Captando o sinal banda C do StarOne2 numa antena offset para banda KU

Uma das maiores diversões existentes no mundo das antenas parabólicas para tv digital não é exatamente assistir aos canais que se consegue captar, isto, na verdade, é um bônus da brincadeira.

Para quem já está a algum tempo instalando antenas e mudando antenas de posição, a grande diversão está em fazer testes e captar sinais usando equipamentos diferentes e de formas inusitadas para captar o sinal dos satélites.

Apesar de não vermos muita discussão sobre o assunto, sempre tem a turma pioneira que investe em fazer seus testes e daí passar o resultado para o resto da galera que quiser se aventurar.

É como no caso da captação do sinal da Banda C em antenas parabólicas para banda KU do tipo offset.

Por estas antenas serem bem menores que as teladas, a impressão que se tem é de que não se consegue captar nada com um conjunto antena offset + lnbf banda C.

Mas os aventureiros estão aí para provar que não é bem assim.

A pouco mais de dois eu li no site do Colvero e ele é sempre lembrado quando se fala do assunto.

Colvero conseguiu captar o sinal da banda C analógica do StarOne C2 com uma antena de apenas 45cm de diâmetro, muito interessante, e que mostra que é sim possível se conseguir alguma coisa com um conjunto melhor.

Então no inicio do ano passado, no fórum do Vcfaz.net, o usuário crazyphantombr, inspirado na experiência do Colvero, usou uma antena de 90cm onde conseguiu melhores resultados para a captação da banda C do StarOne C2 numa antena banda ku offset de 90cm e lnbf banda c multiponto.

O que o crazyphantombr conseguiu foi também a captação do sinal analógico, e provavelmente não conseguiu captar o sinal digital pela falta do disco canônico que os europeus usam para captar banda C digital em antenas offset de 120cm e que é um acessório que não é vendido aqui no Brasil.

Disco Canônico para LNB Banda C

Pensemos na facilidade que é instalar uma antena banda KU em relação às antenas teladas e fica a pergunta, por que não se vende esse disco canônico para os lnbs banda C aqui no Brasil?

Por isto estamos tentando importar o tal disco canônico para banda C, e procuramos uma antena offset de 120cm para fazermos teste em vários satélites, esperamos poder publicar mais alguma coisa sobre o assunto em breve.

Se você também tem alguma experiência no assunto mande aqui para nós as informações que acha mais relevantes.

Fica a dica dos sites que citamos no artigo para saber mais informações sobre os testes feitos pelos colegas citados.

Agora que você leu todo o artigo, faz favor, clica no botão do Youtube aí ao lado para se inscrever em nosso canal >>>
_______________________

Antena offset do crazyphantombr com lnb Banda C


Tags:

About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com

Comments

  1. Fabio says:

    Olá, eu mesmo criei meu disco canonico, utilizando chapa de zinco, dezenhei no corel, imprimir, cortei a chapa, girei e criei um cone, foram 2, até encontrar o tamanho ideial, peguei o tamanho do original e criei o meu, porem como é apenas UM CONE nao tem os discos escalares por dentro. serviu perfeitamente subsitituiu esse da foto, utilizei uma antena de 1,20 off-se, da GE, utilizada e comercializada a 10 anos atras pela extinta directTV.
    coloquei 2 lnbf um da GReatek e outro generico, o greatec pegou muito bem, todos os canais analogicos e muitos canais digitais do satelis C2, foi o unico que testei, o 2º lnbf no gostei muito do resultado dos canais digitais, somente os analogicos que ficaram bons, usei um decoder anadigi da amplimatic, muito bom de recepção, porem nao tem bsuca cega, entao tive que digitar alguns canais na mao. vai a dica para quem quer tentar, primeiro use o LBNF KU para apontar a antena, deixe o maximo que conseguir, com a antena na posição troque o lnbf C, a posição dele em relação ao KU vai ser um pouco mais atras.