CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR sobre Como se coloca a ENERGIA SOLAR NA FIAÇÃO DE UMA CASA

76

Caros leitores, quero compartilhar com vocês a valiosa contribuição que recebi do nosso leitor Rodrigo Ultramari sobre o assunto que tratamos na matéria Como se coloca a ENERGIA SOLAR NA FIAÇÃO DE UMA CASA, contribuição esta que esclarece o uso dos equipamentos e a maneira como eles funcionam na citada matéria.

Bom dia, Richard,

permita-me complementar e corrijir uma parte do seu texto, por favor.

no ultimo parágrafo, onde vc fala que “…também que se desligue a produção de energia caso a concessionária esteja fazendo alguma manutenção na rede elétrica da sua região, caso contrário a produção de energia na sua casa pode provocar um grave acidente para o eletricista que estiver trabalhando na rede de energia externa na sua localidade.”, está incorreto.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

o inversor grid tie para automaticamnete de gerar se não houver energia disponível na rede. A energia elátrica alternada (AC) gera em ondas senoidais. O inversor sozinho, não conseguiria injetar na rede se criasse a sua própria onda sneoidal, diferente da que vem da companhia de energia. Então este inversor “lê” a forma e momento da onda senoidal proveniente da companhia e injeta obedecendo ao mesmo padrão da sneoidal. No momento em que a companhia corta o fornecimento, o inversor não tem mais a leitura da origem da onde e instantaneamente para de gerar. Não existe o risco de vc “matar” o técnico que estiver fazendo alguma manutenção no poste.

lembro ainda que, como vc mesmo disse, este tipo de instalação dele ai, é ilegal, o inversor não é aprovado pelo INMETRO, bem como não tem um aval de um engenheiro eletricista……… mas é o esquema que estou querendo fazer na minha casa tb, como ele fez. tem inversor de 1000W no Aliexpress por menos de 100 dólares, já …. e placas de 260W no Brasil ja estão a 600-620 reais.

Só, que pondo na ponta do lápis, mesmo fazendo assim ilegal, o retorno do investimnto se dá só em 4-5 anos, por isso que nunca fiz (mas todo mês fico com coceira na mão), hahaha

Abs,

Meu sincero agradecimento ao Rodrigo por sua contribuição para esclarecer melhor a todos o nossos leitores, ficamos sempre muito contentes em receber a contribuição de todos vocês que nos seguem.