A IMAGEM HD da TV DIGITAL TERRESTRE é melhor que o HD DO SATÉLITE?

3902

O Antonio da cidade de Araguaina enviou para o GPS.Pezquiza.com a seguinte pergunta sobre a qualidade de imagem HD entre a TV Digital Terrestre e a TV Via Satélite:

A imagem HD enviado para a TV Digital Terrestre é tão bom ou melhor que a imagem HD enviado pelo Satélite?

Excelente pergunta Antônio, obrigado por ter nos enviado esta sua dúvida, o meu e-mail pessoal é [email protected] e você também pode enviar a sua dúvida para ele.

Como sempre eu gosto de responder as perguntas primeiro de forma rápida e depois com a explicação, então a sua resposta é sim, a imagem HD da TV Digital Terrestre é melhor que a imagem HD da TV via Satélite em 90% dos casos, nos outros 10% é similar mas provavelmente você não estará captando na sua casa estes 10% de canais via satélite abertos que tem uma imagem HD com qualidade de imagem tão boa quanto na tv digital terrestre.

E não é só em relação à tv via satélite que a imagem HD da tv digital terrestre é melhor, também em relação à tv a cabo ocorre a mesma coisa.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

A explicação é bem simples, a culpa pela perda de qualidade em uma transmissão de vídeo é a taxa de compressão aplicada à imagem, quanto mais alta a taxa de compressão que se usa pior é a qualidade da imagem, no entanto, cabem mais canais ou transmissões naquela mesma frequência utilizada.

Como o mais comum é que se capte os canais da tv via satélite enviados pelas operadoras de tv por assinatura e estas precisam otimizar a quantidade de canais enviados por cada frequência que elas alugam nos satélites, o que elas fazem é aplicar uma compressão mais alta para caber mais canais numa só frequência, também conhecida como transponder.

No caso da TV Digital Terrestre, também cada frequência a que cada emissora tem permissão de operar pode ser usada para transmitir mais de um canal ao mesmo tempo mas o mais comum é que as emissoras que usam a tv digital terrestre enviem somente um canal naquela frequência à qual elas tem direito de transmitir, elas enviam um canal onde caberiam quatro ou até mais canais.

O resultado disto é que elas não tem preocupação com a compressão para economizar espaço na frequência digital terrestre a que tem direito e geralmente elas usam a melhor qualidade de imagem que a compressão da tv digital terrestre permite, sendo assim, a qualidade da imagem HD na tv digital terrestre é bem melhor pois não tem tanta compressão quanto a aplicada na tv via satélite.

E quanto aos canais no satélite que tem imagem HD tão boa quanto as emissoras de tv digital terrestre? Geralmente estes canais estão codificados pois são os que são transmitidos pelas emissoras pagas para as operadors de tv via satélite, então as operadoras pegam estes canais com excelente qualidade de imagem e aplicam uma maior compressão, o que deteriora a imagem, e enviam esta imagem com qualidade inferior à original para o cliente final, o assinante.

Mas como os assinantes geralmente só tem como comparação a imagem dos outros canais enviados pelas operadoras de tv via satélite, eles nem notam esta menor qualidade na imagem HD de suas operadoras contratadas.