ASSISTIR AOS JOGOS DE FUTEBOL CAPTANDO A TRANSMISSÃO QUE VEM DIRETO DO ESTÁDIO… Tem como?

2300

Recebi através do facebook a mensagem de um leitor que diz ter descoberto o GPS.Pezquiza.com através de buscas na internet que sempre o traziam aqui para o site, não vou dar o apelido todo dele aqui mas resumindo é *****nhodoTrade, rapaz, muito obrigado pelo seu feedback do meu trabalho aqui no site e também pela sua pergunta pois este assunto foi muito pouco abordado aqui no GPS.Pezquiza.com.

Vamos ao questionamento que ele nos enviou?

Olá, Richard. Bom dia! Tudo bem?

Cara, sempre fui muito curioso apesar de leigo ao extremo dessa área que você cobre. E coincidência ou não, sempre que busquei algo ia parar no seu site. Então antes de mais nada, gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho. Talvez muita gente use e não tenha a oportunidade de agradecer.

Mas eu gostaria de te pedir uma ajuda, ou pelo menos uma informação. Estive esses dias pesquisando sobre como conseguir jogos de futebol com o menor delay possível. Numa dessas pesquisas uns colegas falaram de conseguir através de uma antena parabólica as imagens que são produzidas direto do estádio, mais conhecido como feed. Você sabe me dizer como isso funciona e se é muito difícil de se conseguir, por exemplo, as imagens de jogos transmitidos aqui no brasil ?

Eu devo esta massificação do meu trabalho à ajuda que nossos leitores dão ao GPS.Pezquiza.com pois estes sempre estão compartilhando o nosso trabalho, enviado links para o WhatsApp dos amigos, colocando em fóruns, o pessoal de outros sites também comenta de matérias colocadas aqui no site, o pessoal que não gosta da nossa linha editorial fala mal da gente pra tudo que é canto na internet, e pra todo mundo eu tenho que agradecer pois enriquece o nosso conteúdo, me faz ver outros pontos de vista e a gente segue em frente tentando melhorar. Obrigado por me ajudar a compartilhar o GPS.Pezquiza.com e por favor, continuem a divulgar pois eu preicso muito disto para a minha continuidade como trabalho aqui do site.

Vamos então ao assunto Feed, abordado nesta pergunta.

O Feed é um espaço que uma emissora loca (aluga) em um satélite para fazer transmissões eventuais entre ela e algum estúdio móvel dela que esteja em campo (local que não é a estúdio de finalização de produção da emissora). Como um bom exemplo podemos usar este tipo de transmissão que você citou, um jogo de futebol.

Em muitos jogos transmitidos por emissoras de televisão a finalização de imagens do jogo, com inserção de imagens gráficas sobre a imagem, inserção de narração ou mesmo comentários, efeitos de áudio e outros tipos de intervenção não são feitas no estúdio móvel que a emissora envia para o estádio. Isto depende da capacidade técnica que aquele estúdio móvel tem, quais equipamentos estão alí dentro, qual o técnico que está operando aquele equipamento, quais habilidades dele…

Então a emissora precisa captar as imagens no estádio e com a ajuda do estúdio móvel ela envia, via satélite, para a sede da emissora que finaliza a produção e então envia para as afiliadas que as retransmitem através das torres de tv terrestre.

Esse envio via satélite entre o estádio e a sede da emissora é feito através de um transponder/canal no satélite que recebe o nome de Feed mas que não tem nada de especial em relação aos outros canais do satélite, ele é denominado de feed facilita saber que aquele é um canal eventual de transmissão de uma emissora X.

Agora vamos à questão de se você vai conseguir ou não assistir aos jogos de futebol captando a transmissão direto deste canal Feed.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Pode acontecer em algumas eventuais transmissões mas você não vai poder contar sempre com isto, isto por que as emissoras, principalmente esta grande que você está na cabeça e que transmite 90% dos jogos que você está interessado, não usam um único e exclusivo Feed para transmitir todos os jogos, o Feed vai depender se há uma afiliada que está gerando as imagens daquele jogo, se é a própria emissora, se o canal escolhido para aquele Feed não está reservado para outra transmissão, se aquele Feed opera ou não sob uma criptografia ou se está FTA (sinal aberto), há muitos casos de Feeds FTA que fecham o sinal durante certas transmissões.

Trocando em miúdos, a captação de Feeds deve ser encarada como um hobby, uma pescaria em que tem que se pegar experiência até que se consiga mapear e entender como as emissoras farão as transmissões durante os eventos esportivos e se você será capaz ou não de assistir ao evento que deseja com imagens direto do Feed.

Outra consideração que se deve fazer é que o gasto com equipamentos será um pouco alto, já que há feeds espalhados por diversos satélites e você terá que ter um esquema de equipamentos para captar desses satélites, podem ser diversas antenas parabólicas, pode ser kit carona, pode ser antena rastreável, fica a seu critério.

E agora você quer saber onde mesmo é que estão estas transmissões de feed nos satélites.

Pois eu tenho uma notícia boa e uma notícia ruim para você.

A ruim é que infelizmente eu não posso te dizer quais são todos estes feeds nos satélites que são usados exclusivamente para a transmissão de jogos de futebol.

A boa é que vou deixar um link abaixo para você clicar e cair na página exata do site PortalBSD que contém todos os feeds captáveis aqui no Brasil, lembrando que o PortalBSD faz um trabalho incrível que produção de listas de canais nos satélites captáveis aqui no Brasil.

Já é meio caminho andado para você organizar a captação dos seus Feeds, boa sorte e veja também o link em que eu ensino como apontar uma antena parabólica.

E já ía me esquecendo, quanto ao delay, realmente no feed você conseguirá antecipar alguns segundos, uns três segundos, pouco mais, é o tempo de começar a gritar o gol.

COMO APONTAR ANTENA PARABÓLICA

SAIBA MAIS SOBRE KIT CARONA

TODOS OS FEEDS NOS SATÉLITES CAPTÁVEIS NO BRASIL.