INVESTIR NA PAYDIAMOND E RECEBER CRIPTOMOEDA MKTCOIN COMPENSA OU É FRAUDE

751

O tema investimentos e Bitcoin está muito presente aqui no GPS.Pezquiza.com nestes últimos dias a pedido dos nossos leitores que sempre estão enviando alguma dúvida sobre investimento, então estou pensando em um novo projeto separado aqui do GPS.Pezquiza.com e voltado para pessoas leigas no assunto que precisam de informação tanto para organizar o seu pensamento sobre dinheiro quanto para organizar a sua vida financeira, se você deseja um conteúdo com linguagem simples para leigos e se aceita pagar um valor mínimo mensal por um conteúdo que lhe ajude a se organizar financeiramente e a aprender a investir para fazer o dinheiro trabalhar para você, mande a sua opinião para o meu e-mail pessoal [email protected]

Antes de mais nada quero esclarecer por que estou falando em cobrar para oferecer um conteúdo sobre vida financeira voltado para pessoas leigas: como eu compartilhei aqui no GPS.Pezquiza.com, eu pedi demissão e fiz a minha rescisão no último dia 30 de outubro, então atualmente a minha fonte de renda é o meu trabalho na internet e como tenho duas oncinhas para criar (filho de 6 anos e filha de 10 anos), eu realmente preciso receber um suporte financeira para conseguir dedicar um bom tempo a organizar e criar este tipo de conteúdo.

Vamos então ao assunto do título desta matéria, que é responder a um e-mail enviado pelo nosso leitor Jorge sobre investir em uma empresa denominada PayDiamond:

Bom dia, sou leitor do GPS.pesquisa.com, que por sinal tem me ajudado muito com algumas matérias, gostaria de uma ajuda a respeito de um investimento, me foi oferecido participar de uma empresa de nome: PAYDIAMOND, está empresa teria uma mina de diamantes e eu compraria um pedra, que por contrato chegará em seis meses e nesse interrupção de tempo o dinheiro que usei para comprar essa pedra teria uma valorização de 5% semanal, no final de 6 meses ou 1 ano, eu posso optar por receber a pedra ou o meu dinheiro de volta corrigido, em 12 meses daria 250%, e a empresa ainda possui uma kriptomoeda, de nome Marktcoim.

Gostaria de ajuda para saber se essa empresa não é mais uma fraude de pirâmide.

Desde já agradeço.

Jorge

Jorge, obrigado por ter enviado esta questão.

Junto ao seu e-mail você me enviou o link de dois vídeos sobre a empresa PayDiamond aos quais eu assisti atentamente para entender do que se trata o assunto.

Quero primeiro falar que a palavra investimento para nós brasileiros é muito mal entendida pois lidar com um dinheiro em nossa sociedade ainda é um tabu, nós não falamos sobre o nosso dinheiro, como usar o nosso dinheiro e em muitos casos nós temos receio de parar para pensar no assunto, ou seja, nem com nós mesmos nãos falamos sobre dinheiro e é aí que acabamos entrando em diversas “roubadas”, não só por que investimos mal o nosso dinheiro, mas também por que entramos num ciclo de dívidas e outros gastos mal pensados que nos prejudica na maioria das vezes até mais do que investir de maneira errada.

No caso desta empresa, PayDiamond, que oferece 25% de retorno mensal, quando uma pessoa leiga em investimentos olha para a oferta e o marketing que a PayDiamond faz já fica tentada a entrar no negócio enxergando na oferta da empresa uma oportunidade de enriquecer rapidamente.

A realidade é que o que o pretenso investidor quer (eu, você e 99% da população que pensa em colocar uma grana em um investimento qualquer) é uma forma de colocar um pouco de dinheiro em algo e enriquecer em pouco tempo para não precisar mais trabalhar ou se esforçar para pagar as contas no final do mês. Acrescente-se aí que a gente logo sonha em gastaro dinheiro com viagens, carros, roupas caras, festas e tantas outras coisas que fazem parte do nosso imaginário sobre o que é ter uma vida de qualidade.

