Instalando o LNBF Banda KU na Antena Telada

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Tem muita gente por aí querendo captar o sinal da Banda KU mas ainda não o fez por que não tem e não quer comprar uma antena do tipo offset.

No entanto, como já abordamos aqui no GPS.Pezquiza.com, existem várias maneiras de se colocar um LNBF Banda KU numa antena telada ou focal point, que poderá sim, garantir um bom sinal para o seu sistema de tv digital.

A antena pode ser telada, ou seja, a antena é daquele tipo de tela vazada mais comumente cusada para Banda C, ou pode ser antena de chapa, toda fechada, para as quais se compra facilmente hastes para colocação de LNBF Banda KU específica para este tipo de antena “focal point”.

Antena Parabólica Telada Banda C é feita em grande parte com telas

Para a antena telada o melhor é usar o LNBF específico para Banda KU em antenas focal point, sim, ele existe, é feito comumente para se usar com antenas de chapa, mas funciona bem sim em antenas teladas se o satélite tiver sinal forte no local onde se quer fazer o apontamento da antena parabólica.

Este LNBF Banda KU para focal point custa em média 50 reais.

LNBF Banda KU específico para antenas focal point, de chapa, mas pode ser usado na telada.

Para se colocar este LNBF Banda KU focal point numa telada é necessário um adaptador especial, ou seja, um suporte de LNBF Banda KU com pescoço fino, que é o tipo do pescoço deste LNBF em questão, para que ele sirva na sua antena telada.

Para encontrar este suporte é simples, pesquisa no Google pelo Valdecir Adorno que é o rei do kit carona no Brasil que ele tem este adaptador para a sua antena.

Mas se você não quer comprar este LNBF mais específico para a antena focal point, pode sim usar um LNBF Banda KU para antenas offset, que são os LNBFs Banda KU que são mais comuns e usados para sinal Banda KU.

Qual é a principal diferença do LNBF Banda KU offset para o LNBF Banda KU focal point?

O tamanho da antena que eles são capazes de aproveitar, para simplificar, os LNBF Banda KU Offset poderá aproveitar em média até 1 metro de diametro de sua antena parabólica, ou seja, se você o instalar em uma antena de dois metros pode não adiantar nada, já que ele não vai “enxergar” ou “iluminar” toda a área da antena.

Já os LNBF Banda Ku focal point podem aproveitar cerca de 1,8 metros de diametro da antena parabbólica, o que vai acabar dando um melhor resultado final no seu apontamento com antenas do tipo focal point.

Vale ressaltar que os LNBF Banda KU offset vão funcionar melhor na antena focal point de chapa, mas nada impede que se teste ele na antena focal point telada.

Vale lembrar que o pessoal do site bandaku.com.br fez este teste e que ele ainda está publicado no site deles.

Outro tipo de LNBF que vale a pena lembrar é o LNBF misto, que trás num só corpo tanto o LNBF para Banda C quanto o LNBF para Banda KU, se encaixa perfeitamente no disco para Banda C da antena telada e capta os dois sinais ao mesmo tempo.

Por fim também relembramos que para se melhorar o sinal para a Banda KU na antena telada pode também ser feito fechamento de parte da antena telada para reforçar o sinal banda ku na antena telada.

Alguns fecham com chapa de plástico, de zinco, ou qualquer outro que tenha uma boa reflexão, lembrando que se os raios solares refletirem com muita força na antena e voltarem no LNBF pode haver o comprometimento do sinal, já que LNBF aquecido compromete o funcionamento do LNBF.

Por isto, se for fechar a sua antena, pinte a área fechada com uma tinta fosca que não filtre o sinal do satélite.

Antena Telada com meio corpo fechado de chapa

Com todos os elementos comentados aqui neste artigo queremos relembrar que vale a pena testar conjuntos diferentes de antena e LNBF para apontamento, mesmo que eles não tenham sido feitos originalmente para trabalhar em conjunto, afinal, grande parte de nossa diversão está nisto.

Até a próxima!

Agora que você leu todo o artigo, faz favor, clica no botão do Youtube aí ao lado para se inscrever em nosso canal >>>
_______________________


About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com