanto mais alto você instala a sua antena parabólica e mais livre de obstáculos na mesma altura em que a antena está instalada, mais a ação da força do vento É exercida sobre ela.
Mas como saber qual É a força que o vento da sua região pode exercer sobre a a sua antena parabólica?
Em primeiro lugar É bom descobrir qual É a velocidade que os ventos chegam em sua região, para isto basta fazer uma pesquisa no Google: velocidade do vento em [cidade] durante o ano.
Você deve substituir [cidade] pelo nome da sua cidade, É importante verificar a estatÁstica de velocidade do vento durante o ano, pois se você fizer esta pesquisa em um perÁodo em que os ventos não estão tão fortes você correrá um risco grande quanto chegar a Época dos ventos mais fortes.
Pelas informações que eu consegui, por exemplo, aqui em GoiÁ¢nia os ventos podem chegar a 38 km/h no mês de agosto, Época em que os ventos são mais fortes.
Tudo bem, e como eu sei qual É a força que um vento de 38 km/h irá exercer na minha antena parabólica?
Ainda bem que o site venezuelano receive-satelite .blogspot .com .br publicou uma tabela com a força que cada velocidade de vento exerce sobre cada antena dependendo do diÁ¢metro da antena parabólica.
Esta tabele está reproduzida abaixo:
