MINERAÇÃO DE BITCOINS E COMO GANHAR DINHEIRO MINERANDO A CRIPTOMOEDA

2238

[INSERIDO EM 31/08/2017] Atenção, as duas mineradoras que cito aqui nesta matéria mudaram hoje a sua política de trabalho aumentando o custo de investir em mineração com elas e limitando o contrato para um ano, com isto o retorno do investimento em mineração nas nuvens se tornou pouco atraente, desta maneira não aconselho que você invista neste negócio neste momento, veja abaixo o comunicado publicado pela HashFlare sobre o assunto:

Caros usuários,

A indústria de criptografia sempre foi suscetível a uma grande quantidade de volatilidade, e recentes mudanças globais foram algumas das mais significativas. Devido a um déficit de hardware em todo o setor, muitos participantes do mercado, especialmente fabricantes de hardware de mineração, precisam ajustar suas operações, aquisições, termos e preços dos mineiros da ASIC e sua entrega.

Por seção 5 dos Termos de Serviço da Hashflare, os contratos SHA-256 e Scrypt agora também estão sujeitos a alterações. As mudanças, que cobrem principalmente os termos e os preços dos contratos, entrarão em vigor em 1º de setembro de 2017.

O novo preço para 10 GH / s de SHA-256 será de US $ 2,40, enquanto 1 MH / s do Scrypt custará US $ 11,50. A taxa de manutenção e eletricidade permanecerá a mesma.

Todos os novos contratos SHA-256 e Scrypt serão emitidos por um período limitado de 1 ano a partir do momento da ativação. Todos os contratos SHA-256 e Scrypt ativados antes de 01.09.2017 expirarão em 31.08.2018.

Atenciosamente,
Equipe Hashflare.io

É como a mamãe sempre dizia, o que é bom dura pouco…

[Matéria original publicada em agosto de 2017] Eu publiquei recentemente uma extensa matéria falando sobre ganhar dinheiro com Bitcoins e ela gerou muita interação dos leitores o que me fez receber dezenas de e-mails pedindo maiores informações sobre o assunto, principalmente sobre a mineração de Bitcoins.

Se você não leu a matéria que citei acima eu aconselho firmemente que você o faça pois há nela muita informação que você necessita saber antes de se decidir a colocar qualquer quantia que for neste mundo do Bitcoin, o link para a matéria é o seguinte:

VOCÊ VAI FICAR MILIONÁRIO SE INVESTIR EM BITCOINS?

Pra começar você deve ter em mente que investir é um assunto complexo e que tem os seus riscos, quanto maior é a chance de você ganhar maior também é o risco de você perder, não há como investir em nada sem que você esteja em risco de perder, mesmo que você invista na poupança, por exemplo, você também está assumindo um risco de perder pois você estará perdendo a chance de receber um retorno maior pelo valor investido em troca de uma virtual segurança que a poupança lhe trás.

O Bitcoin está numa categoria de “investimento” que já está atrelada a um risco maior, neste caso até mesmo o risco de perder dinheiro, tendo na época em que você resolver resgatar o dinheiro que você colocou no Bitcoin um valor menor em reais do que o valor que você investiu inicialmente.

Isto ocorre não por causa do Bitcoin, mas pela característica da renda variável, da mesma maneira que ocorre com investimento em dólar, em ações e até mesmo em fundos de investimento, a lógica entre estes investimentos e o Bitcoin é a mesma.

Você também tem que levar em consideração que o Bitcoin é considerado, em todo o mundo, uma moeda, assim como é o dólar para o mundo das moedas dos países, o Bitcoin é a principal moeda virtual e pode ser convertido com muta rapidez para qualquer moeda real que você desejar.

Como eu disse no artigo sobre ficar milionário investindo em Bitcoins, eu já investi e invisto em algumas atividades com Bitcoins, como o Trade por exemplo, mas a mineração de Bitcoin foi o tipo de “investimento” em Bitcoin que me causou o menor stresse mental.

Isto por que investimentos em renda variável, qualquer que seja o ativo, principalmente o Trade, pela volatilidade imediata do mercado quando você faz o investimento, acaba lhe causando um stresse, um desconforto pelo medo de perder dinheiro, que é inerente a qualquer investimento que se faça, principalmente em renda variável.

Então antes de fazer qualquer investimento que seja você deve procurar entender o máximo possível sobre o assunto e procurar por diversas opiniões e pontos de vista sobre aquele investimento até que você formule a sua própria opinião e entenda se aquele investimento é mesmo para você ou não.

Você não deve investir por que eu estou investindo nisto por exemplo, já que há diversos fatores que tornam a nossa intenção de investimento, a nossa capacidade de assumir riscos e de suportar perdas, a nossa capacidade de aguardar longos períodos para realizar lucros e a nossa necessidade de uso daquele dinheiro que foi investido, diferentes um do outro.

Como eu disse na outra matéria, por ser um investimento mais arriscado, você nunca deve colocar nele aquele montante de dinheiro do qual você vai necessitar seja por que motivo for, tenha em mente que o dinheiro que você deve investir em renda variável e em investimento de mais alto risco é sempre aquele dinheiro que você pode separar com esta intenção, ou seja, de colocar em um investimento de risco em busca de um retorno bem maior que o que se consegue em renda fixa.

Quando você arrisca para lucrar mais você também pode perder um pouco, perder bastante ou até mesmo perder todo o capital, então só arrisque se você tiver consciência disto e aceitar isto, se isto fizer você ficar preocupado, então não invista, procure aprender mais e mais sobre o assunto até se sentir mais confortável para decidir se investe ou não.

Por fim, antes de começar a falar sobre a mineração é bom que você entende por qual motivo eu resolvi investir um determinado montante de dinheiro em mineração de Bitcoins e tenha em mente que o que vou explicar neste artigo sobre a mineração de Bitcoins não é uma sugestão de investimento, é somente para te dar uma base sobre o assunto e como eu disse, você tem que ter bastante informação para tirar as suas próprias conclusões e ter certeza de qual é a sua capacidade de aceitar ou não este tipo de investimento.

O motivo maior pelo qual eu decidi investir em mineração de bitcoins é por estar procurando uma renda passiva mensal que venha de uma atividade da qual eu não precise me preocupar tanto em trabalhar nela. Busco esta renda passiva pois como eu já disse em outros momentos aqui no GPS.Pezquiza.com eu pedi demissão do meu emprego e estou cumprindo aviso prévio até outubro, quando me desligo definitivamente da empresa.

O valor que tenho investido na mineração de Bitcoins é um valor muito bem calculado e que não me fará falta neste momento de transição da minha vida, e é claro, estou fazendo este investimento pois estou vislumbrando ter um bom retorno com ele que me ajude a sobreviver no próximo ano sem baixar tanto a qualidade da minha maneira de viver atualmente.

É bom que você também saiba que o meu salário como empregado não é a minha única renda e que eu corro atrás e faço diversos serviços diferentes referentes a trabalho com internet para conseguir pagar as contas no fim do mês e sobrar um pouquinho para que conseguir investir.

O QUE É A MINERAÇÃO DE BITCOINS?

A mineração de bitcoins é aquilo o que torna esta moeda virtual extremamente segura finalmente conferindo a ela o alto valor que ela atualmente tem.

A mineração de Bitcoins é um processo pelo qual uma rede de computadores de alta potência recebe todas as transações de envio e recebimento de bitcoins que estão sendo feitas em todo o mundo e determina se aquela transação é ou não um transação válida, passando então o valor enviado em bitcoins da conta da pessoa que pagou para a conta da pessoa que recebeu.

Esta rede de computadores está atualmente espalhada por mais de 80 países em todo o mundo e é formada por mais de uma dezena de milhares de computadores, estes computadores são acrescentados a esta rede por pessoas que se voluntariam a processar as transações de bitcoins feitas e por este trabalho estas pessoas recebem um valor que é chamado de taxa de mineração, a taxa de mineração é paga por quem está enviando os Bitcoins.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Para que uma transação de Bitcoins seja reconhecida como válida ela tem que ser confirmada por diversos computadores que estão em rede, estes computadores que confirmam estas trasanções são escolhidos pela rede de forma aleatório de forma que todos os computadores ligados à rede de confirmação de transações de Bitcoins estão trabalhando e recebendo por este trabalho o tempo todo.

Para que você tenha uma idéia, o valor total em Bitcoins atualmente circulando no mercado está cotado 76 Bilhões de Dólares sendo que somente hoje foram realizadas transações que somam 2 bilhões de dólares. Todas estas transações pagam um pequena taxa de mineração que é disputada pelos computadores que estão ligados à rede de Bitcoins, a soma total destas taxas por dia somam alguns milhões de dólares que são distribuídos entre os donos de computadores que estão minerando Bitcoins.

E COMO VOCÊ PODE GANHAR DINHEIRO COM A MINERAÇÃO DE BITCOINS?

