É VERDADE que as antenas PARABÓLICAS VÃO ACABAR?!

3361

Legal, nosso leitor Valmir enviou por e-mail esta pergunta muito oportuna já que nós tivemos uma semana em que se falou sobre o assunto do fim da televisão em todo o mundo e esta lebre foi levantada pela Netflix em parceria com a rede de filmes e séries americana HBO, devo falar disto em uma próxima matéria.

Pois bem… pode ser que o nosso amigo Valmir nos tenha feito esta pergunta também por outro motivo, que seja aquele do fim da tv analógica, se foi por isto peço que veja estas seguintes matérias que publicamos que já vai ajudar a esclarecer melhor o assunto:

– POR QUE A TV ANALÓGICA está sendo DESATIVADA no BRASIL

– TV ANALÓGICA NO SATÉLITE será DESLIGADA em breve e…

– APAGÃO DA TV ANALÓGICA, como ficam emissoras que não se digitalizaram?

Mas se o assunto é realmente o fim das parabólicas, vamos ter uma conversa agora mesmo sobre isto.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Aqui mesmo no GPS.Pezquiza.com eu já publiquei matéria falando que na Europa algumas operadoras estão desistindo da transmissão via satélite para enviarem toda a sua programação pela internet.

Elas estão fazendo isto por que a internet em alguns países europeus é estável e entrega para o cliente a velocidade que ele realmente contratou, além disto as conexões de internet são controladas pelas mesmas empresas que são donas das operadoras de tv por assinatura.

Isto vai matar totalmente a transmissão de tv via satélite por lá? Com certeza na próxima década ainda não. Isto por que nem todos os países europeus tem condições de fazer esta migração de transmissão dos seus canais de tv para a internet e por que os europeus ainda necessitam e gostam muito dos receptores de satélite, basta ver como os modelos mais cheios de funções e com maior tecnologia são lançados primeiro na Europa e muitas vezes eles ficam restritos ao mercado europeu.

Mas mesmo que a internet consiga tirar a tv como a conhecemos dos satélites, ainda assim a tv não deve sair dos satélites pois grandes empresas operadoras de satélites estão testando novas tecnologias para conseguir oferecer o uso em massa da internet via satélite e para se captar qualquer tipo de transmissão via satélite é necessário uma antena parabólica.

Vamos falar então do Brasil, um mercado que não tem toda a tecnologia que existe no mercado europeu e que ainda está caminhando no sentido de conseguir digitalizar todas as suas transmissões de tv.

O Brasil é o único país do mundo que ainda tem um grande conjunto de canais sendo transmitido via satélite através da tecnologia analógica e existem ainda milhões de residências que recebem a tv apenas através de uma receptor de tv analógica via satélite.

Só por este fato já é de se imaginar como ainda não é possível pensar em desligar a tv via satélite analógica por aqui, imagina então se desligar de vez a tv via satélite, já que no uso da tv digital via satélite também existem dezenas de milhões de antenas parabólicas e receptores de satélite em uso no país.

Então Valmir eu posso afirmar com certeza que as antenas parabólica não vão acabar tão cedo, o que deverá acontecer é que a maneira como recebemos televisão através destas antenas pode mudar um pouco… Mas para ver esta mudança ainda vamos ter que esperar uns bons anos pela frente.