ANTENAS PARABÓLICAS SABOTANDO TV DIGITAL TERRESTRE???!!!

5216

Antes de mais nada eu quero agradecer à Roberta que enviou aqui para o GPS.Pezquiza.com a seguinte pergunta:

Oi Richard, como vai?

Inicialmente gostaria de agradecer pelos conteúdos compartilhados por vc e informações. São de grande importância e sempre bem explicado.
Vi essa notícia hoje e gostaria de ver seus comentários sobre isso:

Donos de antenas parabólicas sabotam TV digital no interior do Brasil (matéria publicada pelo site Notícias da TV)

Por sinal uma matéria muito interessante mesmo e tem alguns pontos ótimos de discussão aí sobre a agora rivalidade entre a tv digital captada via antena parabólica e a tv digital terrestre.

Na matéria citada acima escrita pelo Daniel Castro, ele cita cidades do interior do Nordeste que terão o apagão da tv analógica adiado em mais alguns meses por que o percentual de residências que tem que obrigatoriamente ter condições de captar a tv digital terrestre não será alcançado neste momento.

A saber, são 93% das residências no mínimo que devem ter condições de captar a tv digital terrestre, ou seja, ter a posse de um receptor de tv digital terrestre pelo menos ou de um aparelho de televisão que tenha receptor de tv digital terrestre incorporado.

Acredito que esta regra dos 93% foi amplamente debatida pelos órgãos competentes antes de ser adotada no entanto ela foi pensado como uma regra muito generalista para um país tão diverso e com dimensões tão grandes como o Brasil. A TV terrestre não atinge e não é tão diversificada de maneira igualitária para todo o território nacional e foi aí que esteve o problema detectado pela matéria sobre a sabotagem das antenas parabólicas contra a tv digital terrestre.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Se você teve a oportunidade de passear de carro pelo interior do Nordeste em áreas mais habitadas como as regiões de litoral e mesmo em áreas menos habitadas como o interior dos estados nordestinos, vai notar que a antena parabólica por lá reina absoluta.

À primeira vista, se fôssemos levar em consideração o título da matéria sobre a qual estamos falando poderíamos mesmo entender que a população nordestina estaria tramando um boicote contra a implementação da tv digital terrestre na região e estaria usando as antenas parabólicas para executar este plano maligno.

A realidade no entanto é bem outra, a tv terrestre não chega em opção suficiente e minimamente satisfatória para estas regiões enquanto ela é feita de forma analógica cujos custos de retransmissão já foram durante estas décadas em que a tv existe, bastante dissolvidos com uma grande quantidade de opções de equipamentos no mercado mundial.

Já no caso da tv digital terrestre cujo sistema adotado pelo Brasil é bem mais restrito em termos de equipamentos de retransmissão, o custo para as emissoras se adaptarem é alto o que excluiu ainda mais algumas regiões de serem atendidas por tv digital terrestre por uma maior quantidade de emissoras, imagina você instalando uma antena para tv digital terrestre para na sorte conseguir captar somente uma ou duas emissoras que realmente lhe interessam e na sorte mais umas duas que só estarão ali para dizer que tem.

É muito sofrimento.

Como é que este sofrimento vai rivalizar com a antena parabólica que a pessoa já tem instalada em casa, captando o sinal diretamente do satélite que está ofertando uma dezena de canais com sinal aberto ou mais, seja lá em transmissão analógica ou digital.

Sem contar que com a antena parabólica que a pessoa já tem ela já está captando muita coisa do interesse dela, uma parcela da população já está até captando a tv digital via satélite, sem precisar nesse momento comprar nenhum equipamento mais para tentar a sorte de captar o sinal da tv digital terrestre, me diz aí, pra que mesmo essa pessoa vai esquentar a cabeça dela com se adaptar à tv digital terrestre?

Diante desse cenário complicado para a tv digital terrestre em grande parte do território brasileiro eu até diria que quem está sabotando a tv digital terrestre é a própria tv digital terrestre e não os usuários de antenas parabólicas.

E a novidade da tv digital terrestre para grande parte dessa população é somente o fato de ela ser terrestre (e em muitos casos difícil de captar) pois o fato de ela ser digital já é uma realidade para esta população há anos, não é de agora.

Viva as antenas parabólicas democratizando o sinal da tv digital há anos, o jeito que tem é repensar essa obrigatoriedade de 93% de casas captando a tv digital terrestre nas regiões onde a antena parabólica reina.