MMM BRASIL “CONFISCOU A POUPANÇA” DE BITCOINS DE MUITOS BRASILEIROS

4423

Os brasileiros que estavam participando do sistema internacional de doação de renda MMM tiveram um grande susto na manhã deste sábado, a página da MMM no país, conhecida popularmente como MMM Brasil, resolveu confiscar todos os Bitcoins que usuários brasileiros colocaram no sistema.

No sistema MMM Brasil o confisco dos depósitos em Bitcoins dos participantes é chamado de Restart (reinício).

Os administradores da plataforma MMM, que são de origem russa, publicaram na página logada do site da MMM Brasil um informativo explicando o motivo de terem feito o tal confisco dos Bitcoins dos brasileiros que dela participavam.

Sobre esta explicação dada pela MMM vou fazer alguns comentários abaixo, mas antes, pelo bem da lógica de como investir e da saúde psicológica de quem não tem um conhecimento mais aprofundado sobre finanças pessoas e investimentos, vou tecer alguns comentários sobre o sistema de doação da MMM Brasil (MMM-Global).

Muita gente perdeu todas as suas economias ao participar deste sistema de doação de dinheiro chamado de MMM e por incrível que pareça isto ocorreu com uma grande parcela de culpa do próprio participante que se deixou levar pela própria ingenuidade e colocou neste sistema da MMM uma quantidade exagerada de dinheiro, muitas vezes dinheiro que nem pertencia a esta pessoa, dinheiro emprestado, dinheiro de venda de bens de valor expressivo, dinheiro de todo o acerto de rescisão empregatícia e outras loucuras financeiras do tipo.

Esse tipo de ação é típica de pessoas que não tem nenhum conhecimento de finanças pessoais e que não tem um bom conjunto de informações sobre como pensar a sua vida financeira, fruto de um sistema de desinformação financeira implantado no Brasil e em muitos países do mundo que leva as pessoas a acreditarem em uma só forma de vida financeira pessoal administrada de um jeito totalmente errado, tanto do ponto de vista de ganhar dinheiro quanto do ponto de vista de gastar dinheiro.

Este pensamento financeiro sobre o qual nascemos nos faz gastar dinheiro sem refletir de forma mais aprofundado em sobre o que estamos gastando e acabamos gastando muito com o que não é essencial para a nossa vida, o resultado é a necessidade de sempre conseguir mais dinheiro para gastar com o que muitas vezes não precisamos realmente comprar.

Nosso padrão de gastos desenfreados também nos leva a muitos outros problemas, deixamos de pagar contas essenciais para a manutenção do nosso bem estar diário, pessoas passam a depender de outras pessoas para manter um determinado padrão de vida ou mesmo para se manter totalmente e com isto se submetem a humilhações morais que se independentes financeiros fossem não se submeteriam, aceitar empregos que pagam cada vez menos em detrimento do seu conhecimento e experiência laboral por conta de uma fragilidade em sua vida financeira e muitos outros exemplos podem ser ditos sobre o que ocorre com quem não tem conhecimento de controle financeiro pessoal.

Foram estas as pessoas que acabaram tendo grande parte de suas economias pessoais confiscadas pelo sistema MMM Brasil, pois estas pessoas viram nesta oportunidade da MMM Brasil uma chance de ganhar muito dinheiro de forma “fácil” e sem precisar trabalhar.

E qual era a promessa da MMM Brasil (MMM Global) para quem fazia as suas doações no sistema: fazer parte de um mundo mais justo onde pessoas ajudam pessoas doando dinheiro diretamente entre as pessoas, quem fizesse uma doação teria então o direito de pedir uma doação para si na mesma quantidade que doou anteriormente com mais um acréscimo de 30% mensal. É possível fazer doações em reais ou em alguns tipos de moedas virtuais, como o Bitcoin.

Para quem participa da MMM Brasil fazendo e recebendo doações em Reais o sistema continua a funcionar sem ter sido feito nenhum tipo de confisco.

Para quem participava do sistema MMM Brasil doando em moedas virtuais o sistema passou pelo tal confisco das doações, ou Restart, que é o termo usado pela MMM Global.

Muitos “orientadores” da MMM falarão que não há que se falar em confisco já que, segundo os administradores da MMM Global, as doações são feitas de pessoa para pessoa e os valores não passavam por uma conta central.

