5 dicas para a sua TV de LED durar mais… A 4º você tem que se esforçar para cumprir

12641


LED é a tecnologia que a maioria das pessoas hoje em dia querem para as suas televisões, são televisões finas, bonitas, com boa imagem e que se destacam nas paredes de nossas residências.

O preço do televisor de LED tem caído ano a ano e está cada dia mais acessível comprar uma TV de LED de tela grande, no entanto, ainda é um gasto elevado pagar R$ 1,5 mil acima em uma TV de LED acima de 40 polegadas.

Quando as pessoas compram uma TV de LED a última coisa que vem à cabeça delas é, quanto tempo esta TV irá funcionar sem que eu precise substituí-la, no entanto, esta questão deveria sim ser uma preocupação do comprador.

A TV LED, assim como qualquer outra TV ou equipamento eletrônico, tem uma vida útil limitada em horas, e é importante ter isto em mente para não desperdiçar este tempo de uso de forma inútil, lembre-se, tempo de vida útil de uma TV de LED é dinheiro.

Os fabricantes de TV de LED estimam o tempo de vida útil de seus produtos entre 60 mil a 100 mil horas de uso, mas nem tudo é o que parece, as fabricantes informam hora de uso, não quer dizer que sejam horas de uso com grande qualidade.

Estas horas de uso estimadas pelas fabricantes de TV de LED indicam que será ainda possível ver imagens na sua TV, no entanto a qualidade desta imagem irá se deteriorando em seu tempo de vida útil até não ser mais possível ver imagens na TV.

Isto significa que quanto menos tempo de uso efetivo da televisão, melhor a imagem será.

O melhor então é levar em consideração as:

5 dicas para que a sua TV de LED dure mais

Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo

Isto parece óbvio, mas não é, é incrível a quantidade de pessoas que ligam a tv de manhã e deixam ela ligado o dia toda só fazendo barulho mas sem ninguém para assistir.

Lembre-se, quanto menos tempo de vida a TV tem a imagem estará na sua maior qualidade.

Não é por isto que você vai deixar de assistir à tv quando tiver vontade, mas é por causa disto que você deve desligar a tv quando ninguém estiver assistindo.

Algumas TVs de LED até tem uma função de desligar a tela e deixar só o som, sabendo do hábito que as pessoas tem em deixar a tv ligada para ninguém assistir, esta função preserva a vida útil da tela da sua TV, se a sua TV tem esta função, use, é a melhor opção.

Ajuste o Brilho da sua TV

Você sabe qual é o grande segredo daquelas 60 mil a 100 mil horas de uso da tv de LED, que citamos acima?

É que este tempo estimado é com um ajuste de brilho da tela para o mínimo possível, é claro, as fabricantes de tv sempre vão usar um subterfúgio que seja vantajoso para a propaganda delas, e não para o uso do consumidor.

A constatação obvia é que o tempo de vida real da TV é muito menor, já que ninguém usa a TV no menor brilho possível.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Mas o grande problema é que muita gente usa a TV com ajuste de brilho errado, colocando o brilho em um valor muito alto, mesmo quando isto não é necessário, e com isto, o tempo de vida útil da TV de LED cai pela metade;

Ajuste o brilho da sua TV para uma opção mais equilibrada e que se adeque melhor à luminosidade do ambiente em que você está, quanto mais escuro o ambiente, menor a necessidade de brilho da TV, desta maneira você preserva vida útil da sua TV e também economiza na conta de energia.

Muitas TVs de LED vem com a função economia de energia, que ajustam o brilho da TV para um nível mais adequado, preservando a tela da TV e seu boso com a conta de energia, se a sua tv tem esta função, use, se não tem, ajuste o brilho manualmente para um nível que seja mais adequado ao local onde você a instalou.

Ajuste o Contraste da sua TV de LED

Assim como o brilho, se você usa contraste excessivo na sua TV de LED, esta opção vai gastar mais energia e contribuir para diminuir a vida útil da tela da TV.

Os maiores vilões do tempo de vída útil da sua TV são os tais contrastes Dinâmico e também o contraste Vívido.

Na outra ponta, as opções de contraste Padrão e Filme são as que mais economizam energia e tempo de vida útil da tela da sua TV de LED.

Sempre que puder use a sua TV com contraste Padrão ou Filme, se a TV não tem estes ajustes automáticos, faça o ajuste manual até achar o valor de contraste mais baixo que seja agradável de você assistir à TV.

Use um Regulador de Voltagem

Muitos dos equipamentos ligados à sua rede de energia provocam picos de voltagem na rede de energia da sua casa toda vez que eles são ligados, estes picos de voltagem podem ser maiores ou menores, no entanto, eles estão lá.

Acontece que a TV de LED é um dos equipamentos mais sensíveis a estes picos de voltagem, sendo que a tela da TV é uma das partes que mais sofrem com este problema, a exposição prolongada da TV a estes picos de voltagem diminuem a vida útil da TV.

A solução? Instale um regulador de voltagem entre a TV e a rede de energia, de preferência, um que tenha bateria, garantindo que a energia que vai fluir pela sua TV de LED esteja livre destes picos de voltagem.

Respeite o espaço de ventilação da TV

No manual da sua TV de LED e de diversos outros equipamentos, existe a informação do espaço de ventilação, um espaço mínimo que você deve deixar nos lados da TV para que ela recebe uma ventilação e com isto não aqueça de forma desnecessária por não ter como dissipar o calor que ela gera.

Se a TV aquece mais que o necessário para o seu uso as peças da TV acabam se deteriorando mais depressa, principalmente a tela, que é sensível ao calor acima da temperatura para a qual ela foi projetada para funcionar, diminuindo assim a vida útil da TV e causando diferenças de cor, brilho e contraste na imagem.

Uma grande ajuda é instalar a TV em um painel, já que quando está montada em um painel o espaço de ventilação em volta da TV é respeito e acaba até mesmo sendo muito maior que o recomendado.

Deixamos neste artigo 5 dicas muito importantes para conservar a vida útil da sua TV, agora é contigo, coloque as dicas em prática e preserve o seu investimento.