StarOne C4: Passo a Passo do lançamento bem sucedido

409

Nesta quarta feira, 15 de julho, foi lançado com sucesso o satélite StarOne C4 a bordo de um foguete Ariane 5 e de carona com o satélite meteorológico MSG-4.

1h30 antes do lançamento o GPS.Pezquiza.com relembrou os leitores através da nossa fanpage que o lançamento seria transmitido ao vivo pela Arianespace.

O foguete Ariane 5 que levava o C4 e o MSG-4 decolou às 18h42, horário local da Guiana Francesa na base aeroespacial de Kourou.

Assim foi o passo a passo do lançamento do StarOne C4:

– 11 horas e 30 minutos antes do lançamento foi iniciada a contagem regressiva e a verificação dos sistemas elétricos e o encjimento dos tanques do estágio principal com oxigênio líquido e hidrogênio.

– 1 hora antes da decolagem foi verificada a ligação entre a telemetria e o lançador. Os sistemas de rastreamento e comando foram verificados. Os computadores que comandam as conexões elétricas e outras associadas foram verificados. O propulsor e os sistemas de fluídos foram colocados em modo de voo.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

– Às 18h42 foi ligada a ignição do motor do estágio principal criogênico (ECP) e propulsores sólidos. O foguete Ariane 5 decolou com suavidade.

– 2m22seg após a decolagem os impulsionadores foram separados.

– A carenagem foi excluída 4 minutos após o lançamento.

– 8h49 após a decolagem acabou o estágio inicial ECP e o motor principal foi cortado. 8 segundos após a primeira fase do foguete foi separada.

– Logo após a segunda fase da ignição foi iniciada e o voo continuou por mais 14 minutos quando o segundo motor foi cortado e o foguete foi separado do módulo principal.

– 28m15seg após o satélite StarOne C4 foi separado e 12 minutos após a separação do C4 foi separado o satélite MSG-4.

Fonte: http://www.spaceflightinsider.com/organizations/arianespace/arianespace-successfully-launches-star-one-c4-msg-4-satellites/