AlguÉm aÁ­ já viu o Ginga da TV Digital em funcionamento e utiliza o Ginga?

7642

O governo brasileiro quer empurrar o Ginga goela abaixo dos telespectadores contemplados pelo Programa Bolsa FamÁ­lia.

A previsão É de que nos 14 milhões de conversores de tv digital terrestre a serem distribuÁ­dos para os contemplados pelo Bolsa FamÁ­lia, estará instalado o novo padrão software de interatividade da tv digital terrestre brasileira, o Ginga C.

A maior diferença entre o Ginga original e o Ginga C, padrão que foi aprovado ontem com ressalvas e discordÁ¢ncias pelo Fórum da TV Digital, É a capacidade de fazer o download de dados atravÉs do sinal digital terrestre, o que não era possÁ­vel na primeira versão do Ginga, em que a tv precisava estar conectada Á  internet utilizando um dongle nas primeiras versões ou com hardware embutido nas tvs mais atuais.

O que o governo deseja É que os usuários do Ginga acessem informações do programa e-cidadania, sobre a atuação do governo nas áreas da saÁºde, educação, previdência social e outras. Como teoricamente a maioria dos usuários do Bolsa FamÁ­lia não tem acesso Á  internet, o acesso aos dados de interatividade atravÉs da radiodifusão resolverá o problema.

Não será possÁ­vel, no entanto, atravÉs do sinal digital terrestre, enviar dados de volta para aumentar a interatividade, problema que será possÁ­vel resolver ligando o conversor digital terrestre na internet ou usando um dongle para internet móvel. Neste caso o usuário do aparelho terá que comprar o dongle e pagar a conexão de internet.

Os principais fabricantes de televisores atuando no Brasil, AOC, Samsung, LG e Sony, protestaram contra a mudança de padrão do Ginga pois não houve nenhum teste de campo para confirmar que o Ginga C realmente É funcional.

Mas a grande questão que fica no ar, e aqui eu faço a pergunta aos leitores do GPS.Pezquiza.com, É, alguÉm aÁ­ já viu o Ginga da tv digital terrestre brasileira e utiliza realmente esta funcionalidade de interatividade?

Não que o Ginga seja ruim ou que não acrescente uma funcionalidade interessante Á s transmissões digitais terrestres, a grande questão É que nem as emissoras, nem os fabricantes de televisores e muito menos o governo federal, que ama tanto o Ginga, fazem questão do aplicativo de interatividade nas televisões vendidas no Brasil, fazem alguma coisa para despertar no telespectador o interesse pelo Ginga.

Eu mesmo nunca vi pessoalmente em funcionamento e nem tive interesse em usar a interatividade proporcionada pelo Ginga.

E você, já usou ou tem interesse em usar o Ginga?

Se você não sabe como É a interatividade que o Ginga acrescenta Á  transmissão de tv digital terrestre, confere o vÁ­deo abaixo.