Por que o STARONE C3 pega tantas emissoras da RECORD?

450

O Daniel, leitor do GPS.Pezquiza.com, nos enviou via e-mail o seguinte questionamento:

Porque o satélite star oneroso c 3 pega tantas emissoras da Record tv?

Daniel, respondendo de uma maneira politicamente correta e simples podemos dizer que a disponibilidade da Embratel, dona dos satélites StarOne, para servir às necessidades que tinha a Record quando precisou contratar quantidade X de transponders para transmitir o sinal das suas emissoras, tinha a melhor capacidade com a melhor condição financeira para oferecer para a Record naquele momento em seu satélite StarOne C3, que é um excelente satélite.

Mas analisando o mercado de um modo geral, sabemos que há diversos interesses econômicos e arranjos de prioridade entre as operadoras e emissoras com maior força econômica, para que determinados satélites comportem ou não o sinal de emissoras concorrentes.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Por exemplo, um espaço no satélite StarOne C2, que continua a ser a posição orbital mais nobre no país é muito mais caro e disputado que um espaço no satélite StarOne C3, pense em quantos milhões de parabólicas estão apontadas para o StarOne C2 e como muito menos parabólicas estão apontadas para o StarOne C3.

É de se imaginar então que uma emissora que queira aumentar a sua audiência coloque o seu sinal no StarOne C2 e o deixe aberto para quem quiser assistir não é mesmo? Mas na prática a emissora dominadora criou mecanismos para que isto não aconteça e conseguiu até mesmo desestimular a Record a deixar o seu sinal aberto no C2, pois estava conseguindo ganho econômico com o sinal da Record aberto no C2.

Vale lembrar que as emissoras colocam seu sinal no satélite não para servir ao espectador final e sim para que ele possa ser retransmitido em determinadas cidades e também por operadoras de tv por assinatura, entre outros usos.

Pensando nisto o sinal de diversas afiliadas da Record no StarOne C3 faz bastante sentido, tanto econômico como da praticidade de uso e vantagem tecnológica.

Conseguiu audiência do muitas residências brasileiras é um bônus que claro, é bem menor pelo fato de não ser o StarOne C2.