FAZENDEIRO “BRINCOU COM SATÉLITE” QUE PASSA SOBRE A FAZENDA DELe REGULARMENTE

6082

Essa história é muito bacana e merece ser compartilhada: o fazendeiro Derek Klingenberg também sonhou (e conseguiu) fazer algo em sua fazenda que pudesse ser visto e registrado do espaço e para isto resolveu brincar com um satélite que passa regularmente sobre a sua fazenda, fazendo este satélite registrar em foto uma mensagem simples e formada de uma maneira muito criativa.

O caso é o seguinte, Derek sabia que há um serviço de fotografia por satélite que passa acima de sua fazenda de tempos em tempos registrando todas as propriedades da região, são os satélites da constelação Dove que pertencem à Planet Labs, as imagens são utilizadas por vários serviços de monitoramente geográfico, entre eles o Farmer-s Edge, um serviço no qual Derek busca fotos de sua propriedade para monitorar o que ocorre em suas terras.

Foi daí que ele teve uma idéia de formar uma mensagem na sua fazenda de modo que o satélite a registrasse em foto, só que a tal mensagem seria “escrita” pelo gado da fazenda.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Fazer o gado “escrever” a mensagem foi a parte fácil do problema, o mais complicado foi acertar o momento exato em que o satélite tiraria fotos do local que ele escolheu para fazer a tal mensagem que seria registrada do espaço.

Para solucionar este problema ele calculou o horário através da sombra que uma das construções da fazenda para entender de quanto em quanto tempo o satélite passava sobre a fazenda reistrando fotos. Ele chegou à conclusão que no dia em que ele queria colocar a mensagem o satélite passaria entre 10h e 10h30.

Derek então escolheu uma área onde havia um solo mais claro na fazenda para contrastar com a coloração escura do pelo do gado, espalhou a alimentação do gado nesta área de maneira que quando todos estivessem reunidos no local fosse formada a palavra Hi (olá em inglês), levou um drone para registrar se tudo tinha saído como pretendia e então ficou na expectativa da Farmer-s Edge publicar as fotos para saber se o feito tinha dado certo.

Deu certo na primeira tentativa, e é esta brincadeira com um satélite feita por este fazendeiro o que você pode ver registrado em vídeo logo abaixo, apesar de o vídeo estar falado em inglês é muito fácil de entender mesmo que você não entenda a língua, curte aí!