RECEPTORES DE SATÉLITE 4K ULTRA HD – Alguns modelos já existentes

2610

Recebi o pedido de um leitor para mostrar alguns modelos de receptores de satélite para a captação de canais em resolução 4K via satélite, como o leitor não quer ser identificado eu não colocarei nenhuma informação sobre ele aqui.

Sobre este assunto também publicamos um vídeo no canal GPSPezquizaOficial e você pode assistir a este vídeo aqui mesmo nesta página basta rolar a página até mais abaixo.

Como você sabe o mercado de receptores de satélite aqui no Brasil é bem limitado pois há a obrigação de se homologar o equipamento na Anatel para que ele possa ser usado e comercializado no Brasil e a Anatel não homologa receptores de satélite que possam ter seus firmwares modificados.

A situação é bem diferente na Europa onde não se persegue os receptores e sim a atividade ilegal que possa vir a se fazer usando um receptor modificado sendo que eles permitem diversos usos mais avançados que de ilegalidade nada tem.

De qualquer maneira é sempre bom deixar bem claro que estas informações que coloco aqui nesta matéria são pura e simplesmente informações para responder a um questionamento do leitor e que não há proibição nenhuma de publicar informações que informem questões técnicas de qualquer tipo de equipamento, o GPS.Pezquiza.com não publica informações que facilitem ou incentivem a pirataria da tv por assinatura.

Com esta matéria e com os modelos que vamos mostrar aqui também não estamos incentivando ninguém a importar estes receptores, você corre um sério risco de ter o seu receptor apreendido na aduana brasileiro se você o importar já que o equipamento não possui homologação para uso em nosso país.

E vamos então ao que interessa.

O mercado mais aquecido para receptores de tv via satélite 4K Ultra HD na Europa é o mercado da Alemanha onde já há boas opções de canais para serem sintonizados via satélite.

Desta feita acessei uma das principais lojas de equipamentos para recepção de tv via satélite da Alemanha para mostrar os modelos disponíveis lá.

São muitas opções de boas marcas de receptores, sendo que os preços oscilam entre 150 Euros e 600 Euros.

Para você ver todas as opções que estão na página da loja o melhor é você ver o vídeo que coloquei mais abaixo aqui nesta página.

Vou começar aqui pela opção mais escolhida pelos clientes da loja, que é um receptor da marca Dreambox, que mais que uma marca, é um mito no mercado de receptores para tv via satélite.

O modelo é o DreamBox DM900, olha só as características principais dele:

Dreambox DM900 UHD 4K E2 Linux PVR Dual Sat Receiver Black without HDD

Technical specifications:

– Dual Core 12K DMIPS CPU – (bom poder de processamento)

– MPEG-2 / H.264 decoder / H.265 decoder UHD (compressões nativas com as quais ele trabalha, incluindo o H.265 para o 4K)

– 3 inch color LCD display (Dispplay LCD de 3 polegadas para informações de alta qualidade gráfica na frente do receptor)

– 8GB Flash (MMC)

– 2 GB of RAM (memory)

– 1 x Plug & Play Tuner for Dual DVB-S2 or Dual DVB-C / T2 (H265) (um slot para tuner mas o tuner é capaz de captar dois canais ao mesmo tempo, um assistindo e o outro gravando, no caso do tuner para tv via satélite ele é duplo DVB-S2, já o que é para TV via cabo faz dupla com TV Digital Terrestre padrão europeu de segunda geração, DVB-T2).

– Internal 2.5 “inch hard drive capability (tem gaveta para se colocar um HDD de notebook e usar a função PVR gravando para dentro deste HDD ou mesmo passar conteúdo digital para dentro desta HDD através da conexão RJ45 de rede).

– Dreambox Linux OS Enigma2 (firmware Enigma 2 em Linux)

– Programs Unlimited (pode fazer quantas programações para gravação que o usuário desejar).

– HbbTV Yes (é uma rede de informações que é mostrada na tela da televisão quando se está vendo alguma programação, é uma versão muito melhorada do Ginga da tv digital brasileira).

