TV BOX PIRATAS ATACADOS POR VIRUS PARA MINERAR CRIPTOMOEDAS

2728

Hoje a internet estava cheia de matérias sobre Smart TVs atacadas por vírus para minerar criptomoedas para hackers, fui dar um conferida nas matérias e vi que a vulnerabilidade estava nas Smart TVs com firmware feito com o sistema operacional Android TV, aí pensei, opa, peraí, sistema operacional Android… Android TV… Android TV Box… TV Box para tv pirata, será??? Vou verificar.

Pois é… é.

O negócio tá mesmo complexo quando se fala em conectar qualquer aparelho à internet por que a galera que entende de invadir sistemas pouco seguros para instalar programas que escravizam estes aparelhos para trabalhar para eles está cada dia mais esperta e mais ousada.

As Smart TVs tem um sistema teoricamente um pouco mais seguro pois recebem versões certificadas do Android TV onde são feitas poucas modificações para implementar o layout e aplicativos da marca que vai usar o Android TV em suas televisões, agora quando se trata dos TV Box que usam versões do Android sem certificação… Aí o negócio complica.

Quando se fala nessa nova onda de virus para minerar criptomoedas nenhum dispositivo conectado à internet está à salvo, mas o caso das TV Box merecem especial atenção.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Segundo o que eu consegui levantar de informação, infectar uma TV Box é fácil, o usuário pode até já ter comprado o aparelho contendo virus/malwares que permitam ao hacker invadir o aparelho uma vez que ele seja conectado à internet, instalar programas maliciosos neste TV Box para farejar (isso mesmo, farejar) a sua rede interna em busca de mais aparelhos que possam ser infectados com algum tipo de software malicioso.

Outra forma muito comum de se conseguir um vírus para tomar conta do seu TV Box é instalar algum aplicativo que contenha o vírus mas que é oferecido com uma função que esconda o real intuito do desenvolvedor do aplicativo, pode ser um jogo, pode ser um cliente de torrent, pode ser um media player pré-configurado para acessar conteúdo de entretenimento pirateado, nessa caso alguns hackers que mineram criptomoedas nos TV Box e outros aparelhos Android enxergam isto como uma forma de pagamento pelo serviço que disponibilizaram.

Mas a onda da infecção com virus mineradores teria tomado força com o site PirateBay, que funcinou como um teste para medir o quanto era fácil infectar certos sistemas operacionais para a mineração de moedas digitais, o PirateBay usou um script que forçava o computador de quem navegasse pelo site a minerar criptomoedas para o PirateBay, mas também enviava alguns dados importantes para o desenvolvedor do código malicioso.

Uma vez um aparelho que acessa a sua rede esteja infectado com um vírus deste, ele é capaz de identificar diversas informações importantes para que o hacker priorize quais aparelhos atacar primeiro na sua rede, entre estas informações está a marca, modelo e sistema operacional do aparelho conectado à rede, se ele tem uma segurança fraca que permita ser infectado mais facilmente e até quantas horas por dia o aparelho fica conectado à internet.

Esta parte da informação, por sinal, é a que mais interessa aos hackers quando eles decidem minerar criptomoedas nos TV Box piratas que estão aí de bobeira o dia todo conectados à internet, pois muita gente, mesmo quando não os está usando, deixa o aparelho ligado “sem fazer nada”. Prato cheio para os hackers que vão enchendo o cofrinho digital deles de grão em grão.

Só para constar o Bitcoin não está entre as moedas preferidas pelos hackers quando conseguem escravizar um dispositivo conectado à internet.

Sabe aquele seu TV Box que do nada esquenta demais, fica travando, dá uns erros esquisitos… Pois é… desconfie dele pois se nem as Smart TVs certificadas com Android TV mais fechado estão livres de minerar criptomoedas digitais para os hackers imagina os TV Box “configuradas para tv pirata”.