Acontece que há muitas evidências de que as doações em moedas virtuais no sistema da MMM Brasil passavam sim por uma conta central para depois serem redistribuídas dentro do sistema para quem tivesse o direito de receber doações, inclusive a MMM Brasil já não estava mais deixando os seus participantes com moedas virtuais receberem doações (sacarem os Bitcoins que tinham doado para o sistema) mas estava deixando que convocassem outras pessoas e que as induzisse a fazer doações em moedas virtuais com a promessa de quera um sistema muito forte e que continuava a “dar doações” a quem pedisse com o acréscimo de 30% mensal sobre o valor anteriormente doado.

Nas últimas semanas quando um participante com moeda virtual na MMM Brasil solicitava fazer a doação para ficar com crédito no sistema e receber depois o que havia doado mais o acréscimo de 30% ele era direcionado a doar para uma pessoa cujo nome era estrangeiro, dando a entender que estava doando para um outro participante de um país da América Latina. A MMM Global justificava o fato como sendo um benefício a mais que estava sendo dado aos brasileiros de estarem agora com o seu sistema integrado ao de outros países da América Latina o que teoricamente iria aumentar o número de participantes na MMM Brasil fortalecendo ainda mais o sistema de doações.

Acontece que muitos participantes desesperados por estarem com seus saldos em bitcoins bloqueados pela MMM Brasil começaram a desenrolar o novelo do sistema MMM e começaram a desconfiar que estas pessoas de língua espanhola que apareciam no sistema MMM Brasil para receber as doações vindas de participantes brasileiros eram na realidade bots (perfis falsos) criados pelos administradores da MMM Brasil para o sistema MMM ficar com os bitcoins que estavam sendo doados por estes participantes.

Se isto realmente for verdade os administradores russos da MMM Brasil confiscaram alguns milhões de dólares em Bitcoins de brasileiros.

Mas o Brasil não é a primeira vez e nem o primeiro país em que a MMM Global usou o tal do Restart e uma justificava para confiscar (zerar) o saldo de Bitcoins que os seus participantes teriam a receber como doações.

Acontece que ninguém era obrigado a participar e nem a doar para a MMM Brasil, mas as pessoas eram seduzidas pelo canto da sereia de todo o marketing produzido pelo sistema MMM e também pelo sucesso de outras doações que já haviam feito na MMM Brasil e depois recebido doações em retorno acrescidas dos tais 30% de acréscimo. Segundo a MMM o sistema no Brasil funcionou bem, pagando seus participantes, por 2 anos e 11 meses até que teve a necessidade de sofrer o tal Restart.

Só podemos falar em golpe se realmente se confirmar a existência de uma conta central da MMM Global para recolher os bitcoins dos participantes que se oferecem para doar no sistema MMM, existindo a tal conta central fica bem lógico que a MMM implementa seu sistema de doações em um país ou região, espera os participantes tomarem confiança no sistema e então doarem cada vez mais moedas virtuais, quando há uma quantidade muito expressiva de moedas virtuais circulando no sistema MMM naquele determinado país então ela liga o seu sistema de bots e começa a recolher as doações feitas a partir de então para carteiras de moedas virtuais criadas pela própria MMM para recolher para si todas as doações feitas naquele determinado período de tempo.

Para manter os seus participantes tranquilos enquanto realiza esta operação os administradores publicam informativos de que está havendo mais pedidos de doações do que doações e que por isto precisam congelar os valores doados por um tempo mas logo o sistema irá voltar ao normal e que estes devem continuar a doar e também incentivar outras pessoas a doar para que o sistema possa voltar a funcionar normalmente.

Após recolher uma quantidade exorbitante de bitcoins dos seus doadores os administradores do sistema então publicam um novo informativo avisando que fizeram tudo o que era possível mas que infelizmente a única solução possível foi zerar a carteira de valores a receber de todos os seus participantes com moedas virtuais, o tal do Restart, e que a partir daquele momento o sistema volta a funcionar normalmente com novas regras e que as pessoas podem continuar a fazer novas doações em moedas virtuais e que sobre os valores destas novas doações elas poderão receber também doações acrescidas de uma determinada porcentagem alta, até que ocorra o tal do novo Restart.

