É POSSÍVEL GUARDAR BITCOINS EM UM PEDAÇO DE PAPEL… Entenda o que é uma CARTEIRA DE BITCOINS

964

Para responder a mais uma dúvida que está sendo muito perguntada através de e-mails e mensagens para o GPS.Pezquiza.com referente a Bitcoins, vamos falar sobre como armazenar Bitcoins, especialmente sobre como armazenas Bitcoins em um pedaço de papel… É isto mesmo, não é brincadeira não, um pedaço de papel serve para armazenas Bitcoins.

Vamos lá pois é grande a dúvida que as pessoas tem sobre o que é um Bitcoin e sobre como é que uma pessoa que adquire Bitcoins consegue armazenar a moeda ou mesmo manter a propriedade sobre ela.

Explicar um Bitcoin necessita de uma matéria somente para este assunto, mas por hora é importante que você saiba que o Bitcoin é um código formado por uma sequência de letras e números, este tipo de sequência é chamada de hexadecimal, gerada por uma complexa equação matemática e registrada de forma sequencial (uma após a outra) em um arquivo conhecido como livro de registro onde é informado além desta sequência, o Bitcoin, também que é o “dono” dele.

O dono do Bitcoin é registrado no tal livro de registro dos Bitcoins não com as suas informações de identificação pessoal, como o CPF, por exemplo, e sim como uma outra sequência hexadecimal complexa chamada de carteira de Bitcoin (Bitcoin Wallet). Uma carteira de Bitcoin é formada pelo endereço de Bitcoin (Bitcoin Address) que permite que você deposite e receba Bitcoins nesta carteira e também veja o seu saldo em Bitcoins depositado nesta carteira; e também é formada por uma Chave Privada (Private Key), que além de permitir ver o seu saldo em Bitcoins depositado nesta carteira também permite que você gaste esse saldo.

Ou seja, o endereço de Bitcoin você pode compartilhar para poder receber pagamentos nele mas a chave privada você deve manter em sigilo absoluto pois qualquer pessoa que a tenha pode gastar os Bitcoins guardados nesta determinada carteira.

É de extrema importância que você saiba que você deve ter o máximo cuidado em não perder a chave privada de uma carteira de Bitcoins na qual você tenha Bitcoins depositados pois se você há perder, mesmo que você saiba qual é o endereço de Bitcoins dela, não será possível você recuperar os Bitcoins que estão nela. Já o contrário é possível, se você não sabe mais qual é o endereço de Bitcoins de uma carteira onde tenha depositado Bitcoins mas você tenha a chave privada dela, conseguirá com facilidade recuperar o endereço de Bitcoins desta carteira.

Desta maneira podemos entender que na realidade uma carteira de Bitcoins é pura e simplesmente um código hexadecimal que determina a posse de determinada quantidade de Bitcoins ou mesmo a posse de nenhum Bitcoin.

Sendo portanto uma carteira de Bitcoins uma sequência hexadecimal, é possível armazenar (escrever/imprimir) esta sequência em um pedaço de papel e usar este pedaço de papel para recuperar/gastar estes Bitcoins quando necessário.

OK, mas e como é que se gasta mesmo estes Bitcoins se eu tiver uma chave privada de uma carteira de Bitcoins em mãos?

Você vai precisar de um programa capaz de ler esta chave privada e interagir com o livro de registros da rede de Bitcoins, formada por milhares de computadores ao redor do mundo, para que este programa reivindique a posse daqueles determinados Bitcoins para você e informe que você vai passar estes Bitcoins para uma outra carteira de Bitcoins (chave privada).

Este programa pode ser instalado em um celular, pode ser um programa online, ou seja, um site que oferece o programa sem a necessidade de instalar, ou mesmo pode ser um programa instalado no seu computador pessoal. Há vantagens e desvantagens em cada um destes programas, estas também podemos falar em uma matéria posterior aqui no GPS.Pezquiza.com, mas o mais importante para você saber sobre estes programas que manipulam os Bitcoins que você tem em sua carteira de Bitcoins é que se eles armazenam em seus arquivos digitais a chave privada da carteira que tem os seus Bitcoins de alguma maneira em alguem momento a segurança daqueles seus Bitcoins pode ser comprometida.

Quando você instala um programa destes em seu smartphone, computador ou mesmo usa um online, o próprio programa já vai lhe propor criar uma carteira de Bitcoins para você, mas você também tem a opção de importar a chave privada de uma carteira que você já criou para dentro deste programa ou pode até mesmo não importar esta chave privada e somente fazer uma leitura temporária da chave privada neste programa quando precisar gastar todo ou somente um pouco dos Bitcoins que tem na carteira, após teste uso o programa deleta a chave privada da sua carteira de Bitcoins da memória dele (este método é conhecido como varrer a sua carteira de Bitcoins).

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Há muitas maneiras de se gerar uma carteira de Bitcoins, ou seja, uma chave privada válida para interagir no livro de registro de Bitcoins da rede mundial que valida as operações com Bitcoins em todo o mundo. Vou lhe ensinar nesta matéria uma das maneiras mais usadas que é através de um site gerador de carteiras de Bitcoins.

Esta maneira no entanto não é a mais segura para as pessoas que querem ter completa certeza de que ninguém, além de si próprio, poderá saber qual é a sua chave privada.

Farei uma matéria posterior explicando o método para gerar uma carteira de Bitcoins tendo 99,9% de segurança, no entanto este método foge neste momento do assunto desta matéria.

Gere a sua carteira de Bitcoins da seguinte maneira:

– Acesse o site https://www.bitaddress.org/

– Movimente o mouse pela tela do site para que ele gera, através da movimentação que você estará fazendo com o mouse na tela do site, uma sequência hexadecimal que será usada para gerar uma carteira de Bitcoins para você.

– Haverá um contador de porcentagem informando qual é a porcentagem do código já completada, quando completar 100% o site vai lhe mostrar o seu código de carteira de Bitcoin, representado tanto por um código hexadecimal quando por um QRCode que quando lido informa exatamente este código hexadecimal. É possível incluir uma senha para que se consiga ler o QRCode que contém esta chave privada.

– Para facilitar o seu uso o site gera a chave privada e já lhe informa o endereço de Bitcoin desta chave privada.

– Se você clicar na opção Paper Wallet (carteira de papel), o site já inclui o seu código de carteira de Bitcoin em uma bela arte para imprimir e guardar a sua chave privada da sua carteira de Bitcoins.

Você pode usar a função de Armazenamento a Frio de um aplicativo de carteira de Bitcoin como o Mycelium, por exemplo, para gastar os Bitcoins que por ventura depositar nesta carteira que você gerou.

Você pode gerar e usar quantas carteiras você quiser, de acordo com a sua necessidade e estratégia de segurança para o seu patrimônio em Bitcoins.

Como uma forma de brincadeira e incentivar você a aprender mais sobre o mundo dos Bitcoins eu depositei o dinheiro do lanche em uma carteira de Bitcoins cuja chave privada você verá em uma imagem abaixo, resolva a senha antes de todo mundo e você poderá usar os Bitcoins que coloquei nela.

Mais sobre Bitcoins publicaremos em matérias futuras, continue conosco.