BANDA KU – ANTENA INVERTIDA SERVE MESMO PARA ALGUMA COISA?

8322

Reescrevi e estou republicando esta matéria sobre antenas invertidas para responder ao questionamento do leitor Wandrey:

Olá Richard. Aqui é Wandrey de Itabira – MG. Estou querendo tirar uma duvida com você. Estive passando em alguns lugares e vejo antenas parabolicas de Banda KU com o refletor todo para cima (segue as fotos em anexo). Tem operadoras de TV paga, como a Oi e SKY que estão instalando as suas antenas com o refletor todo para cima. E algumas pessoas dizem que os canais pegam normalmente com a antena nessa posição. Essa posição funciona mesmo?

Este tipo de instalação que se tornou um mito entre as pessoas que tem banda KU, é a antena invertida, que muitos dizem que melhora o sinal captado pela antena.

É esta realmente a real função de se inverter a antena offset para apontamento para um satélite de tv digital?

Na realidade até podemos considerar que é sim este o caso, mas em duas situações muito especiais.

A primeira é o verdadeiro motivo de se colocar a antena invertida que é superar algum obstáculo que esteja dificultando o apontamento, mas claro, mesmo assim não são todos os obstáculos que são superados, há limites que são obstáculos leves, aqueles que estariam fazendo sombra em um eventual posicionamento “normal” da antena banda ku.

Quando se inverte uma antena consegue-se uma mudança bastante radical da posição desta antena, por exemplo, uma casa onde só é possível instalar um mastro de antena virado para a frente da casa no entanto o sinal do satélite banha o lado contrário a este posicionamento do mastro pode usar a antena invertida para conseguir captar o sinal do satélite necessário. Ou seja, o sinal vinha pelas costas da antena em uma instalação normal, com a antena invertida tornou-se possível captar este sinal.

Com isto, claro, se consegue o sinal que o obstáculo não deixava passar para o apontamento feito na posição original.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

Esse tipo de atitude é comumente usado pelos militares em locais onde há dificuldade de comunicação com satélites quando eles estão em guerra pois a posição permite que se use a antena bem mais deitada, numa posição de elevação próxima aos 90° enquanto as posições mais normais da antena offset obrigam que se use esta antena em inclinações em que a antena fica mais em pé, próximas dos 45° de elevação, e foi daí que a prática de inverter a posição de elevação da antena se popularizou.

Vale também destacar que esta elevação da antena invertida permite que os militares a instalem e usem mais próximas ao nível do solo enquanto no posicionamento origital ela necessita estar bem mais elevada em relação ao solo em armações que exporiam a um risco maior quem a estiver manipulando.

O segundo motivo é para se conseguir captar o sinal de satélites os quais a regulagem em graus daquela antena não contempla.

Um exemplo é o satélite Telstar 12 que estava fora da inclinação de antenas de algumas operadoras, como as antenas da SKY antigas, ao se inverter a antena se conseguia captar o Telstar 12 pois a gama de graus de elevação da antena mudava.

E quanto aos outros casos em que os usuários afirmam que conseguiam melhorar o sinal?

Isto se dá devido a ter se conseguido um ajuste fino melhor ao se inverter a antena, e não por que a posição melhora o sinal da antena, se inverter a antena melhorasse mesmo o sinal os próprios fabricantes de antenas aconselhariam a prática e as operadoras de tv por assinatura a usaria em larga escala.

Veja foto de uma antena invertida abaixo.