É óbvio que os participantes apaixonados pelo sistema MMM não aceitarão uma explicação tão óbvia de que se trata de um esquema para recolher (confiscar) dinheiro de pessoas com ingenuidade financeira. Isto por que é comum neste tipo de esquema que os participantes sejam incentivados a pensar que estão participando de algo que está servindo ao propósito de acabar com a injustiça do mundo e das grandes corporações que dominam aquele meio econômico em que este novo sistema revolucionário está propondo algo diferente e revolucionário.

É assim nestes sistemas de “doações voluntárias” como a MMM Brasil mas é assim em diversos outros esquemas que subvertem o sistema, como o caso da pirataria da tv por assinatura, por exemplo, em que participantes enfurecidos atacam qualquer publicação que vá contra aquele seu objetivo de paixão.

Esta paixão faz com que as pessoas fiquem cegas para o óbvio, que no caso da MMM Brasil está publicado no próprio site do sistema MMM, um aviso bem esclarecedor para quem deseja fazer uma doação para o sistema MMM, leia este aviso abaixo:

ATENÇÃO!

Não há garantias e promessas! Nem explícitas nem implícitas.

Não há investimentos nem negócios! Os participantes se ajudam mutuamente, enviando dinheiro diretamente e sem intermediários. Isso é tudo! Não há mais nada.

Não há transações de valores mobiliários, sem relacionamento com os participantes profissionais do mercado de valores mobiliários; você não adquire nenhum título. (Você precisa deles? :-))

Não há regras. Em princípio! A única regra é que não há uma regra. Em absoluto! Mesmo que você siga todas as instruções, você ainda pode “perder”. O “Ganhar” pode acontecer de você não ser pago. Sem motivos ou explicações.

E em geral, você pode perder todo o seu dinheiro. Lembre-se sempre sobre isso e participe apenas com dinheiro de reposição. Ou não participe de nada! Amém. :-))

Os cidadãos da Rússia, do Cazaquistão e da Bielorrússia não podem participar da MMM.

Este é o aviso que todas as pessoas que vão doar algum dinheiro na MMM Brasil eram aconselhadas a ler, no entanto ele não era assim tão fácil de ser encontrado, no entanto ele está lá a cada vez que se vai fazer uma doação no sistema MMM.

Então, onde há regras e o ser humano adere a estas regras de livre e espontânea vontade, mesmo que o resultado final seja triste, estando ele dentro das regras é complicado de se dizer que foi prejudicado ou que não sabia.

A vontade de ganhar muito, a paixão pelo sistema revolucionário, a certeza de que vai mudar de vida, a ingenuidade financeira e outros fatores menos nobres fazem as pessoas ficarem cegas para este tipo de aviso e doarem cada vez mais dinheiro para o sistema pois habituaram-se a receber mensalmente aquilo o que doavam e muito mais.

Fatores que ajudam muito que um sistema como este MMM faça o confisco (Restart) dos valores que os participantes de criptomoedas tinham colocado no sistema e que mesmo zerando a carteira de moedas virtuais de todos os participantes em determinada região, ainda assim continue a gozar da confiança de muitos destes lesados que acabam por acreditar na história mal contada.

É bom que se atente para que o sistema ainda continua a funcionar bem com doações em Reais, que devem ser feitas de doador para recebedor, e este bom funcionamento das doações em reais tem o propósito para o sistema de “provar” que ele funciona, é honesto e paga realmente para quem doa.

Finalmente, as justificativas para zerar das contas em moedas virtuais dos participantes da MMM Brasil, restart, na realidade não justificam nada e pouco fazem sentido, bastando para isto se conhecer pouco sobre o assunto para entender que alguém arrecadou e vai continuar a arrecadar muito dinheiro com este tipo de sistema de doações.

Pincei algumas frases desta justificativa para comentar:

RESTART / RESTART

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

Caros participantes!

Infelizmente, temos que anunciar o restart para todas as criptomoedas. O motivo é um crescimento sem precedentes do preço do Bitcoin nas últimas semanas.Todo mundo, é claro, se apressou para vender seus Mavros-BTC (Solicitar Ajuda), tentando vender o máximo possível por medo de uma queda inevitável no preço. Ao mesmo tempo, quase todos os membros pararam de fornecer ajuda esperando uma correção do preço e a oportunidade para comprar bitcoins com preço mais barato (Prestar Ajuda).

