Interferência solar causou APAGÃO NOS SATÉLITES NESTE DOMINGO

660

Estava hoje trabalhando nos meus projetos digitais quando fui surpreendido pela reclamação das crianças sobre a falta de sinal do canal Cartoon Network na GVT Vivo TV, era por volta do meio dia.

Corri na sala e me deparei com a mensagem na tela da TV, a foto que coloco ao final desta matéria é com a mensagem enviada pela operadora para informar sobre a interferência solar.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

Logo pensei que se tratava de interferência solar no sinal do satélite da GVT Vivo TV, o satélite Intelsat 34, já que ele está em uma posição orbital bem alta, condizente com o horário de posição do sol alí da hora do almoço, mas logo descobri que não era no Intelsat 34 a interferência solar e sim no satélite que tinha o sinal principal do Cartoon Network que é captado pelas operadoras e retransmitido para os assinantes através do Intelsat 34.

Enquanto o Cartoon Network estava fora do ar na GVT Vivo TV e também em todas as outras operadoras de tv por assinatura, vários outros canais que não fazem parte do satélite afetado naquele momento pela interferência solar funcionavam tranquilamente, mas com a passagem do sol pelas diversas posições coincidentes com diversos satélites, o Cartoon e outros canais caídos voltaram a funcionar mas outros canais foram se tornando indisponíveis.

Aqui no GPS.Pezquiza.com tem uma matéria muito boa sobre a interferência solar, leia agora em O que você precisa saber sobre interferência solar no sinal do satélite

Confere a mensagem da GVT Vivo TV abaixo.


interferencia-solar-apagao-satelites