SATÉLITE DA SES SERÁ LANÇADO EM FOGUETE REAPROVEITADO NESTA TERÇA FEIRA

812

Ainda se recuperando do susto no lançamento do satélite SES-14 através de um foguete Ariane 5 na semana passada em que uma falha minutos após o lançamento quase provoca a perda do satélite, a SES passa por mais um teste para cardíaco nesta terça feira, 30 de janeiro, ao colocar o seu novo satélite, GoVSat-1, à bordo de um foguete Falcon 9 reutilizado da SpaceX.

Esta não é a primeira vez que a SpaceX reaproveita um foguete Falcon 9, sendo a segunda experiência da SES com o lançamento de uma carga espacial sua através de um foguete reciclado pela SpaceX, o satélite SES-10 foi lançado desta mesma maneira em março do ano passado.

A SpaceX prefere chamar os seus foguetes reutilizáveis que já levaram alguma carga para a órbita terrestre e retornaram ao solo pousando sem nenhuma dano estrutural de foguetes com prova de voo.

Neste caso do foguete que será usado hoje para enviar o satélite da SES, o GovSat-1, ele foi utilizado pela primeira vez em maio de 2017do para uma missão classificada (secreta) do governo dos EUA.

Este lançamento será o segundo e último deste foguete Falcon 9, já que esta primeira geração de foguetes reutilizáveis da SpaceX só pode voar duas vezes, desta maneira a SpaceX já declarou que não irá tentar recuperar o foguete e ele deverá se perder em algum lugar do oceano após deixar a sua carga no espaço.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

O satélite que o Falcon 9 irá levar para órbita também é para um missão militar mas não pertence ao governo dos Estados Unidos e sim ao governo de Luxemburgo que o irá utilizar para monitorar militarmente a região da África Central e áreas do oceanos Atlântico e Indico. O GovSat-1 é um satélite que alta capacidade de segurança com elevada tecnologia de criptografia e capacidade de bloquear por conta própria qualquer tentativa de uso indevido dos seus transponders.

O lançamento desta terça feira tem 40% de probabilidade de ocorrer pois a região da base de lançamentos que será usada, o Cabo Canaveral na Flórida, está passando por alguns dias de tempo ruim com fortes rajadas de vento que podem atrapalhar a rota de voo programada para o foguete, se não for possível o lançamento do GovSat-1 na data de hoje a próxima previsão de lançamento é para a próxima quarta feira.

A SpaceX tem previsão de lançar mais 20 foguetes com cargas espaciais neste ano de 2018.

Esta missão com o foguete reaproveitável Falcon 9 impulsionará para a órbita terrestre uma carga com peso aproximado de 4 toneladas e após ela a SpaceX tem um teste muito mais ousado para a sua próxima missão.

A empresa de Elon Musk irá testar um foguete que será crucial em seus planos de levar astronautas para colonizar Marte, ela irá fazer em breve o lançamento de carga espacial com um foguete capaz de levar ao espaço uma carga com peso de até 2,2 mil toneladas, que é 500 vezes mais que o peso que está sendo lançado através de seus foguetes atuais.

E a novidade deste novo foguete da SpaceX não para por aí, enquanto os atuais Falcon 9 só podem ser reaproveitados para um lançamento extra, esta nova geração de foguetes da SpaceX poderá ser reutilizado até dez vezes.

A SpaceX é a única empresa de lançamento de cargas espaciais com a tecnologia capaz de reaproveitar foguetes lançadores de cargas espaciais e passará também a ser a única empresa com foguetes com tal capacidade de carga e possibilidade de realizar viagens interplanetárias.