Você tem duas formas de ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoins:

– Monte ou compre um computador com capacidade suficiente para minerar Bitcoins, atualmente há uma necessidade que estes computadores sejam superpotentes, então há uma especificação técnica mínima necessária para que você tenha um computador que consiga minerar Bitcoins pois de outra maneira você não vai conseguir lucrar com este mercado de mineração. Um computador para minerar Bitcoins atualmente precisa ter ligado a ele no mínimo 6 placas de vídeo muito potentes, para isto ele precisa de uma fonte de energia também muito potente, de no mínimo 1.000 Wats, ele precisa ser montado em um gabinete especial chamado RIG e precisa que uma pessoa que entenda do assunto faça o serviço de montagem de configuração deste computador, o valor mais barato hoje de um computador destes no mercado gira em torno de R$ 12 mil. Além disto você vai precisar de um bom link de internet, um local apropriado para instalar e deixar este computador funcionando o dia todo, de preferência refrigerado para manter o equipamento trabalhando sem danos por aquecimento exagerado. No final das contas você vai ter recebido um valor X em Bitcoins pela mineração que a sua máquina será capaz de fazer e ainda vai ter que se preocupar com pagar o gasto em energia que este super computador vai consumir, tendo em mente que a energia no Brasil atualmente é muito cara e vai consumir cerca de 30% do valor que você vai receber pela mineração. A vantagem é que o computador continua a ser seu quando no futuro não for mais possível minerar Bitcoins ou outra criptomoeda qualquer com ele.

– A segunda forma é a mineração em nuvem (cloud mining) em que você compra/aluga poder de mineração de uma empresa especializada em mineração de bitcoins e outras criptomoedas, dependendo do tipo de contrato a validade dele é vitalício, ou seja, enquanto for possível minerar Bitcoins você receberá um montante de Bitcoins minerador de acordo com o total de poder de processamento que você alugou na fazendo de computadores desta empresa mineradora, descontado os custos com manutenção, serviços e gasto com energia elétrica proporcional ao poder de mineração que você possui na empresa, estes custos giram em média em 30%. A desvantagem maior é que você não é dono dos computadores e após o período em que o seu contrato com a empresa não tiver mais validade você não terá nenhum equipamento nem para brincar de jogar nele.

A MINERAÇÃO QUE EU ESCOLHI FOI A MINERAÇÃO EM NUVEM E EU EXPLICO O MOTIVO

Eu escolhi a mineração em nuvem após chegar a conclusão que eu não queria dispor de todo este investimento inicial em mineração, R$ 12 mil no mínimo só no computador, fora outras equipamentos e serviços necessários, nem ter toda a dor de cabeça com ter este equipamento em casa trabalhando o dia todo, manutenção do equipamento seja preventiva ou por defeito, atualização de software e hardware, custos com energia e sabe-se lá mais alguns que eu não posso precisar sem antes ter a máquina comigo a minerar os bitcoins.

É ruim ter o seu próprio computador minerador de bitcoins? Tem muita gente que tem e é feliz com isto, pode ser que você compre o seu e seja uma atividade que lhe seja bastante prazerosa, mas infelizmente ela não se encaixa no meu momento de vida.

Decidi então contratar poder de mineração de uma empresa mineradora de Bitcoins, pois todas as atividades necessárias para que as máquinas continuem a minerar os bitcoins para mim são cobertas pelas taxas cobradas pela empresa no momento em que eu vou sacar o montante de Bitcoins que eu tenho direito em relação ao poder de mineração que eu contratei. Estas taxas como eu disse giram em torno de 30%, o que eu considero bastante justo diante de todo o trabalho que é manter esta estrutura de mineração em funcionamento.

Na minha visão de investimento em mineração, este tipo de investimento é bastante semelhante a investir em um negócio próprio, já que o dinheiro que eu coloco para comprar o poder de mineração é um investimento imediato ao qual eu já não poderei mais reivindicar e nem sacar ele, ou seja, se eu coloquei R$ 1 mil este valor é um aluguel que eu paguei pelos equipamentos da empresa e o que eu vou receber é o trabalho que o equipamento que eu aluguei realizou para mim.

Pelos cálculos de poder de mineração, pelos relatórios diários de quantidade de Bitcoins minerados e por saber que as taxas que vou pagar ao sacar os bitcoins é de cerca de 30% dos bitcoins que eu recebo, o retorno do investimento que fiz alugando poder de mineração nesta empresa deve vir entre 5 e 6 meses, e somente depois deste prazo é que eu vou receber o lucro, ou seja, o valor que excederá aquele valor que eu investi em poder de mineração nesta mineradora de bitcoins.

Novamente se assemelha a montar uma empresa, já que montando uma empresa primeiro você gasta e então tem a esperança que meses ou anos à frente vai ter de volta aquele valor que você gastou e mais um lucro.

Como em uma empresa, todos os dias a mineradora de bitcoins deposita um valor em bitcoins na sua conta na mineradora, valor este que você pode sacar todos os dias se quiser, ou reinvestir, você decide.

