TV BOX E RECEPTORES DE TV PIRATA SÃO INVADIDOS POR HACKERS COMO DIZ A PROPAGANDA NA TV PAGA?

5011

Pelo jeito a propaganda com o intuito de amendrontar as pessoas em relação ao roubo de dados em aparelhos conectados à internet de suas casas se o usuário tiver um aparelho TV BOX ou Receptor de TV Pirata conectado à internet está surtindo efeito.

Na última semana recebemos quase uma dezena de e-mails perguntando sobre a realidade do que é dito nas propagandas e notei que a maioria destes contatos vinha de pessoas que ainda não tinham adquirido um aparelho de tv pirata para as suas casas mas que estavam considerando em fazer isto.

Aqui mesmo no GPS.Pezquiza.com há alguns meses eu já havia feito algumas matérias alertando para o perigo dos TV Box modificados de fábrica para funcionar como receptor de tv pirata via IPTV e também para os aparelhos Android que utilizavam firmware não licenciado pelo Google pois nestes aparelhos a chance é grande de que as pessoas que modificaram a instalação padrão do Android para se adequar a estes aparelhos também tenham instalado nestes aparelhos algum programa malicioso que as permitiria monitorar o tráfego de rede no local onde o aparelho for instalado.

Não há estatística específica sobre este tipo de atividade maliciosa em aparelhos do tipo TV Box no entanto quando falamos de aparelhos com uso do sistema operacional Android e também Windows que tem uma parcela maior que 80% de domínio do mercado, o que se aplica a uma certa categoria de aparelho nos deixa bastante preocupados sobre o fato de outros aparelhos que utilizam o mesmo sistema operacional também estejam sendo afetados.

Um bom exemplo é a seguinte matéria publicada aqui no GPS.Pezquiza.com, leia no link:

35 SMARTPHONES CHINESES QUE JÁ SAEM INFECTADOS POR VÍRUS DE FÁBRICA [CUIDADO]

E o fato de terem sido identificados estes 35 modelos de smartphones que já saem de fábrica contaminados por v´rus, muitos deles com capacidade de roubar dados e deixar o smartphone aberto para que um hacker veja tudo o que é feito nele não significa que o número de modelos de smartphones afetados pelo problema se limite a 35, com certeza é bem mais, mas a pesquisa se limitou a uma determinada quantidade de smartphones e conseguiu identificar entre eles estes 35.

Levando esse problema para o terreno dos TV Box, sabemos que o firmware usado em TV é praticamente o mesmo utilizado em smartphones e tablets, com leves modificados na interface de uso, ou seja, o programa que você instala em um smartphone Android é o mesmo que você consegue instalar em um tablet ou um TV Box Android, inclusive os mesmos firmwares que afetam aqueles 35 modelos de smartphones Android citados acima são compartilhados com alguns modelos de TV Box.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Por lógica é o mesmo que se dizer que sim, há muitos modelos de TV Box que já saem de fábrica contendo programas maliciosos (vírus e malwares) que permitem que se possam roubar dados no próprio aparelho bem como monitorar dados trafegando na rede interna do usuário, dados estes que estejam sendo produzidos por outros aparelhos ligados à rede do usuário do TV Box ou smartphone afetado.

Apesar de sabermos da alta possibilidade de vários modelos de TV Box estarem afetados pelo problema, ao falarmos em questão de lógica de roubo de informações mais sensíveis como senhas de banco, número de cartão de crédito e outras que permitam a movimentação de recursos financeiros do usuário de TV Box é mais credível acreditar que o perigo maior está nos smartphones do que nos TV Box, já que os aplicativos de movimentação financeira são instalados nos smartphones dos usuários e a quantidade de pessoas que tem a má ideia de instalar estes aplicativos em seus TV Box é pequena.

Se você tem a má ideia de instalar aplicativo de movimentação bancária, aplicativos de pagamento eletrônico como o Paypal ou mesmo de digitar os dados do seu cartão de crédito no seu aparelho TV Box, delete esta ideia, TV Box é para fins de recreação e este tipo de aplicativo e ação deve ser instalado e executado no seu aparelho móvel de uso pessoal e intransferível.

Roubar dados bancários de dispositivos conectados à internet é uma atividade que necessita na maioria dos casos ser realizada com o programa malicioso estando instalado no dispositivo que contém os aplicativos usados para a movimentação bancária, pois estes aplicativos vão capturar o que é digitado pelo usuário no teclado virtual do dispositivo bem como vão tirar prints das telas que estão sendo utilizadas pelo usuário e vão mandar estes dados para o criminoso que conseguiu afetar o aparelho com o vírus ou malware.

Isto não significa que ter um TV Box afetada com vírus ou malware não seja perigoso pois se ele puder captarar o seu tráfego de rede que venha de fontes não criptografadas então ele conseguirá roubar fotos, senhas de e-mail e redes sociais, conteúdos de e-mails e de mensagens trocadas em aplicativos de comunicação como o WhatsApp por exemplo, e eventualmente também poderá roubar os dados de cartão de crédito que possam ter sido digitados em algum outro aparelho conectado à rede que enviou estes dados de forma não criptografada para a internet.

Há também um grande problema que é conseguir identificar quando algum dado é roubado da sua rede e usado para alguma atividade ilícita, de que maneira este roubo foi efetuado já que os usuários de smartphones se movimentam muito durante o dia e utilizam diferentes redes Wifi que também podem estar afetadas por alguma aparelho com programa malicioso.

Até mesmo uma bobeada na hora de digitar a sua senha na rua pode ser a chance que um malandro que está de olho em você esperava para tomar acesso ao seu e-mail ou alguma rede social sua e te causar um bom prejuízo.

Você deve ficar esperto quanto ao uso dos TV Box para tv pirata e também dos receptores de tv piratas conectados à internet? Sim, da mesma maneira que você deve ser preocupar com o seu smartphone e seu computador pois há uma grande chance de você instalar, sem querer, um vírus nestes aparelhos que vão te deixar tão em perigo quanto os TV Box e Receptores para a tv pirata.

Por fim a propaganda da tv paga contra estes aparelhos para a TV pirata não está errada mas ela está exagerando bastante para colocar medo nos atuais usuários destes aparelhos e naqueles que estão pensando em comprar um aparelho do tipo.

O cuidado sempre deve ser seu, se você comprou um tv box ou receptor para tv pirata o certo é que você desconfie e não coloque seus dados em risco ao utliza-lo, nestes casos previnir é melhor que remediar.