Empresa terá 4 mil satÉlites para oferecer internet banda larga via satÉlite em todo o mundo

1138

Que tal uma Áºnica empresa ter uma rede de internet via satÉlite formada por nada menos que uma frota de 4 mil satÉlites em órbita?

Apesar de parecer um sonho maluco, na realidade ele É bem possÁ­vel e já está em estado bastante avançado de execução.

Esta empresa É a SpaceX, aquela empresa que pretende ser a primeira empresa privada a enviar turistas para passar em órbita da Terra.

AlÉm disto a SpaceX atualmente trabalha enviando cargas espaciais para missões da NASA em órbita da Terra pois ela tem os seus próprios foguetes espaciais.

Mas como a arrecadação de dinheiro com estes “bicos” para a Agência Espacial dos Estados Unidos e o dinheiro injetado por alguns investidores não está dando para todos os planos ousados da SpaceX, ela resolveu pedir uma licença para colocar os seus 4 mil satÉlites em órbita e vender internet banda larga em solo americano.

Mas o projeto da SpaceX É vender sua conexão de internet em todo o mundo, ou pelo menos disponibilizar uma rede de internet via satÉlite que poderá ser usada em todo o mundo por quem contratar os seus serviços.

Os satÉlite no entanto não serão imensos e muito menos pesarão toneladas, eles terão um tamanho de apenas 10 centÁ­metros de lado, do tamanho dos satÉlite Cubesat usados por faculdades para experiências. Mas a SpaceX garante que a rede terá uma grande capacidade de transmissão de dados.

Se as tais licenças necessárias forem autorizadas pelo governo americano, já no próximo ano a SpaceX irá começar a lançar os seus 4 mil satÉlites de internet, e para isto usará os seus próprios foguetes espaciais. O plano É de começar a comercializar a conexão de banda larga via satÉlite em no máximo cinco anos.

Em tempo, a SpaceX quer, com o dinheiro arrecadado nesta nova empreitada, financiar seus próprios projetos de viagens e exploração tripulada Á  marte… Lembrando que ela É uma empresa privada.