Brecha de segurança permite LER WHATSAPP DE OUTRA PESSOA

889

Olá meu amigo, na quarta feira passada o meu telefone Galaxy S6 caiu da minha mão de uma altura aproximada de 1,5 metros e parou de funcionar e eu fiquei praticamente incomunicável, já que hoje em dia passar 30 minutos sem o tal do WhatsApp enlouquece qualquer um que tenha um smartphone.

Comecei a entrar em contato com os amigos para achar alguém que tivesse um smartphone para me emprestar até que consegui emprestado um Galaxy S5 Mini.

Levei no outro dia a tarde o meu S6 para a autorizada e comecei a configurar o S5 Mini para o meu uso e foi aí que eu tive uma surpresa ao configurar o WhatsApp que beirou ao inacreditável, após eu fazer aquela configuração inicial, colocar meu número de chip, receber o sms de ativação do WhatsApp, colocar meu nome de tela e começar a carregar as mensagens, o aplicativo simplesmente carregou também as mensagens do usuário anterior, com mensagens de áudio, imagens e vídeo que o outro usuário tinha trocado com os contatos dele.

A pessoa que me emprestou o telefone não havia formatado ele nem retornado o telefone para as configurações de fábrica, ela simplesmente apagou a pasta de fotos e vídeos que ela havia feito com o telefone, saiu dos aplicativos de redes sociais e me entregou o smartphone. Este meu amigo havia deixado de usar o S5 Mini em outubro passado por ter comprado um novo smartphone para o seu uso pessoal.

Imagina o susto que eu levei ao descobrir que todas as conversas de um outro usuário do WhatsApp estavam abertas para eu ler sem ter feito nenhum esforço para hackear o telefone da pessoa, era simplesmente uma incrível falha de segurança do WhatsApp que estava permitindo que eu visse as conversas e mídias que a outra pessoa trocou com seus contatos através do WhatsApp.

Eu não conseguia ler as conversas atuais que ele estava trocando com seus contatos no WhatsApp, mas tinha acesso às conversas e mensagens de grupos que ele teve até a data em que deixou de usar o S5 Mini. Eu também não conseguia enviar mensagens em grupos que ele participava até aquela data, mas se eu quisesse eu poderia enviar mensagens para qualquer um dos seus contatos, não como sendo o outro usuário, mas como sendo eu mesmo, pois o WhatsApp assumiu que aquelas conversas e aqueles contatos eram agora meus.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Eu poderia, por exemplo, tem mandado ele fazer backup de todas aquelas conversas para dentro do meu próprio Google Drive e então acessar aquelas conversas no meu S6 quando eu reconfigurasse o WhatsApp de novo nele.

Então fiquei imaginando, eu recebi o telefone de livre e espontânea vontade daquela pessoa, mas se uma outra pessoa pega um smartphone antigo de qualquer um que tenha usado WhatsApp nele e configura o WhatsApp que está lá instalado com o seu próprio chip, vai ter acesso às conversas passadas que o outro usuário do WhatsApp manteve com os seus contatos.

E o pior, o usuário que está tendo a sua privacidade quebrada por este fato não vai nem imaginar que isto está acontecendo pois continuará usando o seu próprio WhatsApp em seu smartphone novo sem nem imaginar que outra pessoa está tendo acesso às conversas antigas que ele manteve no seu smartphone anterior.

Avisei o amigo e devolvi o telefone para ele ver se queria fazer backup daquelas conversas.

Continuei sem WhatsApp, mas já na sexta feira eu tiver sorte, a assistência da Samsung me ligou para ir buscar o Galaxy S6 que já estava pronto e ufa, voltei ao mundo das comunicações novamente.

Então você já está avisado, ao trocar de smartphone formate o seu smartphone antigo para o modo de fábrica ou pelo menos apague a pasta do WhatsApp que estiver no smartphone antigo, após ter desinstalado o aplicativo, caso contrário você pode estar entregando todas as conversas que manteve nele nas mãos de outra pessoa que pode estar mal intencionada.

Fique esperto!