– PVR Function Yes, prepared

– On-screen display language Multilingual

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– Pay-TV Connectivity SmartCard Reader (CA) (leitor de cartão de acesso das operadoras, mas na maioria dos casos não é funcional).

– 1x Smartcard slot

– 1x Common Interface CI

– SD card reader (leitor de cartão SD)

– 3D-ready

– DiSEqC 1.0 / 1.1 / 1.2 and USALS (Rotor Control) (controle de chaves diseqc e motor diseqc)

– Unicable capable

– 1x HDMI 2.0 out (saída HDMI 2.0 que suporta enviar vídeo em qualidade Ultra HD)

– 1x HDMI 1.4a in (entrada de vídeo via HDMI para se ligar um outro equipamento nesta Dreambox DM900).

– 1x Digital audio output S / PDIF

– 1x RJ 45 jack (LAN) 100 / 1000Mbits (suporte à rede de 1 Gigabit para dar conta de movimentar arquivos muito pesados na rede, já que vídeos em 4K geram arquivos com dezenas de gigas de tamanho).

– USB 3.0

Power switch

Measurements: 270x187x60 mm

Como você pode ver na especificação aí é um receptor muito bacana essa Dreambox DM900 e o preço de venda dele gira em torno de 300 Euros, pouco mais que R$ 1.000.

Vamos então falar de um outro receptor de satélite 4K que também é top e que tem o preço de quase o dobro desta Dreambox.

VU+ Ultimo 4K PVR ready Linux Receiver UHD 2160p

Pra começar ao comprar ele você pode escolher até 3 tuners diferentes, o que aumenta o preço dele, mas você também pode adquirir qualquer dos tuners depois.

As opções tem, entre outras:

– 1x DVB-S2 FBC Twin Tuner (usa um slot só mas é capaz de captar 8 canais via satélite de transponders diferentes ao mesmo tempo através do padrão FBC, esse é o que vem de fábrica no receptor)

– 1x DVB-S2 Tuner single (custa 29 euros, é o mesmo tipo de anterior mas só capta um canal, é single).

– 1x DVB-C/T2 Dual Tuner (custa 59 euros e capta tv via cabo e tv digital terrestre padrão europeu ao mesmo tempo).

e diversas outras combinações de tuner mais.

Veja mais especificações dele:

– Very fast changeover times
– WebKit Browser
– Chromium OS
– Dual HD Transcoding
– HbbTV
– HDMI 2.0 output
– HDMI 2.0 input (padrão do HDMI de entrada e de saída é 2.0)
– Gigabit LAN
– DualBand WiFi (2.4 / 5 GHz) (rede via cabo é gigabit e também tem Wifi)
– Wake on Wireless LAN (WoWL) (mesmo que o receptor esteja desligado você consegue acessar vários funções nele via rede, como enviar arquivo ou controla-lo via web interface, o receptor irá ligar automaticamente ao detectar uma requisição via rede).
– Bluetooth 4.0 for e.g. Bluetooth soundbars or headphones (conexão sem fio via bluethoot para fones de ouvido e outros acessórios).
– 4 “TFT LCD display – MiniTV
– 2x tuner slot * for e.g. DVB-S2 / DVB-C * Full-band capture (FBC) tuner
– 1x tuner slot for e.g. DVB-S2 / DVB-C / T2 single or dual tuner
– USB 3.0
– ARM CPU (4x 1500 MHz / 20,000 DMIPS) (processador quadcore)
– EMMC flash memory
– HEVC / H.265 video decoding
– Suitable for internal 2.5 “and 3.5” hard disks (suporta HDD de notebook e também de padrão pc desktop).
– External 12 V power supply

O preço desse brinquedo aí, que como vocês viram tem diversas funções superiores à Dreambox DM 900 é de 549 Euros, quase R$ 2.000.

Como eu disse, importar um destes receptores é um risco grande de ter o aparelho apreendido ou mesmo taxado pois o tamanho e peso deles é grande.

E aí, gostou? Veja o vídeo para saber de outras opções de receptores de satélite 4K Ultra HD.