Você já deve ter visto pelo comÉrcio de eletrônicos as novas TVs OLED de tela curva e já deve ter parado e achado incrÁvel aquela televisão cuja tela não É reta e sim um pouco arredondada.
Muita gente fica se perguntando como É possÁvel uma tela que É um pouco dobrada e se aquela dobra não torna a tela mais frágil.
A resposta para esta pergunta foi dada agora com o desenvolvimento de um incrÁvel tablet que se dobra em três partes e É feita com um tipo semelhante de tela OLED com o qual são fabricadas as TVs de tela curva.
Na tecnologia OLED não há necessidade de iluminação por trás da tela, pois cada pÁxel tem iluminação própria.
As telas OLED podem ser dobradas muito mais do que o que É visto nas TVs de tela curva, no entanto, esta dobradura do OLED tem limite, ou tinha, pois foi desenvolvida uma nova tecnologia de tela OLED chamada P-Oled, que permite dobraduras de tela impressionantes.
A tela foi criada pela SEL – Semicondutors Energy Laboratory – e empresas como a Samsung e a LG já estão desenvolvendo produtos com este novo tipo de tela OLED.
Um destes projetos você pode ver no vÁdeo abaixo, É um tablet com tela P-Oled de 8,7 que pode ser dobrado em três partes.
A resolução da tela É Full HD com 1920 por 1080 pixels e densidade de 254 pixels por polegada.
Uma das maiores dificuldades dos projetos de dispositivos com tela dobríel não É, por incrÁvel que pareça, poder dobrar a tela, e sim todos os outros componentes do dispositivo que não podem ser dobrados, como placas e bateria, esta dificuldade foi contornada neste projeto.
O tablet, como se pode ver no vÁdeo abaixo, tem uma excelente qualidade de imagem mesmo quando a tela está sendo dobrada, ela não perde a qualidade e nem deixa de responder ao toque.
Outro fator interessante É que após dobrada as imagens e funções se reencaixam para o novo espaço visÁvel e utilizíel da tela.
