TV ANALÓGICA NO SATÉLITE será DESLIGADA em breve e…

802

O Paulo Damasceno, leitor do GPS.Pezquiza.com, nos enviou o seguinte questionamento sobre o desligamento do sinal da tv analógica no satélite:

Bom dia Richard,

Preciso de sua ajuda para esclarecer uma dúvida com relação à recepção de sinal de tv pela antena parabólica telada.

É que utilizo em minha casa em 3 televisores e como sou leigo no assunto e fico ouvindo comentários no sentido de ter que trocar todos os meus receptores por receptores digitais a partir de julho deste ano que é a data prevista para o desligamento do sinal analógico, ocorre que já vi comerciais de tv anunciando parabólicas falando que para estas antenas nada mudará, e aí?

O que realmente acontecerá com as parabólicas?

O que terei ou não que comprar?

Aguardo retorno e desde já muito obrigado.

Olá Paulo, um abraço e muito obrigado pela sua pergunta pois esta é a dúvida também de milhões de brasileiros que tem antena telada apontada para o satélite StarOne C2 captando os canais analógicos neste satélite.

Uma curiosidade é que o satélite StarOne C2 é o no mundo todo o satélite que tem o maior número de canais transmitidos em sinal analógico, na realidade, além dele só existe mais um satélite no mundo transmitindo canais analógicos e este outro fica apontado para o território norte americano transmitindo apenas dois canais, um de compras e outro evangélico.

Muito bem, acredito que você tem estes três pontos de tv analógica via satélite em sua residência pois na região onde mora você não é atendido a contento com o sinal da tv terrestre.

Pode ser também que você ainda utilize televisores que não tem receptor de tv digital terrestre e neste caso ainda não está preparado para a tv digital terrestre, e pelo que também entendi, você não tem receptor de tv digital via satélite.

Vamos então separar os métodos de recepção de televisão para que você possa compreender melhor o que está acontecendo, falaremos primeiro da tv terrestre, seja ela digital ou analógica.

– A TV ANALÓGICA TERRESTRE, aquela que é transmitida por torres de retransmissão que ficam em solo em locais altos como morros e grandes torres para que possam atingir o maior número de antenas VHF e UHF possíveis, terá o sinal desligado de acordo com um calendário de desligamento feito pelas instituições competentes do governo federal. Ou seja, em breve não haverá mais TV ANALÓGICA TERRESTRE NO BRASIL em nenhuma cidade do território nacional.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– A TV ANALÓGICA TERRESTRE será desligada pois o governo federal vendeu o direito de usar a faixa de frequência VHF, o tipo de frequência em que estas transmissões analógicas são mais comumente recepcionadas em todo o Brasil, para que essa faixa de frequência VHF possa ser usada para outros tipos de sistemas de telecomunicações pelas operadoras de telefonia operantes no Brasil.

– A opção que terá então o espectador que utiliza o sinal da TV TERRESTRE será adquirir um RECEPTOR DE TV DIGITAL TERRESTRE se o aparelho de tv que ele possui em casa não tem o conversor de tv digital TERRESTRE embutido nele.

– A TV DIGITAL TERRESTRE é uma tecnologia de transmissão de tv terrestre recente no Brasil, mas que já está bem consolidada na maioria dos grandes centros urbanos do país, mais ainda restam muitos emissoras que precisam digitalizar o seu sinal terrestre.

– Quem tem em casa uma antena de captação de tv terrestre VHF precisa comprar uma antena de captação de tv terrestre UHF, além disto, precisa verificar se o seu aparelho de televisão pode captar o sinal da tv digital terrestre, se não puder a pessoa também precisa comprar um RECEPTOR DE TV DIGITAL TERRESTRE, também chamado de CONVERSOS DE TV DIGITAL TERRESTRE, apesar da diferença de nome é o mesmo aparelho.

– Quando o sinal da TV ANALÓGICA TERRESTRE for desligado se o espectador não tiver uma antena UHF e um RECEPTOR DE TV DIGITAL TERRESTRE, seja ele embutido na televisão ou um aparelho autonomo, ele não conseguirá assistir às transmissões de TV TERRESTRE.

Dito os pontos acima sobre o desligamento da TV Analógica Terrestre vamos então falar sobre a TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE:

– Enquanto a TV Terrestre é transmitida para a casa do espectador por torres instaladas em solo, a TV via satélite é transmitida por satélites que estão no espaço. A frequência que será desligada em solo e que é usada para transmitir a tv analógica terrestre é a VHF, a frequência utilizada pelos satélites no espaço para transmitir a TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE é a BANDA C.

– A transmissão de TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE não tem obrigação e nem previsão pelos órgãos federais que comandam as transmissões da tv no Brasil para que seja desligado.

– O Satélite StarOne C2, que transmite TV Analógica para o território nacioal foi lançado em 2008 e tem previsão de ser desligado em 2023, ou seja, até 2023 ele ainda terá capacidade para transmitir a TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE para o Brasil.

– Recentemente as marcas de equipamentos para a recepção da tv via satélite, Elsys e Century, publicaram comunicado afirmando que não há previsão de desligamento do sinal da TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE no Brasil. As marcas também ainda mantém a venda de equipamentos para a recepção de tv analógica via satélite no país.

– Ou seja, o cronograma de desligamento da TV ANALÓGICA TERRESTRE NÃO AFETA a continuidade do funcionamento da TV ANALÓGICA TERRESTRE no Brasil.

Desta maneira não há motivos para que você compre com urgência equipamentos para a recepção de TV DIGITAL VIA SATÉLITE, pois você ainda deverá ter o sinal da TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE em sua residencia por pelo menos mais cinco anos.

Se você deseja mesmo trocar os seus equipamentos por equipamentos da tv analógica via satélite por equipamentos para a tv digital via satélite, em breve iremos publicar algumas matérias falando sobre receptores, antenas e LNBs recomendáveis para a captação de tv digital via satélite.

Por fim vale reforçar que a TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE não será desligada em breve.