O que é Dongle?

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Atualmente o mercado de receptores de satélite mundial pode ser analisado por fabricar produtos para três tipos de uso.

O primeiro deles são os receptores decodificadores fabricados para uso exclusivo das operadoras, ou seja, o usuário final não tem acesso a comprar um receptor deste tipo, a não ser em algumas operadoras que oferecem a categoria pré-pago. As operadoras colocam um cartão de acesso nestes receptores e através deste cartão de acesso e um software especial dentro destes receptores o decodificador consegue abrir os canais pertencentes ao pacote contratado naquela operadora.

A tendência é que estes decodificadores exclusivos de cada operadora desapareçam do mercado já que o governo brasileiro quer que o cliente das operadoras tenha opção de comprar o seu próprio receptor e que possa usar este receptor em mais de uma operadora.

O segundo tipo são os receptores chamados de FTA, a abreviação de Free To Air, ou seja, canais que são emitidos pelos satélite sem nenhum tipo de proteção, quem tiver um receptor FTA, mesmo o mais simples possível, conseguirá abrir os canais sem proteção nos satélites, desde que a tecnolgia do receptor seja compatível com a tecnologia com a qual o canal está sendo emitido pelos satélites.

O terceiro tipo de receptor pertence a um mercado paralelo entre os decodificadores das operadoras e os receptores FTA. Até mesmo definir um nome para este terceiro tipo de receptor é mais difícil já que o próprio mercado não se define, ora ele é chamado de receptor ora de decodificador.

Vamos chama-lo de receptores paralelos ou decodificadores paralelos, e são várias as marcas que fabricam este tipo de receptor, aqui as mais conhecidas são a Azbox, Azamérica, Probox e por aí vai.

Estes receptores são de um mercado paralelo pois eles abrem o sinal das operadoras de tv por assinatura sem a permissão destas empresas.

Este tipo de ação começou como um hobby de usuários de receptores de satélite numa época em que as tecnologias de proteção das operadoras de tv paga eram mais simples e bastava modificar o software dos receptores FTA para que se conseguisse abrir os canais das operadoras de tv por assinatura.

Com o tempo as operadoras contrataram tecnologias de codificação dos canais que não podiam mais ser abertas de modo tão simples, então surgiram os receptores paralelos com novas formas de se abrir os canais destas operadoras.

Como nem todos os receptores podiam migrar para as novas formas inventadas pelos fabricantes de receptores paralelos para abrir os canais das operadoras de tv por assinatura, surgiu um acessório para atualizar os receptores mais antigos para que eles pudessem continuar a funcionar.

O que é Dongle?

Este acessório é conhecido como “Dongle” e existem dois meios de se abrir os canais das operadoras de tv por assinatura nos decodificadores paralelos que podem utilizar o dongle.

Um destes meios é o IKS, internet key sharing ou partilha de chaves de decodificação pela internet, os primeiros dongles surgiram para se utilizar nesta modalidade em que os receptores sem entrada para rede podiam usar o dongle para se conectar à internet e usar o IKS.

Agora que você leu todo o artigo, faz favor, clica no botão do Youtube aí ao lado para se inscrever em nosso canal >>>

_______________________

O outro meio é o SKS, satélite key sharing, ou partilha de chaves de decodificação através do satélite, os dongles de SKS são atualmente um dos meios mais usados para abrir os canais das tvs por assinatura e dependem de se usar em conjunto uma antena offset para captar o sinal do satélite que transmite as chaves de decodificação.

Pedimos aos blogs que publicam no blogspot e outros locais e sites que respeitem o nosso conteúdo e ao copiar este artigo mantenham um link ativo apontamento para este artigo original aqui do GPS.Pezquiza.com com o seguinte dizer: Artigo publicado originalmente no GPS.Pezquiza.com e em seguida o link para este artigo.

dongle azbox smart 1

Azbox Smart 1 é um exemplo de dongle SKS


About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com