CANAIS EM PORTUGUÊS BANDA KU NOS ESTADOS UNIDOS [PERGUNTA DO LEITOR]

2697

Recebi um e-mail de um leitor que informa que está mudando para os Estados Unidos e deseja captar canais em lingua portuguesa naquele país, acredito que o nome do leitor seja Otávio, ele não assinou o e-mail então estou concluindo isto pelo nome de usuário no endereço de e-mail, peço desculpas se não for este o nome:

Boa tarde, amigo

A possibilidade de residir por um tempo nos E. U. parece que vem se avolumando e, com isso, já dá uma quase “pré-saudade” do nosso sofrido, mas amado Brasil.
Pelo que pesquisei, parece que lá quase não se usa ( se é que se usa, mesmo ) Banda C.
(Ou estou enganado?)
Além das pagas DirecTV e Comcast, oferecendo opcionalmente a gigante tendenciosa brasileira e a que corre por fora, não sabemos de nenhuma outra TV brasileira por lá. Parece que há em Português um canal de Portugal, e só.

Se v. descobrir algum colaborador que reside naquele país, agradecemos se puderem nos informar se existe nos E. U. algum satélite, no caso da Banda KU, do qual se consiga captar canais brasileiros. E ( por que não? ) portugueses também.

Grato.
Sucesso

Alguns anos atrás eu estive em contato com alguns brasileiros morando nos Estados Unidos e querendo captar em solo americano canais de satélites que transmitem para o Brasil, eu até estava me propondo a passar um dias na Flórida para junto com o grupo de lá tentar a captação mas infelizmente não tive recursos financeiros suficientes para concluir o projeto e pessoal lá também acabou por não levar a ideia adiante.

Mas resumidamente o que seria necessário para captar satélites do Brasil em solo americano seria morar em regiões mais próximas ao Brasil, como o sul da Flórida por exemplo, pela possibilidade de haver algum sinal residual de satélites que transmitem para o Brasil, e usar antenas parabólicas maiores, de preferência de chapa.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Não vejo as pessoas falando sobre este tipo de experiência pois a tv por assinatura nos Estados Unidos é relativamente barata e oferece muito conteúdo, especialmente nos últimos anos esta oferta tem crescido, tanto em tv linear quanto em video on demand, e há nos conteúdos video on demand uma pequena porção com áudio em português.

Há também aquela opção que as pessoas não deveriam usar em assistir canais via internet (IPTV) mas sabemos que é a opção mais usada por quem está morando fora do Brasil para continuar a assistir aos canais daqui.

Atualmente nos Estados Unidos o americano comum tem optado por cancelar a tv por assinatura e migrar para a tv via internet e plataformas como Netflix, Hulu, Amazon… e curiosamente também está “descobrindo” a tv digital terrestre, já que por lá o uso da tv a cabo era massiço e eles não tinham costume com transmissão terrestre, apesar de ela existir desde sempre.

Isto no entanto não quer dizer que não há captação de tv via satélite com canais abertos, por lá tem para todos os gostos, tanto em Banda C quanto em Banda KU, lembrando que a Banda C é o método preferido para fazer links entre emissoras e suas afiliadas e entre emissoras e operadoras de tv por assinatura.

Desta feita, vou te deixar um link bem bacana de um site especializado em listas de canais e TPs com informações para os satélites que transmitem para solo americano, na realidade eu vou deixar para você o link da página em que o site, Lyngsat, lista quais são os canais via satélite com sinal aberto em solo americano, clique aqui para ver a página e ao clicar no nome do canal você tem as informações sobre se é para Banda C ou Banda KU.

Neste link não estão listados os satélites que transmitem para o Brasil, aí é melhor você pegar a lista no PortalBSD se for tentar se aventurar na captura de satélite brasileiros, começando por testar os satélites StarOne C2 e StarOne C3 que vão lhe oferecer uma gama melhor de canais, mas há muitos outros satélites também, clique aqui para a lista de satélites no Portal BSD, clicando em cada satélite você terá a lista de canais transmitidos por eles, lembrando mais uma vez que a transmissão é para o solo brasileiro, então não há garantia que será possível captar qualquer canal deles estando em solo americano.

Os equipamentos que você vai precisar são facilmente encontráveis por lá, tanto para compra online quanto em lojas físicas.

No mais é boa sorte para você em sua nova jornada lá nos Estados Unidos e continue em contato conosco se for realizar mesmo estes testes afinal é um assunto que muito nos interessa.