Aterramento da antena parabólica é importante? Como fazer?

3553

Recebemos um questionamento sobre se é mesmo necessário que se faça o aterramento da antena parabólica apesar de pouco se falar nesta prática no Brasil e de que a grande maioria dos instaladores nem falarem sobre o aterramento.

Se levarmos em consideração que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo e que entre outros locais a antena parabólica pode ser um bom puxador de raios, então é bom que se considere fazer o aterramento da antena parabólica.

A falta de aterramento, principalmente em locais com maior incidência de chuvas e raios, pode acarretar desde perdas mais simples, como a do LNB, a do tuner do receptor, o que é bem chato, e também a perdas maiores como a perda total do sistema de tv via satélite ligado à antena, como o receptor de tv via satélite e até mesmo o televisor, home theater e outros equipamentos que estejam interligados em conjunto.

Como fazer o aterramento da antena parabólica?

Existem práticas corretas para o aterramento da antena parabólica e equipamentos específicos para o aterramento, estive procurando em alguns sites especializados em equipamentos para tv via satélite e não achei estas peças que devem ser instaladas próximo à antena a venda aqui no Brasil pelo método online, devem existir, mas é mais complicado de encontrar.

Na realidade os sites querem vender soluções para instalar próximo do receptor e da televisão, o que não é a melhor solução para o aterramento.

Por isto procurei em sites internacionais e vou trazer um resumo para vocês de como é um aterramento de antena parabólica em outros países.

Entre outras práticas para a parte do sistema que está em solo achamos algumas práticas interessantes.

– A instalação de uma barra de metal oca que fica enterrada no solo com o tamanho de 1,5 metros e está preenchida com água fria, no interior desta barra e banhado na água corre o fio do aterramento.

– Aliado à barra acima instala-se também uma barra de cobre de 2,5 metros enterrada ao solo, as duas hastes são interligadas por dispositivo próprio.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– O fio guia que segue das barras de metal até onde está a antena deve ser de metal e exposto, esta parte eu não entendi o motivo, mas alguém especializado em eletricidade talvez possa nos deixar um comentário falando sobre isto.

– Quanto menor o fio guia que segue das barras até a antena melhor, ou seja, se você instalar a antena mais próxima ao solo e não no telhado o seu sistema corre menos risco de ser atingido por um raio, e se for atingido o aterramento vai funcionar melhor que se a antena estiver no telhado.

– Próximo do telhado a guia não é ligada diretamento na antena, e sim em conector próprio em que também está ligado o cabo coaxial entre o LNBF e o receptor, veja a figura deste conector abaixo.

bloco de aterramento de antena parabólica
Bloco de aterramento de antena parabólica

– Vendo o conector, chamado de Bloco de Aterramento de Antena Parabólica fica fácil se perceber como se instala ele não é mesmo, há um parafuso onde se liga o fio de aterramento que vai até as barras, e aí se prende ele no mastro da antena, os mastros de antena parabólica dos Estados Unidos parecem ter um local correto onde este bloco se encosta no metal do mastro aterrando também o mastro a chapa da antena.

– Aqui no Brasil as empreiteiras que instalam equipamentos para telefonia usam fazer o aterramento salgando o local onde enterram os mastros de aterramento, acho que é também uma prática que dá maior segurança ao sistema que está sendo protegido pelo aterramento.

– Com um bom aterramento de antena pode-se completar a proteção usando um sistema de aterramento eletrônico para ligar entre a tomada e os equipamentos eletrônicos ligados ao seu receptor de tv via satélite.

É claro que este artigo do GPS.Pezquiza.com não tem o objetivo de esgotar o assunto já que não somos especialistas no assunto, mas é um bom ponto de partida para que cuide do aterramento da sua antena parabólica garantindo assim o LNBF e todos os equipamentos que podem estar em sequência ligados a ele.

O GPS.Pezquiza.com só publica artigos originalmente escritos por nossos colaboradores e revisados pelo seu Administrador. Atenção todos os sites que copiam os nossos artigos. vocês tem que citar o GPS.Pezquiza.com como fonte e manter um link ativo no artigo copiado apontando para o artigo que você está copiando do nosso site. Seja honesto e cumpra a regra.