QUAL É O RISCO QUE VOCÊ ESTÁ CORRENDO AO ALUGAR PODER DE MINERAÇÃO EM UMA MINERADORA DE BITCOINS?

Há diversos riscos e é por isto que você precisa entender e pesquisar bem antes de decidir investir neste negócio.

– O principal risco é você investir em uma empresa que não é uma mineradora de verdade, mas sim um esquema de pirâmide se dizendo mineradora de bitcoins e então descobrir que não terá o retorno do seu investimento pois levou o golpe da pirâmide.

– Você também corre o risco de desvalorização do Bitcoin, apesar de ele estar se valorizando muito ao longo dos anos não se pode afirmar com certeza nem que ele vai continuar a se valorizar e nem que ele vai se desvalorizar, isto é uma questão que foge ao controle de todos, é uma questão de mercado, assim como ocorre com o dólar por exemplo, não há como afirmar se no próximo ano ele vai estar mais valorizado ou menos valorizado que hoje. Esta questão do valor pode fazer o retorno do seu investimento acontecer em menos tempo que o previsto ou em muito mais tempo que o previsto.

– Risco de a mineradora de Bitcoins que você contratou simplesmente sumir do mapa. É por isto que você somente deve investir se tiver total confiança de que a empresa que você escolheu é séria, pesquisa muito sobre a empresa antes de colocar o seu dinheiro nela e fuja de ofertas mirabolantes pois quando mais mirabolante maior o risco de ela ser uma pirâmide.

– Risco de você não saber lidar com a tecnologia dos Bitcoins para receber e converter o seu dinheiro para reais ou qualquer outra moeda que você deseja. Eu recebi uma pergunta no meu e-mail sobre o que é a carteira de Bitcoins, que é uma questão mais básica e importante para quem quer investir em Bitcoins já que é na sua carteira de Bitcoins que você vai receber e guardar os seus Bitcoins e a partir dela você vai pagar as pessoas que quiser e enviar seus bitcoins para uma casa de câmbio no Brasil para receber o valor deles em real. Aguarde pois vou fazer uma matéria só para explicar sobre a carteira de Bitcoins.

POR QUE EU ESCOLHI A HASHFLARE COMO A MINERADORA DE BITCOINS EM QUE CONTRATEI PODER DE MINERAÇÃO

Após muito pesquisar eu cheguei à conclusão de que duas mineradoras de bitcoins que alugavam poder de mineração mereciam a minha confiança:

Hashflare.io e

– Genesis Mining

Pelo que as duas mineradoras estavam oferecendo eu entendi que para mim a HashFlare era neste momento a melhor opção.

A minha estratégia tem sido ir comprando ao poucos um pequeno poder de mineração de bitcoins e ir reinvestindo o valor que a empresa me paga em mais poder de mineração, pretendo fazer isto até o começo do próximo ano quando vou começar a sacar diariamente os bitcoins que a empresa for creditando para mim e esperar sempre o melhor momento de cotação para converter eles em real.

Eu entendo que estou no risco e vislumbro que a empresa e a mineração de Bitcoins ainda seja viável por pelo menos mais dois anos, o que me daria no mínimo uns 17 meses de lucratividade sobre o meu investimento.

Da mesma maneira eu também entendo que a empresa, que funciona regularmente e é bem vista pelos seus clientes desde 2014, pode fechar as portas antes de eu começar a receber o meu lucro e eu então ficar no prejuízo, e é por isto que o meu investimento no mundo dos Bitcoins não irá se resumir apenas em mineração, eu também continuarei a fazer o trade de bitcoins e devo ter um valor em bitcoins guardado a espera de que a moeda continue a se valorizar em mais de 100% ao ano.

Na Hashflare você pode começar a investir a partir de 1,20 dólar, ou seja, um dólar e vinte centavos, apesar de não ser aconselhável investir tão pouco já que você vai esperar meses até ter seu um dólar e vinte centavos de volta e de novo meses até ter um dólar e vinte centavos de lucro. Se você quer mesmo testar este mundo sem correr grandes riscos arrisco o valor de um sanduíche, coloque 10 dólares e o mais importante, estude bastante para fazer ou não novos aportes neste investimento no futuro.

CLIQUE AQUI SE VOCÊ DESEJA CONHECER A OFERTA DA HASHFLARE.

Espero novamente ter ajudado, tenha consciência de que você é dono do seu dinheiro e deve decidir onde vai colocar ele, não invista em mineração de bitcoins somente por que eu ou outras pessoas o está fazendo e estamos dizendo que é bom, tenha em mente que podemos estar errados, estude para tirar as suas próprias conclusões, boa sorte e continue no caminho de descobrir como fazer o seu dinheiro trabalhar por você.