“Acho que MEU MARIDO CLONOU MEU WHATSAPP. Como descobrir?”

638

O GPS.Pezquiza.com recebeu da nossa leitora Roberta a seguinte pergunta sobre WhatsApp clonado:

Olá,

Tenho uma dúvida sobre whatsapp que acredito seria interessante, pois não encontrei resposta em minhas pesquisas na internet.

Meu marido instalou no meu aparelho celular/androide o whatsapp.

Esse whatsapp tem número diferente do dele, porém quando foi feita a instalação vieram todos os contatos contidos no whatsapp de meu marido.

Quando adiciono um contato no meu whatsapp não se adiciona automaticamente no dele e vice versa. As ações de bloqueio, etc. feitas em uma conta não se replicam na outra.

Tanto meu telefone quanto o dele estavam vinculados a mesma conta google.

Vejo que no meu whatsapp não consta a opção back up automático para o google drive.

Minha dúvida é se o que eu tenho como whatsapp instalado é um clone do de meu marido e por isso se ele tiver optado por backup automático no google drive todas as minhas conversas do meu whatsapp também serão salvas no google drive mesmo eu não vinculando o meu whatsapp/aparelho para esse backup?

Espero que possa me responder.

Obrigada,

Olá Roberta, muito obrigado por sua pergunta, tenho recebido muitas perguntas sobre pessoas querendo saber como clonar o whatsapp de outras pessoas no entanto eu vejo no meu dia a dia que essa situação de se preocupar com o whatsapp estar clonado é muito comum também.

Vamos então responder as suas questões por partes:

…Meu marido instalou no meu aparelho celular/androide o whatsapp. Esse whatsapp tem número diferente do dele, porém quando foi feita a instalação vieram todos os contatos contidos no whatsapp de meu marido…

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Os contatos do smartphone do seu marido apareceram no seu smartphone por que ele tem no smartphone dele habilitada a opção de fazer backup dos contatos que estão no smartphone dele, ou seja, se você olhar na opção Contatos do seu smartphone vai ver que tem mais contatos dos que os que estão aparecendo no WhatsApp pois na realidade você não acrescenta contatos ao seu Whatsapp, o que você faz é acrescentar contatos ao seu smartphone e se estes contatos tem WhatsApp o aplicativo reconhece automaticamente e mostra o contato para você no WhatsApp.

Quando se configura o smartphone pela primeira vez é feita uma sincronia das configurações salvas a partir deste e-mail fazendo a mesma configuração neste smartphone que está sendo configurado, entre estas configurações estão a sincronização dos contatos que a pessoa tem e estão salvas na conta do Gmail, como o seu marido usou o mesmo e-mail que usou para fazer o backup dos contatos do telefone dele, estes contatos que lá estavam salvos foram colocados no seu novo smartphone.

…Quando adiciono um contato no meu whatsapp não se adiciona automaticamente no dele e vice versa. As ações de bloqueio, etc. feitas em uma conta não se replicam na outra.
Tanto meu telefone quanto o dele estavam vinculados a mesma conta google…

Quando você adiciona um contato no seu smartphone ele não adiciona no smartphone do seu marido e vice versa por que a opção de sincronizar está configurada como manual, se ela estivesse configurada como automática isto aconteceria sim, mas da mesma forma o contato seria salvo na função de Contatos do seu telefone e no dele para então depois aparecer nos contatos do Whatsapp.

As ações de bloqueio e outras que você tomar contra os seus contatos no WhatsApp não se replicará no smartphone do outro pois os aplicativos, tanto seu quanto dele, continuam independentes um do outro, ou seja, nem você pode ver pelo WhatsApp as ações e conversas que ele toma e vice versa.

Como você disse que tanto o seu telefone quanto o dele “estavam” vinculados à mesma conta do Google, acredito que você mudou esta conta do Google no seu telefone para ficar independente da conta dele.

Vejo que no meu whatsapp não consta a opção back up automático para o google drive.

Minha dúvida é se o que eu tenho como whatsapp instalado é um clone do de meu marido e por isso se ele tiver optado por backup automático no google drive todas as minhas conversas do meu whatsapp também serão salvas no google drive mesmo eu não vinculando o meu whatsapp/aparelho para esse backup?

Se não está explicito na configuração do seu whatsapp que está sendo feito um backup em uma conta do Google Drive então é por que não está sendo feito este backup para nenhum Google Drive, no entanto isto não quer dizer que de alguma forma o seu marido não esteja tendo contato ao que ocorre no seu whatsapp e também a tudo o que ocorre no seu telefone.

Não posso falar sobre o seu relacionamento com o seu marido pois não os conheço então o que vou falar a partir de agora é de uma forma geral para que todas as pessoas possam proteger a sua privacidade.

Esse negócio de “ganhar” um smartphone de quem quer que seja é meio caminho andado para você dar uma chance para que esta pessoa devasse a sua privacidade pois atualmente há muitas maneiras de se capturar as ações que ocorrem nos smartphones e outros aparelhos que permitem comunicação.

Se o seu WhatsApp estivesse configurado com backup para o Google Drive daquela conta comum com o seu marido com certeza ele teria acesso à sua comunicação no WhatsApp, mas estaria dando muito na cara não é mesmo?

Há vários outros aplicativos muito mais discretos que podem tirar prints de tempos em tempos da tela do seu smartphone e enviar para um e-mail específico, também há aplicativos que capturam tudo o que você digita, que capturam as imagens que você tira em fotos e prints de tela, que até mesmo são capazes de gravar o áudio da comunicação que você está fazendo em seu telefone.

Por este motivo não posso afirmar com certeza que seu telefone não está clonado, por isto a melhor opção que há se você estiver desconfiada é levar o seu telefone para a assistência técnica e explicar que você quer apagar a memória dele definitivamente deixando-o da maneira que ele veio da fábrica.

Uma outra dica muito importante é que você opte sempre por comprar você mesmo os aparelhos que você vai usar para se comunicar daqui em diante.