Neste primeiro trecho já há um grande problema, o crescimento de valor do Bitcoin não afeta com grande impacto o sistema a ponto de se confiscar todas as contas, já que o saldo em BTC de cada pessoa continua a ser o mesmo, se realmente haviam muito mais pedidos de retirada de bitcoins que o de doar bitcoins então os administradores tinham a opção simples de congelar o crédito de todos e formar uma fila para ir liberando aos poucos os pedidos de doação enquanto ainda continuavam a receber pedidos de doar em menor quantidade, como informaram. Se o sistema estava realmente colapsado, por que continuar a receber doações se não estavam se propondo a repassar para os usuários brasileiros estas doações?

Este trecho também informa que os participantes queriam retirar seus valores em Bitcoins da MMM para vender esperando o preço do Bitcoin baixar, outra afirmação que não faz o menor sentido já que os participantes MMM não tinham motivo para se meter em um mercado arriscado como trade (que é saber a hora certa de vender caro para depois comprar barato), que exige um bom conhecimento técnico e muito controle emocional, no mercado de trade é complicado conseguir os 30% mensais oferecidos pela MMM e não havia nada, e nem há ainda, nada que indique que o preço do Bitcoin vai recuar e que seja hora de vender para comprar mais barato posteriormente.

Como resultado, tudo aconteceu instantaneamente. Então, temos que anunciar o restart e começar tudo a partir do zero. (Embora que, antes disso, as coisas estavam indo muito bem! Na verdade, esta é uma medida por motivo de força maior).

Então, teremos um reinício para as criptomoedas. (Nós destacamos que: isso é apenas para criptomoedas! Não haverá reinício para aqueles que prestaram ajuda via banco!)

Não aconteceu instantaneamente pois há haviam algumas semanas de créditos bloqueados para recebimento nesta plataforma da MMM e ainda assim eles continuavam a receber doações em criptomoedas vindas de participantes brasileiros e a publicar notícias e incentivar os seus orientadores a manter os participantes brasileiros calmos que tudo iria se resolver da melhor maneira possível e que já estavam implementando medidas para não precisar fazer o temido Restart.

Por fim alguns participantes da MMM detectaram movimentação estranha em carteiras de moedas digitais que receberam moedas de participantes brasileiros, algumas destas carteiras enviando seu saldo recebido para outras carteiras que já acumulavam dezenas e até centenas de bitcoins, totalizando o acumulo de alguns milhões de dólares para apenas um participante.

Outras carteiras que receberam doações foram criadas para receber apenas aquela doação específica e nunca mais foram movimentadas (será que esperam o Restart ser esquecido para então serem movimentadas?).

Infelizmente eu fiquei sabendo de algumas histórias doloridas como o de uma pessoa que já era participante antiga e havia doado para o sistema MMM Brasil 20,6 Bitcoins, o que na taxa atual de hoje, 17 de dezembro de 2017, corresponde a aproximadamente R$ 1.421.400,00 (hum milhão, quatroscentos e vinte e um mil e quatrocentos reais), é isto mesmo, esse alto valor, ele tinha colocado tudo o que havia acumulado em bitcoins nesta MMM e estava com a conta bancária praticamente zerada esperando continuar a ganhar mais e mais 30% durante o ano de 2018. Perdeu tudo!

E como este participante acredito que existam muitos e muitos outros que colocaram valores tão altos e expressivos em doação, mesmo sabendo que não havia garantia e que, segundo o próprio aviso da MMM: “em geral, você pode perder todo o seu dinheiro”.

O que você tem que se atentar em toda esta história é que este ocorrido não é culpa do Bitcoin e muito menos das moedas virtuais, esquemas e golpes ocorrem com todo tipo de moeda e ativos de valor que sejam aceitos com facilidade no mercado.

Este desenrolar deve ser atribuído à falta de habilidade financeira (ingenuidade financeira), à falta de informação, ao desejo de se ter muito dinheiro, à incrível capacidade que os brasileiros e outros povos tem em acreditar nas pessoas mesmo quando a história não parece muito bem contada.

Se você leu até aqui, peço sua atenção, vamos ter uma conversa mais particular a partir deste ponto.

Tenho publicado aqui no GPS.Pezquiza.com algumas matérias e dicas sobre bitcoins e raramente sobre investimentos e aqui e ali alguns conselhos sobre vida.

Faço isto por que em um momento tão grave para nós brasileiros, com 13 milhões de desempregados, eu decidi, no segundo semestre do ano passado, pedir demissão do meu emprego, onde eu tinha benefícios e um salário bastante razoável, para viver das minhas atividades na internet, tanto aqui no GPS.Pezquiza.com quanto em outros projetos nos quais esporadicamente eu presto consultoria ou me envolvo no planejamento, no direcionamento e recebo por isto.

