Como se coloca a ENERGIA SOLAR NA FIAÇÃO DE UMA CASA

222

Há algum tempo que eu recebi um e-mail questionando como é que se coloca a energia elétrica na fiação de uma casa para que se possa usar ela ao mesmo tempo em que se está usando a energia elétrica fornecida pela concessionária de energia.

O que a pessoa queria saber não era sobre as placas de energia solar em sim e nem como elas produzem a energia solar, mas sim a parte final do negócio, depois da energia solar produzida como é que se faz para usar essa energia elétrica na fiação da casa.

Dando uma olhaa hoje em uns vídeos no Youtube, eu gosto muito de ver vídeos sobre produção de energia, eu achei um vídeo excelente mostrando exatamente isto, como é que se injeta a energia gerada pelas placas solares ou por outros métodos, pode ser energia eólica também, por exemplo, na fiação de energia que já está sendo usada na casa para que se use esta energia que você mesmo produziu ao mesmo tempo em que se está também usando a energia elétrica fornecida ple concessionária de energia da sua região.

O que mais gostei nesta instalação é que ela também é um bom exemplo em questão de segurança de rede e na medição da quantidade de energia que se esta produzindo instantaneamente.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Pelas regras do sistema elétrico nacional o seu sistema de micro produção de energia só pode ser usado com o avaliação e liberação da concessionária de energia da região, que inclusive deve instalar um medidor de energia especial para medir a quantidade de energia que você produziu e retornar isto em crédito de consumo para você. Outra coisa da regra é que você não paga para a concessionaria pela energia que você mesmo produziu mas deve pagar impostos sobre ela pois o governo quer a parte dele sempre.

O vídeo sobre o qual estou falando, em questão, foi produzido pelo Nestor Lana da Silva, que tem um canal no Youtube que leva o nome dele.

O aparelho que ele mostra neste vídeo é um inversor de energia, que é um aparelho que converte a energia de 12 Volts ou 24 Volts produzida pelas placas solares para a voltagem que se usa na residência, 110 Volts ou 220 Volts, dependendo da necessidade, antes de comprar um aparelho do tipo a pessoa tem que prestar atenção nestes detalhes de uso.

Repare também que ele usa um disjuntor antes de entrar com a energia vinda das placas solares para o inversor, o que permite que se proteja os equipamentos em casa de picos de energia e também que se desligue a produção de energia caso a concessionária esteja fazendo alguma manutenção na rede elétrica da sua região, caso contrário a produção de energia na sua casa pode provocar um grave acidente para o eletricista que estiver trabalhando na rede de energia externa na sua localidade.

Assiste ao vídeo aí abaixo.