Como o Golpe das Panelas detona com o seu cartão de crédito ou débito

11931

Este mês eu já falei aqui no GPS.Pezquiza.com sobre como os cartões de créditos estão ficando mais vulneráveis a golpes e como não se pode confiar em passar o seu cartão de crédito nem em locais que parecem acima de suspeita.

Isto foi na matéria Governo perseguindo máquinas de cartão de crédito.

Mas como juízo não é todo mundo que tem, veja só este tal Golpe das Panelas que vou descrever a seguir e que está passeando por todo o país:

A polícia de Vitória da Conquista-BA, prendeu uma quadrilha de quatro homens, de origem portuguesa e residentes na cidade de São José de Rio Preto-SP.

Os homens estavam de passagem por Vitória da Conquista vendendo panelas, eles estavam hospedados no Hotel Ibis e para carregar o seu estoque de panelas eles tinham uma frota com três Toyatas Hilux e um Fiat Punto.

Os homens são muito bem apessoados e, segundo as vítimas, passam credibilidade ao oferecer o seu produto, as panelas.

Acontece que o problema não é exatamente as panelas que eles vendem com uma excelente estratégia de marketing, eles fazem o teste do risco para mostrar que as panelas não riscam e são duráveis e até jogam as tampas de vidro das panelas no chão para provar que as tampas não quebram.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

O golpe que os tais cidadãos praticam na realidade está nas máquinas de cartão de crédito que eles usam para fechar a negociação das panelas com os seus clientes.

Após negociar e negociar com os compradores até chegarem em um valor que parece justo para ambas as partes, eles oferecem para passar o valor do conjunto de 17 panelas no cartão de crédito, um valor que gira em torno de R$ 1.200.

Na primeira tentativa de passar o cartão a máquina usada pelos golpistas apresenta a mensagem de que perdeu o sinal de dados e não conseguiu completar a transação. Eles então sacam uma segunda máquina de cartão de crédito e então a operação é completada sem nenhum problema.

O golpe ocorre na primeira “tentativa” de passar o cartão, a primeira máquina de cartão de crédito que eles usam é uma máquina modificada pela quadrilha, na realidade a primeira transação é completada normalmente além de a máquina clonar os dados do cartão de crédito do cliente.

Ao receber a próxima fatura do cartão de crédito o mínimo que a vítima irá perceber é que o valor das panelas foi debitado duas vezes na sua fatura, e se for só isso a vítima pode se considerar sortuda pois a clonagem do seu cartão de crédito não foi bem sucedida.

A tal quadrilha, no entanto, não se restringe só à cidade de Vitória da Conquista, ela atua em todo o Brasil.

Quem me avisou deste tal Golpe das Panelas foi a minha irmã que nesta semana quase caiu no papo dos golpistas em Brasília-DF, só que o tal vendedor das panelas era uma mulher, a sorte da minha irmã foi que saiu sem o cartão de crédito no bolso, pois o negócio realmente parecia ser muito bom.

Nos sites de notícias de vários estados está cheio de reportagens falando da prisão de quadrilhas do golpe das panelas.

Olho Vivo, nada de sair comprando panela e passando o seu cartão de crédito na rua.