Como as pessoas que me seguem a tempos já sabem, eu havia escolhido nos últimos anos trabalhar muito, muitos dias com média de 16 horas diárias em atividades diversas, sempre honestas, muitas delas na internet, outras fora da internet pois o meu posicionamento profissional permitia, e ainda permite, receber convites para atividades que necessitam de análise de informações para a tomada de decisões.

Resolvi usar estes conhecimentos para a minha vida pessoal, me preparei por mais de um ano pois sabia que a “oportunidade” de me demitir com um acordo razoável viria e eu iria precisar me preparar para este momento para conseguir fazer esse desligamento do meu emprego formal e poder usar o meu tempo para atividades que realmente seriam melhores para mim e para a minha família.

Consegui entrar em um acordo de seis meses com a empresa que me empregava e marcamos meu desligamento para 31 de outubro, no data do desligamento eu tinha certeza que havia feito a coisa certa mesmo tendo sofrido um evento muito desagradável no final do mês de setembro, com um roubo ocorrido em minha casa onde me levaram muitos bens materiais, mas ficou o meu conhecimento e capacidade entendimento de que aquilo provavelmente ocorreu para que eu pudesse analisar melhor as minhas prioridades financeiras e refletir sobre o que ainda estava fazendo de errado financeiramente.

A partir do momento que eu consegui refletir com menor envolvimento emocional sobre o ocorrido eu pude perceber que haviam planos que eu estava fazendo para a minha vida e para a vida da minha família que ainda não era e não é o momento, que haviam muitas outras prioridades para colocar de vez a nossa vida nos trilhos corretos para poder criar os meus filhos sem grandes percalços e dentro de uma vida digna e decente.

Quem acessa e lê o GPS.Pezquiza.com imagina que eu sou uma pessoa que assiste muito à televisão mas a realidade é que não, eu gosto de tecnologia e da tecnologia ligada à televisão, mas eu não sou um espectador de televisão e também já comentei muito sobre isto aqui neste site, eu sou um ávido consumidor do Youtube e de vídeos que me tragam informações relevantes. Nos últimos tempos tenho conseguido convencer a minha esposa a também não assistir televisão, até por que estamos tendo apenas um aparelho em casa onde as crianças passam a maior parte do tempo vendo desenhos animados.

Tem umas duas semanas que a minha esposa não assiste emissoras de tv e diz não estar sentindo falta. Já está percebendo que a maioria das notícias nos jornais não refletem a verdade e muito menos trazem informação que possa ser usada em nosso benefício. Também percebeu que os temas propostos pelas novelas e defendidos com furor por muitos não são aqueles temas que no momento impactam de forma significativa a nossa vida e muito menos são tratados de uma maneira que realmente traga algum benefício para a nossa família.

É preciso pensar melhor, é preciso pensar diferente, é preciso pensar da forma certa, é preciso ser exposto a ideias e pensamentos que realmente nos incomodem, nos façam tomar melhores rumos para as nossas vidas e para as nossas famílias, é preciso entender que o que o mundo quer de nós nem sempre é o melhor caminho para seguirmos.

A cada vez que eu publico alguma informação aqui no GPS.Pezquiza.com sobre finanças, algum conselho de investimento, alguma dica de vida, recebo e-mails com histórias de pessoas que estão precisando de aconselhamento, de um rumo, o querem que eu fale mais sobre como podem investir.

Venho pensando durante este mês em como posso fazer isto de uma forma diferente do que é feito atualmente, já que as informações que estão por aí são muito desencontradas, muito técnicas, complexas, e em grande parte das vezes focam somente no resultado, sem mostrar um caminho correto a se seguir até que se chegue neste resultado e então se possa realmente desfrutar deste resultado de forma lúcida, de uma forma bem pensada, que gere satisfação por estar lá.

Resolvi então dar um tempo em outras atividades que eu estava fazendo ou mesmo planejando para me dedicar ao planejamento de um projeto voltado a pessoas que queiram mudar a sua vida financeira de forma consistente e que queiram, sobretudo, que esta mudança impacte a sua família e os seus filhos para que estes também possam se encaminhar de uma maneira correta se livrando de muitas amarras e problemas que uma vida financeira mal administrada causa a todos nós.

