MOTORISTAS BRASILEIROS APLICARAM GOLPE E FORAM EXPULSOS DO UBER NOS ESTADOS UNIDOS

1563

O jeitinho brasileiro acabou causando a expulsão de milhares de motoristas que trabalhavam para o aplicativo de transporte Uber nos Estados Unidos.

O Uber aceita a inclusão de motoristas de diferentes nacionalidades para conduzir passageiros que usam Uber nos Estados Unidos desde que estes estejam com os seus veículos com documentos em condição regular e que estes motoristas tenham carteira de motorista emitida naquele país que possam ser utilizadas na região onde o motorista deseja trabalhar como motorista de Uber.

Desta forma milhares de brasileiros que migraram para os Estados Unidos viram no Uber uma chance de ter como ser manter financeiramente no país, o problema é que a maioria destes brasileiros também descobriram um jeitinho de ganhar mais do que outros motoristas que trabalham como Uber na mesma localidade que eles.

Para você entender o golpe que brasileiros e hispanos resolveram aplicar no modo de operação do Uber é necessário que você entenda como é o sistema de aceitação de corridas ao qual todos os motoristas de Uber tem que aceitar para se tornarem aptos a trabalhar com o aplicativo.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

Quando um passageiro solicita uma viagem através do aplicativo para clientes Uber, um motorista escolhido pelo sistema do Uber e que está na mesma região recebe um aviso em um aplicativo Uber específico para os motoristas no qual a única informação e opção que ele tem é aceitar ou não a viagem. Quando o motorista aceita a viagem ele recebe a informação somente do local onde buscar o passageiro e somente após o embarque do passageiro em seu veículo é que ele recebe a informação de para onde deseja ir o passageiro.

O Uber trabalha desta maneira para que os motoristas não possam negar corridas que sejam menos vantajosas em termos financeiros, prejudicando a qualidade do serviço para os passageiros que precisam de viajens curtas, ao mesmo tempo que este sistema também permite uma distribuição de ganhos mais igualitária entre todos os motoristas do aplicativo, já que todos terão, ao longo do dia, uma mesma proporção entre viagens mais curtas e mais longas, em que receberão mais ou menos dinheiro.

Acontece que um tal de brasileiro com o seu jeitinho apareceu por lá e começou a espalhar entre os motoristas de Uber um aplicativo de terceiros que burlava esta trava imposta pelo aplicativo do Uber aos motoristas, mostrando, no momento em que o motorista era avisado que havia uma solicitação de viagem para ele, onde estava o passageiro e para onde ele desejava ir, desta maneira o motorista sabia se a viagem eram mais ou menos vantajosa financeiramente e então a aceitava ou a recusava.

Os motoristas que resolveram utilizar tal artifício (adivinha de onde eram) passaram a ganhar bem mais que os outros motoristas que não usavam nenhuma artimnha para burlar o sistema do Uber, foi tudo muito bem até que o aplicativo começou a identificar que havia uma distorção na arrecadação entre os motoristas de uma mesma região e então passou a analisar para descobrir o que estava acontecendo.

O Uber detectou então que milhares de motoristas, de maioria hispanica e brasileiros, estavam magicamente aceitando apenas corridas longas e que pagavam valores mais elevados, descobriu o tal aplicativo que os ajudava a descobrir tal informação e de uma tacada só expulsão alguns milhares de motoristas do aplicativo que não poderão em hipotese alguma trabalhar novamente como motorista de Uber, a não ser que consigam provar que não estavam envolvidos no golpe e que a distorção encontrada em seus ganhos foi mesmo lance de pura sorte.

O youtube Albertinho Gazio, que mora nos Estados Unidos e também é motorista de Uber e Lift (outro aplicativo de transporte), fez um vídeo relatando o caso, video este que coloco abaixo para você assistir.