Este nosso desejo é uma isca que determinadas “ofertas de investimento” usam para nos oferecer negócios de risco extremamente elevado para o investimento.

O que seria o risco extremamente elevado? É aquele tipo de investimento em que você vai colocar o seu dinheiro a fundo perdido, ou seja, você já coloca o seu dinheiro ali estando consciente de que já perdeu ele e se realmente conseguir extrair algo daquele investimento considere como um lance de sorte comparável a ganhar na loteria.

Quando você pensa em investir em algo que é de um risco extremamente elevado, primeiro você tem que pensar no mínimo dez vezes antes de o fazer realmente, depois se você decidir prosseguir com a loucura você deve colocar no máximo, no máximo dos máximos, 5% daquele dinheiro que você tem reservado para investimentos, mais do que isto é realmente loucura e você deve então ir ao médico e pedir um medicamente que lhe ajude a clarear as ideias.

Estou com isto dizendo que a PayDiamond é uma fraude?

Pode até ser que não seja, mas tudo o que existe na oferta desta empresa ativa o nosso sinal de alerta de que há uma história muito mal contada aí:

– Pra começar ela oferece a exploração de um produto (diamantes) cujo mercado é muito complexo para um cidadão comum entender, e ela diz trabalhar em todo o ciclo comercial do diamante, desde a exploração até a venda para o mercado de… opa, lastro??? A exploração legal que diamantes exige muito investimento, inclusive para se conseguir o direito legal de exploração do minério e licenças ambientes, em se falando sobre este tipo de exploração em um país da África, é difícil entender por que uma empresa teria todo este desgaste para depois oferecer de mão beijada um lucro de 250% pelo simples fato de se “investir” nesta empresa, e tem todas as demais etapas do processo… Esta história está muito mal contada.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– Depois a empresa cita que está registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como um fundo financeiro o que lhe garante segurança para investir nela… Mas não é bem assim que a coisa toca. Eu fiz a pesquisa na CVM e descobri o seguinte, o fundo foi registrado em abril de 2017 com um patrimônio que não condiz com a magnitude da oferta que a empresa está fazendo ao mercado, R$ 584 mil não dá nem pra começar a cogitar em se explorar diamantes na África, mas o problema maior nem é este, o fundo foi formado com recursos podres de precatórias e no mês de julho a administradora do fundo pediu para ele ser liquidado, ou seja, fechado, finalizado, exterminado.

Veja só o que consta no documento que está registrado na CVM:

Em 17/07/2017 foi postado na CVM através do documento “Edital Convocação Assembleia Geral Ordinária” a Comunicação de Renúncia Imediata e Irretratável das
atividades de administração, custodia, escrituração de cotas e distribuição do fundo. A Administração convocou Assembleia Geral de Cotista (AGC) para decidir a respeito da substituição ou liquidação do fundo.

Veja por você mesmo as informações sobre este fundo de investimento PayDiamond que já não existe mais no seguinte link:

http://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/InfoTriFIDC/CPublicaInfoTriFIDC.aspx?PK_PARTIC=153152&COMPTC=&TpConsulta=21&TpPartic=87

Será que eles registraram este fundo de investimento só para gravar um vídeo mostrando a página da CVM e usar o nome desta instituição como um garantidor do negócio que estão propondo? Este tipo de estratégia só engana as pessoas leigas e é usada por empresas fraudulentas.

A verdade aqui é que não existe fundo nenhum e nem aval da CVM para este investimento, ou seja, o que eles estão pedindo é que você doe o seu dinheiro para eles com a esperança de receber uma compensação no futuro, sem regras documentais claras para isto.

– A oferta da PayDiamond ainda inclui uma criptomoeda, atenção, eles oferecem uma criptomoeda e não o Bitcoin. Bitcoin é uma coisa e outras moedas virtuais é outra, tem muita gente se aproveitando do sucesso da moeda virtual Bitcoin e do fato de a maioria da população não querer buscar informações reais sobre o assunto para aplicar golpes com criptomoedas. No caso desta PayDiamond há a oferta de uma tal criptomeda MKTCoin.

