ATRAVÉS DA ANTENA PARABÓLICA TEM COMO CAPTAR IMAGENS DO UNIVERSO? [PERGUNTA DO LEITOR]

1836

Através do nosso e-mail o leitor Vieira enviou o seguinte questionamento aqui para o GPS.Pezquiza.com:

Fugindo um pouco da tecnologia das TVs por assinatura, gostaria de saber
se há satélite que se possa captar imagens do universo, atraves de antena?

Sabe-se que existe pequeno telescópio que é ligado no PC.

Esse aparelho faz a rotação da Terra, automaticamente, graças a um motor.

Não se já existe à venda no Brasil. Tenho visto pequenos, mas sem essa função.

Att,
Vieira

Através da antena parabólica formatada para a captação de transmissão de telecomunicações via satélite, em relação à captação de imagens do universo, o que é possível é captar transmissões feitas por agências especiais que eventualmente as estejam transmitindo em formato de vídeo através de algum transponder no satélite.

A maneira mais fácil de você descobrir estas transmissões é fazendo uma pesquisa sobre tal assunto no Google, de preferência em lingua inglesa, exemplo:

spacial agency images broadcasted via satellite

Você vai descobrir que algumas agências transmitem via satélite imagens que elas estão captando do espaço através de seus objetos espaciais já lançados e da estação internacional espacial. Tem transmissão da Nasa, por exemplo, no Galaxy 13 e em outros satélites, bem como transmissões de outras agências que estão mais distantes, como a agência do Japão.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Há também transmissões que não são de conhecimento público através de satélites militares e em transponders fechados, infelizmente não sei precisar para você quais são as possíveis de serem captadas aqui no Brasil, como eu disse acima, requer uma pesquisa bem mais minuciosa.

Como eu acredito que você fez esta pergunta no sentido de a sua própria antena parabólica servir como um telescópio, infelizmente isto não é possível, para este tipo de estudo espacial é necessário todo um aparato bem maior que uma antena parabólica comum, bem como equipamentos muito específicos para o estudo das frequências de rádio que este tipo de equipamento para estudos espaciais estiver captando.

As antenas para observação espacial são chamadas de rádio telescópio.

Nos rádio telescópios o que se capta é a frequência emitida pelos corpos celestes que se deseja estudar, e a opção é por captar frequências de corpos celestes que não podem ser captados aqui da Terra por instrumentos de imagem convencionais, entre estes os satélites telescópios.

É através das frequências emitidas por estes corpos celestes – lembre-se que a luz também é uma frequência – e então captadas pelos rádio telescópios é que os equipamentos de análise destas frequências conseguem reconstituir imagens do Universo longínquo, possibilitando que se enxergue cada vez mais distante no Universo, e quanto mais distante se enxerga também se descobre que há muito mais além daquela distância.

Infelizmente no Brasil estamos bem atrasados em questão de exploração espacial por rádio telescópios, o nosso melhor equipamento neste campo é muito ultrapassado e já não desperta tanto interesse dos pesquisadores mais avançados que optam por recorrer à pesquisa em outros países que prezam mais pela ciência.

Quanto aos telescópios computadorizados, eles tem um controle de movimentação polar do telescópio que estabiliza a movimentação do telescópio de acordo com a movimentação do giro da Terra em relação aos corpos espaciais que estão sendo estudados, o que facilita muito a continuidade da observação destes corpos ao longo de algum tempo de estudo, minutos e horas por exemplo, já que movimentar o telescópio manualmente para continuar a observar o corpo celeste é uma tarefa bem complicada, principalmente para quem não tem muita habilidade no assunto.

É possível encontrar este tipo de telescópio aqui no Brasil pesquisando por telescópio computadorizado.

Em relação às antenas parabólicas, também existe um equipamento de movimentação polar da antena que ajuda a encontrar mais facilmente os satélites de telecomunicações que estão alinhados no cinturão de clark.

Espero ter ajudado um pouco com estas informações e deixo abaixo um vídeo interessante falando um pouco sobre os rádio telescópios. Se a legenda em português não aparecer basta que você a ative.

.