EUA LANÁ‡A SATÉLITE MILITAR PARA MONITORAR OS SATÉLITES QUE ESTÁƒO EM Á“RBITA

2456

Os Estados Unidos lançaram no Áºltimo sábada a partir da sua base aeroespacial em Cabo Canaveral, na Flórida, o satÉlite ORS-5 que faz parte do programa de segurança Espaço Operacionalmente Responsíel (Operationally Responsive Space), conhecido tambÉm pelo nome curto de SensorSat.

O SatÉlite ORS-5 foi colocado em órbita Á  bordo de um foguete Minotaur 4.

O satÉlite foi encomendando pela Força AÉrea dos EUA e fabricado pelo laboratório de tecnologia do famoso Instituto de Massachusetts.

O ORS-5 está equipado com um telescópio que segundo declarou o governo norte americano será usado para “monitorar” os satÉlites que estão em órbita geoestacionária acima da linha do equador.

O satÉlite de monitoramento de satÉlites dos EUA não tem como objetivo tirar fotos dos satÉlites que estão em órbita, o modus operandi dele, segundo o que foi divulgado pelos responsíeis por sua operação, É parecido com o de um radar usado em aeroportos e irá auxilar a Força AÉrea dos Estados Unidos a criar um mapa indicando onde estão cada um dos satÉlites civis ou militares em órbita geoestacionária na Terra.

Em se tratando de estratÉgia militar essa história está me parecendo muito simples para ser aceita como toda a verdade por trás das funções do ORS-5, o que você acha?