Acontece que esta MKTCoin é uma criptomoeda que não existe, e aqui você pode usar a mesma lógica de entendimento que eles fizeram com o tal fundo na CVM. Para que uma criptomoeda realmente exista para o mercado de criptomoedas ela precisa passar um processo de criação e oferta desta moeda ao mercado de corretoras que negociam moedas virtuais, são uma espécie de bolsa de valores das criptomoedas. Somente depois desta aceitação e de a moeda virtual passar por uma oferta inicial ao mercado (ICO) e ser listada para negociação em uma corretora de criptomoedas é que se pode dizer que uma virtual realmente existe.

Mas não basta a criptomeda existir, as pessoas tem que realmente querer comprar e vender ela para que ela realmente tenha algum valor, se ninguém quer a tal moeda virtual, mesmo que ela exista você estará com uma moeda virtual que não vale nada, ou seja, trocou seu dinheiro por nada.

E como eu sei com certeza se esta MKTCoin existe ou não? É fácil, todas as moedas virtuais que existem, bem como o valor total de mercado delas estão listados em um ranking no site CoinMarketCap, neste momento há mais de 1.300 moedas virtuais listadas lá, mas a tal MKTCoin não é uma delas.

Só para complementar, não é por que moeda está listada no CoinMarketCap que compensa comprar ou negociar ela pois 94% do dinheiro investido em criptomoedas no mundo está concentrado nas primeiras 20 moedas do ranking do CoinMarketCap, sendo que 64% do dinheiro colocado em criptomoedas pertence ao Bitcoin e por isto esta moeda específica, o Bitcoin, o nome da moeda é somente Bitcoin e nenhum aditivo mais, o Bitcoin é considerado o ouro das moedas virtuais.

– Para piorar a situação eles inseriram na sua oferta o Marketing Multinível que em sua essência é uma boa estratégia de conquista de mercado mas que no caso do Brasil é usado para formar esquemas fraudulentos de pirâmides em mais de 90% dos casos em que é usado. E se o negócio de diamantes é assim tão lucrativo, para que mesmo é necessário o marketing de rede para sustentar o negócio? Simples, para a formação da pirâmide.

– Pra finalizar você coloca o seu dinheiro no “negócio” e só tem a esperança de o recuperar após um ano… Pense bem, em quem mesmo você confiaria para doar o seu dinheiro suado e receber somente depois de um ano de volta com a promessa de ganhar 250% em cima como compensação? Percebe que quem está na realidade oferecendo muito é você e não a proposta da PayDiamond?

Investimento é uma atividade que desequilibra o emocional das pessoas, ganhando ou perdendo sempre fica algum tipo de abalo emocional para o investidor, principalmente para aquele que não tem experiência em investir, eu cito o caso Avestruz Master que ocorreu aqui em Goiás e que traumatizou milhares de famílias goianas, uma experiência traumatizante para pessoas que acharam que iam ficar ricas com uma promessa tão extravagante e extraordinária quanto a desta PayDiamond, pessoas venderam tudo o que tinham na esperança de ficarem ricas do dia para a noite e no final levaram uma rasteira e ficaram sem nada.

Meu amigo, é muita coisa contra esta oferta que você recebeu, se inclua fora dela para o bem do seu dinheiro, comece investindo de forma mais segura e vá estudando a renda variável até realmente conseguir detectar investimentos de risco que não sequestrem todo o seu dinheiro sem que você possa reaver ele inteiro ou em parte quando não estiver mais se sentindo confortável com o investimento.

E para finalizar, é provável que você se depare com pessoas que digam que ganharam dinheiro com este esquema, se isto acontecer será muito difícil de você determinar se elas realmente ganharam com os tais diamantes ou se foi por fazerem a roda da pirâmide andar, por isto se você se deparar com casos de pessoas que ganharam, não pense que foi você quem perdeu, pois na realidade você somente deixou de ganhar e mesmo assim você não saberá qual foi a real maneira utilizada para ter este ganho pois as pessoas neste tipo de “negócio” são treinadas a não falar a verdadeira verdade.

Repasse esta matéria para os seus amigos para que eles não caiam neste tipo de conversa fiada.