Não é um projeto com o intuito de enriquecer pessoas em investimentos pois no final esta é uma decisão pessoal de cada um, é um projeto para fazer com que as pessoas enxerguem o caminho para se tornarem independentes financeiramente e libertos de erros financeiros que impactam em todos os aspectos de suas vidas pois querendo ou não o dinheiro impacta a nossa vida durante todo o tempo e a falta de dinheiro suficiente para as nossas necessidades impacta de forma grave não só a nossa qualidade de vida como também a nossa qualidade emocional.

Por isto eu quero convidar você a participar deste projeto, se você acha que precisa de um caminho novo, que precisa pensar de forma diferente, que precisa pensar de forma mais correta as escolhas que impactam a sua vida financeira e principalmente pensar melhor a sua vida financeira, o que eu estou criando agora é um projeto para te incomodar, para te tirar da sua zona de conforto, para fazer você se mexer, pensar em ideias diferentes, muitas vezes desconfortáveis no entanto necessárias.

Como as pessoas que já me seguem aqui no GPS.Pezquiza.com sabem eu gosto de fuçar a informação, gosto de propor pensamentos diferentes, gosto de ir bem mais adiante do que aquela informação que todos gostam de publicar, a minha intenção é sempre provocar, deixar a discussão acontecer.

Acredito que 2018 será um ano muito diferente para nós brasileiros, um ano em que as pessoas precisam estar muito bem preparadas para não se deixarem ir por armadilhas que irão conseguir piorar ainda mais a sua vida e a de suas famílias.

E onde o Bitcoin entra nisto, há na ideologia do Bitcoin uma mentalidade que impacta muito o modo como as pessoas pensam na vida, muitos dos meus leitores querem aprender mais sobre como investir em Bitcoins da maneira correta, e pretendo lhes apresentar os melhores caminhos para se investir em Bitcoins sem cair em erros e armadilhas que possam acabar por lhe tirar tudo o que tem no bolso, como neste caso da MMM.

Eu tenho uma palestra já preparada sobre como “Começar no Bitcoin da Maneira Certa” em que abordo de maneira rápida diversos pontos sobre o pensamento de quem se propõe a investir e então passo por todas aquelas informações que são realmente relevantes quando se pensa em investir em Bitcoin. Nada de termos técnicos complicados, nada de aconselhamentos para que você invista de forma exagerada e em atividades que exigem alto grau de conhecimento técnico mas que são oferecidas para pessoas leigas somente para se apossar do dinheiro destas pessoas.

Meu intuito é passar as melhores informações e conselhos para que as pessoas leigas possam entender e fazer o que é certo e benéfico para as suas vidas.

Esta palestra eu pretendo oferecer para todos os seguidores do GPS.Pezquiza.com e também para todos os que estes seguidores quiserem convidar através de uma live no Youtube nesta semana ainda, entre 18 e 22 de dezembro, vou publicar um agendamento de Live no Youtube para que você possa se preparar para assistir essa apresentação, em horário noturno para que seja um bom horário para as pessoas que estão trabalhando durante o dia.

Mais que isto estou criando dois canais no Telegram para tratar de Finanças e Bitcoins, um canal de acesso gratuito será inicialmente liberado para todos os que tiverem acesso ao link que estou divulgando abaixo, este canal irá propor temas e publicar informações mais básicas para quem deseja melhorar a forma de pensar sobre a vida e melhorar a sua vida financeira, posteriormente um canal pago com informações mais detalhadas e também com ferramentas para que possam se aprofundar em seus conhecimentos e nos benefícios que pretendem, informações sobre como entrar neste segundo grupo serão postadas no grupo gratuito, então basta seguir o grupo gratuito para poder se habilitar para o outro grupo no momento certo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL GRATUITO FINANÇAS E BITCOINS NO TELEGRAM. e convide também outras pessoas que também precisam progredir na sua forma de pensar em suas finanças pessoais.

Se tiver algum problema ao tentar acessar e entrar no canal entre em contato comigo pelo email [email protected]

Fique ligado para participar em breve da live em que vou apresentar a palestra COMEÇANDO NO BITCOIN DA MANEIRA CERTA que será transmitida através do canal GPSPezquizaOficial no Youtube.

Aproveita e já se inscreve no canal.

Obrigado por sua atenção e tenha uma ótima semana!